Futebol

10 agosto 2023, 18h00

Trubin com o Presidente Rui Costa

Trubin com o Presidente Rui Costa

Trubin já veste o Manto Sagrado

DECLARAÇÕES À BTV

O guarda-redes Trubin, de 22 anos, é reforço da equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica. O internacional ucraniano chega ao Clube proveniente do Shakhtar Donetsk e rubrica um contrato válido por cinco temporadas, até 2028.

Nas primeiras declarações de águia ao peito, Trubin explicou que a grandeza do Clube foi determinante para assinar. "Na minha opinião, o Benfica é um dos melhores clubes da Europa. É por isso que estou aqui. Estou mesmo feliz por estar aqui", disse, à BTV.

Determinado em "fazer felizes" os adeptos, a ambição do guardião passa por "ganhar todos os jogos". No Benfica, Trubin está preparado para lutar pelo lugar na baliza e promete trabalhar ao lado dos restantes guarda-redes, que merecem elogios.

"São todos bons guarda-redes. Estamos num grande Clube. Para mim, é uma oportunidade para me mostrar, desenvolver-me no dia a dia, acrescentar ao Clube, e quem estiver melhor vai jogar", analisou, o guarda-redes que já sabe algumas palavras "simples" na língua portuguesa, tendo em conta que foi orientado por Paulo Fonseca e Luís Castro.

Trubin

O PERCURSO DO NOVO GUARDA-REDES DO GLORIOSO

Trubin deu os primeiros passos no futebol no Azovstal-2 Mariupol e, em 2014, entrou na academia do Shakhtar Donetsk. Pouco tempo depois do salto para um dos gigantes do futebol ucraniano, o jovem guarda-redes, então com 13 anos, foi obrigado a mudar-se para Kiev à conta do conflito armado no Donbass entre as tropas ucranianas e os separatistas apoiados pela Rússia.

Longe de Donetsk, cidade onde nunca teve a oportunidade de atuar devido ao conflito que ainda hoje grassa em solo ucraniano, Trubin deu nas vistas nas camadas jovens do Shakhtar e, em 2018/19, Paulo Fonseca, o então treinador dos mineiros, decidiu dar uma oportunidade ao guarda-redes que tinha defendido a baliza do clube, na campanha da UEFA Youth League. Com apenas 17 anos, Trubin estreou-se na equipa principal do Shakhtar a 26 de maio de 2019, na vitória por 4-0 sobre o Mariupol, na casa emprestada de Kharkiv.

Na época seguinte (2019/20), já sob o comando de Luís Castro, o guarda-redes foi utilizado em sete jogos e ganhou rodagem para o seu ano de afirmação. Rendendo o histórico Pyatov, Trubin foi escolhido como o titular da baliza do campeão ucraniano para 2020/21 e protagonizou uma estreia em cheio na Liga dos Campeões: fez parte da equipa que somou uma vitória histórica frente ao Real Madrid (2-3), no Estádio Alfredo Di Stéfano, casa dos merengues durante as obras de requalificação do Santiago Bernabéu.

Trubin

Em 2020/21, o recém-chegado Roberto De Zerbi optou por alternar Trubin e Pyatov na baliza e, apesar de só ter marcado presença em 18 jogos, o agora reforço do Benfica conquistou o primeiro de dois prémios de Melhor Guarda Redes do campeonato da Ucrânia. O segundo foi na temporada transata (2022/2023), onde o jogador somou 38 jogos com o estatuto de titularíssimo para o treinador Igor Jovicevic, num campeonato marcado por diversas restrições motivadas pela invasão da Rússia à Ucrânia. Nesta mesma época, o guardião conquistou o derradeiro dos três títulos de campeão ucraniano que tem no currículo.

No passado verão, Trubin representou os Sub-21 da Ucrânia no Campeonato da Europa da categoria e foi uma das figuras de uma excelente campanha que só terminou nas meias-finais. O guarda-redes foi um dos "reforços" à disposição do selecionador Ruslan Rotan vindos da seleção principal, pela qual já soma sete internacionalizações. A primeira delas foi-lhe proporcionada por Andriy Shevchenko, que não hesitou em dar a titularidade ao jogador, à época com 19 anos, no duelo frente ao Cazaquistão, válido para o apuramento rumo ao Mundial 2022.

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 27 de maio de 2024

Patrocinadores principais do Futebol