Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol Iniciação
O CFT de Faro abriu as portas para dar a conhecer, em reportagem, como se começa a formar jovens craques.
09 junho 2023, 12h31
Foto de família do CFT de Faro
Foi o projeto-piloto dos Centros de Formação e Treino do Benfica, está em ação há vários anos e tem tido, nas palavras do responsável do CFT de Faro, Miguel Fernandes, "bastante sucesso".
Com três equipas em funcionamento – Infantis, Benjamins A e Benjamins B – que acolhem 45 jovens jogadores, e integrado na área de Iniciação do Futebol de Formação do Clube, o CFT de Faro colocou em prática um modus operandi que parece simples, mas que dá muito trabalho, como explica Miguel Fernandes: "O nosso grande objetivo é tentar recrutar o máximo de jogadores com potencial, para os tentar rentabilizar, no sentido de se tornarem melhores pessoas e profissionais."
Ora, o trabalho de identificar "os melhores jogadores do Algarve", e ainda aqueles que têm uma "ligação a Beja", fica a cargo do responsável Zona Sul (departamento de prospeção), Cláudio Fernandes. "No fundo, é descobrir os talentos desta região e trazer aqueles que achamos que fazem sentido para o Sport Lisboa e Benfica, neste caso para o CFT de Faro", revela.
Cláudio Fernandes detalha como tudo se processa: "O Benfica tem de ter os melhores jogadores, e, para termos as melhores equipas, temos de ter esses mesmos jogadores. Nesse sentido, articulamos um plantel, em que identificamos quem são os melhores jogadores, os que são mais talentosos. O nosso objetivo, em Sub-12, é transitar os melhores jogadores, e, obviamente, essa decisão é tomada com a avaliação em conjunto com a estrutura central."
Foi esse tipo de prospeção que levou Gonçalo Ramos, João Neves e Diogo Gonçalves a integrar estas equipas há uns anos. Os três agora campeões nacionais tinham, na altura, características diferenciadas para alcançar patamares de elite. "Eram miúdos extremamente competitivos, abnegados na forma como se entregavam ao jogo, ao treino, à relação que tinham com os colegas e com os treinadores", recorda o responsável do CFT de Faro, Miguel Fernandes.
Todo o processo de treino é seguido pela "metodologia que o Benfica envia, utilizada por todos os CFT e em Lisboa". Quem o diz é o treinador dos Infantis, Fábio Félix.
Este CFT foi bastante importante para o futebol jovem na região Sul, como explica Helena Mourinho. "O Algarve é muito esquecido, e então o CFT proporciona aos miúdos treinarem aqui", realça.
Sendo que o objetivo de todos os jovens jogadores que se treinam em todos os CFT é transitarem para o Seixal, nada melhor do que ter alguém que já vivenciou essa experiência.
Leandro Pimenta fez parte das primeiras equipas a usufruírem do agora Benfica Campus e é hoje, além de jogador do Ferreiras, treinador dos Benjamins A do CFT de Faro. "A maioria deles, mal soube quem era o treinador, foi pesquisar. É sempre importante ter um treinador que passou pela casa, que chegou à equipa principal, pois acaba por ser um exemplo para eles. Tento passar isso, passar os valores do Benfica e ajudá-los no que conseguir", conta o jogador que fez parte dos quadros do Clube desde 2006 a 2013.
Sendo um projeto do universo encarnado, o apoio das Casas Benfica tem sido decisivo para o sucesso. Atualmente, é a Casa Benfica Albufeira a auxiliar o CFT de Faro. "Nós temos apenas a parte da inscrição, toda a parte burocrática. Os miúdos estão inscritos e são jogadores da Casa Benfica. O nosso apoio é mais administrativo, porque tudo o resto é do Sport Lisboa e Benfica", esmiúça Fernando Silva, vice-presidente da Casa Benfica Albufeira.
E, como também é fundamental receber informação de quem está do outro lado, Ana Silva, mãe de um dos jovens craques que treinam no CFT de Faro, transmite a sua opinião: "Tenho reparado que o Lourenço tem evoluído bastante. É muito responsável no que toca a vir para os treinos, gosta de preparar as suas coisas. Estou a gostar muito e, acima de tudo, ele está a gostar muito de estar aqui."
Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024