Voleibol feminino

24 julho 2023, 15h17

Alice Clemente

Alice Clemente (n.º 9)

A Seleção Nacional feminina Sub-22 de voleibol apurou-se pela primeira vez para a fase final do Campeonato da Europa 2024 no domingo, 23 de julho, após vencer a Ucrânia por 2-3, no Pavilhão Multiusos de Paredes. As benfiquistas Alice Clemente, Marisa Pardal, Mariana Garcez, Margarida Guerreiro e Joana Garcez fizeram parte do elenco, e as primeiras duas cotaram-se com melhores marcadoras do jogo.

Decisivas no ataque português, Alice Clemente e Marisa Pardal mostraram credenciais desde o 1.º set da partida. Com o resultado em 22-23, Marisa Pardal colocou Portugal a um ponto do fecho (22-24), mas a formação ucraniana voltou a pontuar, igualando (24-24). Desatado o nó, coube à capitã Alice Clemente selar o triunfo luso: 24-26.

O bom entendimento da distribuidora Matilde Mouta com as atacantes, sobretudo as benfiquistas, não permitiu veleidades às ucranianas e Portugal selou o 2.º set com um esclarecedor 18-25.

Nos parciais seguintes, o 3.º e 4.º sets, a Ucrânia dominou as ações ofensivas e, com triunfos por 25-21 e 26-24, empatou a contenda a 2-2, forçando a negra.

No derradeiro set, Alice Clemente ajudou a equipa a colocar Portugal novamente na rota da vitória, com serviços diretos e um ataque certeiro. Porém, as ucranianas conseguiram empatar (14-14), trazendo mais emoção aos momentos finais da partida, que terminou com a vitória lusa, por 18-20 (2-3 no jogo).

Equipa Portugal Sub-22

Com três triunfos em outros tantos jogos, a equipa das Quinas assegurou o 1.º lugar da classificação do grupo A de qualificação para o Campeonato da Europa e a histórica presença na fase final, que se realiza em Itália, nos meses de junho e julho de 2024.

As voleibolistas do Benfica Alice Clemente e Marisa Pardal, com 30 e 27 pontos, respetivamente, foram as melhores pontuadoras do encontro.

Texto: Redação
Fotos: Federação Portuguesa de Voleibol
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas