Futebol feminino

30 junho 2023, 12h43

Troféu da UEFA Champions League feminina

O troféu da Liga dos Campeões feminina

O Benfica vai iniciar a sua caminhada na UEFA Champions League feminina 2023/24 frente ao Cliftonville Ladies, da Irlanda do Norte, no dia 6 de setembro, determinou o sorteio realizado nesta sexta-feira, 30 de junho, em Nyon.

As tricampeãs nacionais enfrentam as campeãs norte-irlandesas na meia-final da 1.ª eliminatória, que será disputada a uma só mão, em local ainda por definir.

Ganhando esta partida, o Benfica defrontará o vencedor do BIIK Shymkent (Cazaquistão)-SFK Riga (Letónia) em novo jogo único, na rota de apuramento para a 2.ª eliminatória de acesso à fase de grupos, que, então, será discutida a duas mãos.

A 1.ª eliminatória da Liga dos Campeões feminina é uma das duas antes da fase de grupos com 16 equipas, que se inicia em novembro. Esta fase é dividida em dois caminhos: o Caminho dos Campeões e o Caminho das Ligas. Em ambos, a 1.ª eliminatória consistirá em duas fases, cada uma com um só jogo: meias-finais (6 de setembro) e finais/jogo de atribuição do terceiro lugar (9 de setembro). Os vencedores de cada final (11 no Caminho dos Campeões, quatro no Caminho das Ligas) avançam para a 2.ª eliminatória, cujos jogos estão marcados para outubro.

Luís Batista

Na reação ao resultado do sorteio, Luís Batista, team manager da equipa feminina de futebol, abordou o encontro frente ao Cliftonville Ladies e traçou os objetivos do Benfica para a edição 2023/24 da prova.

"Vamos jogar contra uma equipa que participa pela primeira vez na Liga dos Campeões e que ainda é uma incógnita. Esta pré-temporada é atípica pela realização do Campeonato do Mundo e ainda vamos ter a meia-final da Supertaça antes de encontrar este adversário, que enquadramos num perfil físico e de futebol direto. Queremos passar esta eliminatória, e o objetivo será sempre chegar à fase de grupos. Alcançando essa fase, o objetivo é fazer mais do que foi feito na próxima época e, quiçá, lutar pelo acesso à ronda seguinte", revelou, em declarações à BTV.

No mesmo dia em que foi anunciada a contratação de Marie Alidou, Luís Batista garantiu que o Benfica está a trabalhar para ter uma equipa à altura dos desafios futuros.

"Confiamos plenamente nos reforços que a seu tempo serão divulgados e pensamos, sempre, no misto de experiência e juventude da equipa. Pode-se dizer que a aposta será mais direcionada para jogadoras estrangeiras com grande conhecimento da nossa Liga, embora sejam jogadoras com conhecimento de outras ligas internacionais e da Liga dos Campeões", concluiu.

Texto: Redação
Fotos: UEFA
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas