Futebol Formação

08 junho 2023, 14h00

Luís Castro

Luís Castro

O Sport Lisboa e Benfica e Luís Castro chegaram a acordo para a cessação do contrato que ligou as duas partes desde novembro de 2019.

Luís Castro integrou o Sport Lisboa e Benfica na época 2019/2020 para treinar a equipa de Sub-23, assumindo também a liderança da equipa participante na UEFA Youth League. Nestes três anos e meio, conduziu o SL Benfica a duas finais da UEFA Youth League, tendo conquistado a competição em 2021/22. Na sequência desse troféu venceu ainda a primeira Taça Intercontinental de Sub-20.

Luís Castro

Além dos resultados desportivos, Luís Castro participou no desenvolvimento de jovens talentos do projeto de formação do SL Benfica, tanto nos Sub-23 como na Equipa B, patamares fulcrais na transição para o futebol profissional. António Silva, Gonçalo Ramos, Morato, Samuel Soares, André Gomes e João Neves são alguns exemplos de jovens que, entretanto, chegaram à equipa principal do Clube.

O Sport Lisboa e Benfica agradece a Luís Castro todo o empenho e profissionalismo, desejando-lhe os maiores sucessos pessoais e profissionais.

Em entrevista à BTV, Luís Castro fez a avaliação do trabalho realizado ao longo de três anos e meio.

"É um balanço muito positivo, treinei alguns dos melhores jogadores do mundo. Nesta época o Benfica foi campeão nacional, ganhou o 38... Entre Campeonato, Champions e Taça da Liga, tem nove jogadores utilizados que foram treinados por mim nestas três épocas e meia. E ainda tem o André [Gomes], que não foi utilizado, mas fez parte do plantel. São 10 jogadores. Esse era o objetivo principal desde que entrei, não há medalha melhor. E depois também uma Youth Legue e uma Intercontinental Sub-20. Nas provas que me foram pedidas para vencer, falhei uma", afirmou o treinador.

A última temporada (2022/23), nomeadamente o desempenho da equipa B do Benfica na Liga 2, mereceu um olhar retrospetivo.

"Os anos de alteração e de remodelação do plantel são mais difíceis em termos de classificação. O Benfica já teve outros anos assim. Já sabia que ia ser um ano complicado. Depois, é um bocado contraditório... Quanto melhor fazes o teu trabalho de potenciação de jogadores, mais complicas o teu trabalho em termos competitivos. Se fazes um bom trabalho em termos de potenciação, aparecem os Antónios, os Neves, os Cheres a passar para o patamar de cima. É ótimo, porque alcanças o primeiro objetivo, mas em termos competitivos ficamos mais frágeis. Cresci muito, estou muito orgulhoso dos jogadores que tive. A três jornadas do fim, felizmente, conseguimos a manutenção. Sabíamos que era uma época complicada, mas todos os objetivos foram alcançados", rematou.

ENTREVISTA COMPLETA

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas