Reportagem

09 junho 2023, 12h21

Pelas Casas Benfica - Arganil

Casa Benfica Arganil reabriu portas com nova imagem

REPORTAGEM BTV

O cheiro a porco no espeto anima ainda mais o dia! A reabertura da Casa Benfica Arganil, uma das históricas embaixadas do Clube, trouxe momentos de festa aos Benfiquistas da região.

Distinguida Casa do Ano em 2001, a embaixada foi "reerguida" graças ao labor de vários elementos que formaram uma comissão para reinstalação da mesma. À medida que se aproximava o grande dia, o número de horas de trabalho aumentou. Muitas vezes, só depois das 2h00 é que este grupo de Benfiquistas conseguia repousar, com o dever cumprido.

Vice-presidente do Clube, Domingos Almeida Lima não faltou à inauguração e enalteceu o esforço efetuado. "A Casa Benfica Arganil já foi a maior Casa Benfica do mundo. Agora, o espaço está mais reduzido, mas muito bonito, à dimensão da ambição dos dirigentes desta Casa. Ao reabrirem, de forma sustentada, começam uma nova caminhada, para que, dentro de dois, três, ou quatro anos, possam voltar a ser a Casa Benfica do ano", afirma o dirigente, à reportagem da BTV, mais concretamente ao programa "Pelas Casas do Benfica".

Pelas Casas Benfica - Arganil

No exterior, ninguém fica indiferente à águia Vitória, multiplicando-se as fotografias! Há muitos jovens, sinal do entusiasmo gerado. À luz dos estatutos, resta que sejam retomadas atividades desportivas e culturais. "É uma questão de se verem as possibilidades. O conselho que dou é que solidifiquem, com racionalidade, a nova vivência da Casa, e, a curto prazo, vejam qual a melhor opção", refere Domingos Almeida Lima.

Atletismo, basquetebol ou andebol são as sugestões do vereador do Desporto da CM Arganil, Luís Almeida. "Esta Casa, que no próximo ano fará 25 anos, é um local importante para o encontro dos adeptos benfiquistas e é mais uma porta aberta para a comunidade em torno do desporto", sublinha, satisfeito pela expectável dinâmica criada em Arganil.

Pelas Casas do Benfica - Arganil

Jorge Jacinto, diretor do departamento das Casas Benfica, faz votos para que a embaixada n.º 119 volte a ser Casa do Ano.

"Esta Casa foi uma grande referência para todos. O encontro mundial de Casas Benfica foi feito aqui e o Benfica tem dado muita força a esta Casa, de forma especial, porque todos compreendemos que esta Casa tinha de reabrir rapidamente. Hoje vivemos um dia muito importante", admite Jorge Jacinto.

Com os serviços do Clube instalados, urge que a Casa seja uma "referência" em Arganil. "Que neste novo espaço as crianças possam viver a sua atividade física e desportiva, como no passado", vinca o diretor do departamento.

Pelas Casas Benfica - Arganil

Por falar nos mais novos, entre os Benfiquistas há quem exiba, com orgulho, uma camisola de Gonçalo Ramos. Pelo contributo dado para a reabertura, bem como pelas boas notas na escola, o presente foi enviado pelo avançado encarnado, jogador preferido deste jovem adepto, que ambiciona ser presidente da Casa.

Primeiro responsável pela embaixada, Ramiro Jorge assiste com muita emoção ao momento. "Fomos a Casa do Ano em 2001. Tínhamos uma dinâmica muito grande, com cerca de 1200 sócios e vários eventos organizados", recorda.

Pelas Casas Benfica - Arganil

No presente, a fasquia não é tão elevada. "Se conseguirmos chegar aos 300/350 associados seria magnífico", responde Fernando Covas, membro da Comissão de reabertura da Casa. "Agora, com a nova implementação dos cartões, os Sócios vão ter benefícios nas Casas e no Benfica. Vamos tentar cativar o maior número possível de Sócios", ambiciona.

Reconhecido pelo trabalho empreendido, Jorge Jacinto dirige-se aos elementos da comissão: "Esta Casa foi integralmente feita por eles e culminou com esta decoração, que dá nova roupagem às Casas. No pós-pandemia fez-se um enorme esforço pela reabertura, e estas instalações, as primeiras, foram a solução para reabrir a Casa. Felizmente, a Casa tem um enorme património, que serve de base ao que vivemos hoje."

Pelas Casas Benfica - Arganil

Glória do futsal encarnado, André Lima, cuja esposa é de Arganil, onde também tem habitação, pôde igualmente confraternizar com os adeptos.

"Sei que esta foi uma das melhores Casas, e estão a recomeçar. A Casa tem de chamar os Sócios, e depois os Sócios fazem a Casa. É uma Casa pequena, mas acolhedora, e vão viver-se aqui muitos momentos de paixão", sentencia o ex-futsalista e antigo treinador do Clube, que guiou as águias ao título europeu na modalidade em 2010.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas