Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futsal Feminino
Com o Hexacampeonato conquistado, a ala de 22 anos aponta já a mira a 2023/24, com o sonho europeu bem presente.
26 junho 2023, 10h00
5.º título de Fifó
Regressou à Luz no início da época, após um ano em Itália, em representação do Città di Falconara, e fechou a época com chave de ouro, ou seja, mais uma vez, fundamental na conquista do título do Benfica, o qual foi o 6.º seguido, o 5.º em que participou.
Numa entrevista ao programa Protagonista, na BTV, a jogadora de 22 anos sublinhou a justiça deste Hexacampeonato, sem, no entanto, deixar de destacar a qualidade do adversário.
"Poderíamos ter fechado a final com a vitória em três jogos, mas, nesse jogo, de facto, fomos muito ineficazes e acabámos por perder. Mas é importante reconhecer que o Nun'Álvares tem uma grande equipa, composta por muitas jogadoras da seleção, como nós, e disputou este campeonato até ao fim. Foi uma conquista difícil, muito valorizada pela forma como os jogos decorreram, mas ficou demonstrado que temos a melhor equipa, temos o melhor plantel. E fomos para jogo 4 com essa responsabilidade, mas também com a motivação de o demonstrar."
Além da festa do título, o jogo 4 da final do play-off da Liga Feminina Placard ficou marcado por um golo do outro mundo de Fifó, que a própria fez questão de descrever. "Tomei a decisão de rematar ainda antes de receber a bola da Inês. Vi que a guarda-redes estava adiantada, porque ela costuma estar uns passos à frente da baliza, e percebi que tinha ali uma nova oportunidade para conseguir o golo. E, assim que a bola chegou até mim, não hesitei. Rematei com a intenção de fazer o golo. Felizmente que, desta vez, resultou."
O tento da ala teve o condão de "mudar a partida", pois recolocou a igualdade no marcador. "Foi um golo que mudou o jogo, porque estávamos a perder, e disse-nos, a todas, que o jogo não ia ser igual ao anterior, disputado em Fafe, onde perdemos, mas desaproveitámos imensas oportunidades de marcar. Aquele golo foi o clique de que precisávamos."
"Foi uma conquista difícil, muito valorizada pela forma como os jogos decorreram, mas ficou demonstrado que temos a melhor equipa, temos o melhor plantel"
Fifó
AS IDEIAS DE ALEX PINTO
As conquistas do Benfica, durante a temporada, ganham uma relevância ainda maior quando recuamos, na linha do tempo, até meio da época, quando foi tomada a decisão de mudar de treinador, saindo Pedro Estrela e entrando, para o seu lugar, Alex Pinto. Novas ideias que se juntaram a velhas dinâmicas.
"Foi uma alteração, e isso provoca sempre mudança, e é sempre uma incógnita, saber como as coisas vão correr. Mas o novo treinador chegou e aproveitou muito do que estava feito, até porque nós jogamos juntas há muito tempo, e isso tem de ser uma vantagem para a equipa, e foi acrescentando algumas das suas ideias, o que nos ajudou ainda a melhorar mais. No entanto, não é um processo que esteja acabado, e é por isso que digo que temos ainda margem para crescer e tornarmo-nos ainda melhores, porque, com o tempo, a identificação entre treinador e jogadoras será mais aperfeiçoada. A nossa equipa tem um potencial incrível de crescimento, individual e coletivo", reconheceu Fifó.
O SONHO DA CHAMPIONS
Depois de uma temporada que terminou com uma avalancha de troféus conquistados – Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça –, ainda assim, a perda da única taça, que escapou na final a esta faminta equipa do Benfica é sentida com amargura e até revolta interior.
"A Liga dos Campeões, mesmo que sendo uma prova oficiosa, escapou-nos mais uma vez. É algo que todas temos o sonho de conquistar, estivemos perto, neste ano, mas cometemos erros que nos tiraram essa possibilidade. Mas vamos voltar e sempre com a mesma intenção, que é a de ganhar esse troféu. Todas temos a esperança de que a UEFA, mais tarde ou mais cedo, organize esta competição, porque quero muito ganhá-la, principalmente tendo ao meu lado algumas jogadoras do Benfica que merecem tanto ou mais do que eu essa conquista. A Ana Catarina, a Inês e a Sara são jogadoras que perseguem esse objetivo há mais tempo do que nós, as mais novas, e seria lindo que conseguíssemos conquistar esse troféu todas juntas. Vai ter de acontecer, temos qualidade para o conseguir, e para o Clube seria também magnífico. Além de que os nossos adeptos também esperam por essa conquista há muito tempo, porque confiam em nós para ganhar a Champions", confessou.
"A Liga dos Campeões, mesmo que sendo uma prova oficiosa, escapou-nos mais uma vez. Estivemos perto, neste ano, mas cometemos erros que nos tiraram essa possibilidade. Mas vamos voltar e sempre com a mesma intenção, que é a de ganhar esse troféu"
Mas não é apenas no Benfica que falta uma conquista internacional. Também ao serviço da seleção nacional portuguesa tem faltado uma pontinha de sorte para sair do "quase".
"Eu acredito que vamos conseguir, e espero estar no próximo Europeu. Portugal merece esse título. Somos uma das maiores potências do futsal feminino, mas não queremos ficar por finais perdidas. Merecemos e queremos mais. A nossa liga está cada vez mais competitiva, e isso ajuda-nos a chegar a estas competições mais preparadas para o desafio de as conquistar. É algo que as jogadoras querem muito, e acredito muito que vamos chegar lá. Esteve quase, no último Europeu, e saímos frustradas, mas convencidas de que é possível sermos campeãs da Europa", frisou.
ADEPTOS INCOMPARÁVEIS
A massa benfiquista que segue todas as equipas do Clube um pouco para todo o mundo mereceu palavras de reconhecimento de Fifó.
"Um agradecimento muito especial aos nossos adeptos. Em casa ou fora, eles estão sempre lá. No nosso pavilhão, têm sido incríveis, e há cinco ou seis anos seria impossível pensar em ter tanta gente a acompanhar a nossa equipa. Somos uma das equipas do Benfica que levam mais adeptos aos pavilhões, e isso é um reflexo do interesse que o nosso jogo, a nossa qualidade, suscita nos adeptos. Mas, em todos os jogos, levamos esses adeptos no coração e temos por eles uma gratidão imensa. E, claro, isso é motivador para nós e para as outras equipas, está a fazer o futsal evoluir", rematou.
Texto: José Marinho
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 27 de junho de 2023