Atletismo

04 agosto 2023, 17h09

Décio Andrade

Décio Andrade

Décio Andrade conquistou a medalha de prata nesta sexta-feira, 4 de agosto, ao terminar em 2.º lugar no lançamento do martelo nos Jogos Mundiais Universitários, em Chengdu, na China. É a segunda medalha ganha por benfiquistas na competição – depois da prata de Eliana Bandeira – e a sexta da comitiva portuguesa.

Após garantir a passagem à final com uma marca de 70,14 metros, 5.º melhor registo das eliminatórias, o atleta encarnado entrou bem na derradeira etapa, com um primeiro lançamento que o colocou no pódio.

As três tentativas seguintes não foram tão bem sucedidas e o português perdeu terreno para as posições cimeiras, mas, nos últimos dois arremessos, melhorou a sua distância consecutivamente, alcançando o 2.º lugar com um lançamento de 73,43 metros, sendo apenas superado pelos 73,63 metros do chinês Qi Wang (o polaco Dawid Pilat fechou o pódio com 72,27 metros).

"Comecei bem, tentei arriscar um pouco mais, mas estava instável tecnicamente. Felizmente, o professor Vitos Zabumba ajudou-me muito a ter mais confiança nos aspetos técnicos e consegui fazer um bom último lançamento", revelou o benfiquista, em declarações prestadas à Federação Portuguesa de Atletismo.

Décio Andrade admitiu ainda que tinha esperança de alcançar o ouro, mas mostrou-se satisfeito com o resultado: "Sentia que hoje podia ter chegado aos 75 metros, mas estou contente. Confesso que, quando vi o martelo aterrar, estava na dúvida se tinha conseguido o primeiro lugar, mas não. Foi o segundo, o que me deixa muito feliz, até porque esta era uma prova que eu encarava como muito importante e que me deixou muito boas indicações para a próxima época."

Texto: Redação
Fotos: FADU Portugal
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas