Basquetebol

02 junho 2023, 18h38

Antevisão

Equipa reunida

Benfica enfrenta o Sporting, domingo, 4 de junho, às 19h00, no Pavilhão Fidelidade, no jogo 1 da final do play-off da Liga Betclic. Norberto Alves quer encarar cada desafio como se de apenas um jogo se tratasse, e Makram Ben Romdhane promete dar tudo para vencer.

É com foco somente no primeiro jogo que o Benfica vai entrar em campo. Quem o diz é Norberto Alves, que considera que "é um erro" abordar esta final como "se fosse uma série", e explicou essa sua visão: "Tem de ser jogo a jogo. Já neste jogo temos de cumprir o nosso plano estratégico. É uma final, tem muito a ver com as questões emocionais também, com o controlo emocional. A nossa equipa é uma equipa experiente, mas é uma final e vai ser, naturalmente, difícil."

Sobre o Sporting, o adversário nesta final, o técnico diz esperar uma equipa muito confiante: "Vem motivado. Na meia-final acabou por ultrapassar o FC Porto, com muita facilidade, e isso traz confiança, como é natural."

Numa análise ao jogo mais físico dos leões, Norberto Alves considerou que tal "é mérito deles", assim como "do seu treinador e da sua equipa técnica", mas que as águias têm é de olhar para si mesmas, e argumentou o motivo: "Nós somos o melhor ataque da Liga. Em relação ao Sporting, também consentimos menos pontos nos jogos efetuados, ou seja, defendemos bem. Por isso, é focar no que sabemos fazer e sermos muito coletivos. Se fizermos isso, será mais fácil, para nós – dentro da dificuldade que vai ser, como é normal – poder vencer já o primeiro jogo."

Antevisão

Ouça Norberto Alves

Nesta temporada, as duas equipas já se encontraram, não só em desafios a contar para o Campeonato, como também para a Taça de Portugal, na partida que marcou a última derrota leonina. O treinador campeão nacional diz que "nunca há jogos iguais" e que "não é por aí" que o Benfica vai "entrar".

Ainda assim, numa lógica de estudo do adversário, a equipa olhou para esses jogos "para perceber" o que há "a explorar" e ver onde os leões "são fortes".

Juntando isto tudo, Norberto Alves considera que será "uma final muito equilibrada", em que os verdes e brancos "estão num excelente momento de forma", mas não são os únicos: "Nós também estamos", disse.

Jogar em casa no primeiro jogo é algo que pode ser vantajoso para o Benfica: "Dentro aquilo que é a nossa história, é mais fácil ganharmos juntos. Temos a perspetiva de que todos somos uma equipa. Vamos precisar muito dos nossos adeptos e sabemos que vamos ter o apoio dos Benfiquistas."

Antevisão

Bilhetes para o jogo

Ver mais

Também Makram Ben Romdhane lançou este jogo 1 da final do play-off da Liga Betclic, uma fase para o qual a equipa trabalhou "arduamente durante toda a época" para chegar, com a expectativa de "defender" o título.

O extremo/poste recordou as dificuldades que o Benfica passou ao longo da temporada para estar presente nesta final: "Sofremos muito para estar aqui, com muitos altos e baixos ao longo da temporada, agora são as finais. Estamos preparados física e mentalmente. Tivemos uma boa semana. Estamos focados a 100%, e não esquecemos a energia que entregámos ao jogo. Sofremos com as derrotas e com algumas lesões, agora temos de estamos preparados. Com muito esforço. É tempo de mostrar quem somos."

À imagem do seu treinador, também Makram Ben Romdhane diz que o jogo da Taça de Portugal já lá vai. "No Benfica temos de pensar só em nós", considerou antes de dar a sua receita para sucesso: "Sabemos que tipo de jogo temos de fazer, um basquetebol de defesa apertada. Sabemos que na Taça de Portugal há mais pressão, porque quando perdes estás fora da prova. Eu prefiro o Campeonato à Taça. No Campeonato lutas pelo objetivo durante 10 meses, enquanto na Taça são apenas umas semanas. O mais importante para os adeptos é sermos campeões. Podem ser 3, 4 ou 5 jogos. Ninguém sabe, mas a nossa equipa vai pensar jogo a jogo."

Antevisão

Por fim, o basquetebolista tunisino destacou o fator casa, fruto do 1.º lugar obtido na fase regular, pelo qual as águias lutaram "desde o início da época".

Este facto, que possibilita fazer os dois primeiros jogos na Luz numa eliminatória à melhor de 5, é considerado uma "vantagem", tendo em conta a "fadiga de toda a época", e Makram Ben Romdhane explica: "Podemos ter alguns momentos em que estamos mais em baixo durante o jogo e precisamos dos nossos adeptos para nos levantarem e darem-nos energia. Prometemos que vamos dar tudo para vencer."

Texto: João André Silva
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol