Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol Iniciação
Reportagem da BTV deu a conhecer o dia a dia do Centro de Formação e Treino de Vila Real.
16 junho 2023, 10h00
Jovens jogadores do CFT Vila Real em ação
Replicando a Metodologia de Trabalho da estrutura central da Formação do Benfica, este CFT tem como missão detetar e potenciar jovens talentos dos distritos de Vila Real e Bragança, tendo começado, recentemente, esse mesmo trabalho no interior do distrito do Porto.
"Temos duas equipas em competição, uma de Sub-12 e outra de Sub-11, além de uma rede de scouting a trabalhar na região. Observamos potenciais talentos ao fim de semana e, consoante a avaliação, eles passam a integrar a nossas atividades. Queremos formar atletas que possam representar o Benfica ao mais alto nível, não descurando o desenvolvimento dos jogadores enquanto pessoas", explicou Amílcar Ferreira, coordenador do CFT de Vila Real.
O projeto também alberga equipas nos escalões de Benjamins e Traquinas, cujo trabalho é ligeiramente diferente do realizado nos Infantis. "O nosso trabalho é a base de jogos e não há classificações. O que importa é que todos tenham minutos e evoluam favoravelmente. Podem ganhar ou perder por dez, mas isso não faz diferença", revela Diogo Sousa, treinador dos Benjamins.
Responsável pelo desenvolvimento dos Infantis, Rui Freitas destaca a responsabilidade e exigência de trabalhar com jovens que querem fintar o isolamento da região e prosseguir a sua trajetória no Benfica Campus, sonhando, desde muito cedo, com o dia em que possam representar a equipa principal do Clube nos grandes palcos. "Temos todas as condições para trabalhar. O grupo tem um potencial elevado, temos de fazer os possíveis para o rentabilizar e a casa-mãe o poder aproveitar. Isso dá-nos a responsabilidade de manter os níveis de exigência. Apesar da tenra idade e dos poucos anos de futebol que têm, sabem onde querem chegar. São muito competitivos e empenhados", disse.
Classificando o CFT de Vila Real como "diferenciador" ao nível da qualidade, Cândido Machado, presidente do Sport Vila Real e Benfica, garantiu que tudo fará para continuar a apoiar incondicionalmente o projeto. "A marca Benfica é muito forte e somos o clube com mais adeptos em Trás-os-Montes, à semelhança do que acontece em todo o país. Este projeto é muito importante e um motivo de orgulho para a região. Queremos continuar a engrandecer o CFT", sublinhou.
Entrevistados pela BTV, os pais dos jovens aspirantes a craques deram conta dos obstáculos e dos sacrifícios dos atletas para alimentarem um sonho pintado a encarnado, revelando que a felicidade destes em treinarem de águia ao peito também se reflete nos estudos e no comportamento de forma positiva. Um casamento perfeito para lá do Marão.
Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 16 de junho de 2023