Futebol Iniciação

30 junho 2023, 13h48

Jogadores do CFT de Braga

Jovens craques do CFT de Braga em ação

REPORTAGEM BTV

Instalado na União das Freguesias de Arnoso e Sezures, o Centro de Formação e Treino de Braga representa o primeiro passo do sonho dos jovens minhotos (e não só) de pisar o relvado do Estádio da Luz e jogar na Liga dos Campeões de águia ao peito. Gonçalo Ramos, António Silva e João Neves, que escalaram desde os CFT do Benfica até abraçarem a fama a nível nacional e internacional, são exemplos a seguir.

Os três jogadores da equipa principal do Glorioso funcionam como referência do projeto e são trunfos de um processo de recrutamento que se quer forte e ágil para bater a forte concorrência existente na zona.

"Trabalhamos com os distritos de Braga, Viana de Castelo e Porto e a concorrência é forte. Mas, quando ouvem falar do Benfica, os pais já sabem o que vale o Clube na formação e olham-nos com entusiasmo. Temos de ser rápidos na deteção de talentos e na decisão de os contratar", explica João Araújo, responsável pela prospeção, à BTV.

Jogador sob observação de um dos treinadores do CFT de Braga

O trabalho desse departamento é facilitado pelo filão de talento minhoto, reconhecido por quem tem a responsabilidade de moldar os jovens aspirantes a craques.

"A zona de recrutamento facilita-nos o trabalho, porque sempre foi pródiga em bons jogadores. Depois, cabe-nos proporcionar aos jogadores o contexto competitivo correto. Jogamos contra adversários de faixas etárias superiores. É um contexto difícil, mas traz mais-valias e qualidade. Os nossos atletas são muito jovens, mas já trabalham num nível muito alto, seja em treino ou nas competições nacionais e internacionais que disputamos", explica João Sampaio, treinador dos Infantis.

Os integrantes das equipas de Infantis e Benjamins treinam e jogam com o foco direcionado para uma futura mudança para o Benfica Campus, e a gestão de expectativas é parte integrante do trabalho da estrutura do Centro de Formação e Treino de Braga.

"As expectativas são sempre enormes, mais ainda quando entram num quadro competitivo como o do Benfica. É normal, e a experiência adquirida ao longo do tempo permitiu-nos fazer uma boa gestão das expectativas dos atletas e dos pais. O trabalho é exigente e todos percebem a dimensão e grandeza do Clube", afirmou Nuno Forte, responsável deste CFT. Esta ideia é reforçada por João Sampaio: "A eventual mudança para o Seixal é uma temática abordada de forma natural. Existem momentos de alguma ansiedade no final do percurso, mas, mesmo se as coisas não correrem como o esperado, os atletas reagem bem e continuam a dedicar-se. É um sinal de que lhes demos as ferramentas certas."

Jogador do CFT de Braga

Fora das quatro linhas, os pais acompanham a evolução das crianças com a bola no pé e alimentam os seus sonhos, sem esquecer a importância do sucesso escolar.

"Em casa, o nosso lema é: 'máxima liberdade, máxima responsabilidade'. O foco na escola é importante e, quando se fecha essa porta, abre-se a do futebol. Temos de pensar nisto passo a passo", revela Ricardo Nunes, atual guarda-redes do Varzim, que acompanha o trajeto do seu filho, um dos jovens... avançados a trabalhar no CFT de Braga.

Fábrica dos sonhos dos jovens minhotos, o projeto foi, também, uma lufada de ar fresco para a União de Freguesias de Arnoso e Sezures, como explica o presidente António Amaral: "Este projeto é muito importante para a freguesia. Tínhamos uma equipa amadora a jogar neste espaço, mas esta deixou de existir durante a pandemia. Termos cá o Benfica é extremamente atrativo, porque, ao fim de semana, esta zona é muito frequentada por pais e familiares dos jogadores."

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas