Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol Formação
08 junho 2023, 14h00
Luís Castro
Luís Castro integrou o Sport Lisboa e Benfica na época 2019/2020 para treinar a equipa de Sub-23, assumindo também a liderança da equipa participante na UEFA Youth League. Nestes três anos e meio, conduziu o SL Benfica a duas finais da UEFA Youth League, tendo conquistado a competição em 2021/22. Na sequência desse troféu venceu ainda a primeira Taça Intercontinental de Sub-20.
![]()
Além dos resultados desportivos, Luís Castro participou no desenvolvimento de jovens talentos do projeto de formação do SL Benfica, tanto nos Sub-23 como na Equipa B, patamares fulcrais na transição para o futebol profissional. António Silva, Gonçalo Ramos, Morato, Samuel Soares, André Gomes e João Neves são alguns exemplos de jovens que, entretanto, chegaram à equipa principal do Clube.
O Sport Lisboa e Benfica agradece a Luís Castro todo o empenho e profissionalismo, desejando-lhe os maiores sucessos pessoais e profissionais.
Em entrevista à BTV, Luís Castro fez a avaliação do trabalho realizado ao longo de três anos e meio.
"É um balanço muito positivo, treinei alguns dos melhores jogadores do mundo. Nesta época o Benfica foi campeão nacional, ganhou o 38... Entre Campeonato, Champions e Taça da Liga, tem nove jogadores utilizados que foram treinados por mim nestas três épocas e meia. E ainda tem o André [Gomes], que não foi utilizado, mas fez parte do plantel. São 10 jogadores. Esse era o objetivo principal desde que entrei, não há medalha melhor. E depois também uma Youth Legue e uma Intercontinental Sub-20. Nas provas que me foram pedidas para vencer, falhei uma", afirmou o treinador.
A última temporada (2022/23), nomeadamente o desempenho da equipa B do Benfica na Liga 2, mereceu um olhar retrospetivo.
"Os anos de alteração e de remodelação do plantel são mais difíceis em termos de classificação. O Benfica já teve outros anos assim. Já sabia que ia ser um ano complicado. Depois, é um bocado contraditório... Quanto melhor fazes o teu trabalho de potenciação de jogadores, mais complicas o teu trabalho em termos competitivos. Se fazes um bom trabalho em termos de potenciação, aparecem os Antónios, os Neves, os Cheres a passar para o patamar de cima. É ótimo, porque alcanças o primeiro objetivo, mas em termos competitivos ficamos mais frágeis. Cresci muito, estou muito orgulhoso dos jogadores que tive. A três jornadas do fim, felizmente, conseguimos a manutenção. Sabíamos que era uma época complicada, mas todos os objetivos foram alcançados", rematou.
Texto: Redação
Fotos: SL Benfica e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024







