Futebol Formação

18 agosto 2023, 19h29

Luís Araújo

Luís Araújo

ENTREVISTA BTV

Com estreia marcada ao leme dos Sub-19 para este sábado, 19 de agosto, ante o Estoril, em jogo referente à 2.ª jornada da Série Sul da 1.ª fase do Campeonato Nacional, Luís Araújo abordou a pré-temporada e o modelo seguido pelos encarnados nos escalões jovens.

Em entrevista à BTV, o treinador, que ingressou no Clube no ano em que nasceu o Benfica Campus (2006), e é um dos principais rostos do sucesso do futebol de formação do Sport Lisboa e Benfica, refere que pretende contribuir para o crescimento dos atletas.

Luís Araújo

HONRA POR TRABALHAR NO CLUBE

"Trabalhar no SL Benfica é sempre uma honra e um desafio constante, individual e profissionalmente. Como Benfiquista tenho muito prazer em ser treinador. O grupo já vem junto há muito tempo, foi campeão nacional de Juvenis na época passada, e é dar seguimento ao bom trabalho da equipa."

MOTIVAÇÃO PARA AJUDAR OS JOVENS

"Conheço muito bem o modelo de desenvolvimento de jogadores que o Benfica preconiza, com o qual me identifico muito. Acho que tenho correspondido nos últimos anos a este tipo de modelo. O facto de trabalhar há tantos anos com jovens, a minha capacidade para identificar e ajudar jovens nestas idades, faz com que consiga aportar-lhes algo. Sinto-me muito bem a trabalhar com jovens. É mais um ano, mais um desafio e estou muito motivado para ajudar estes jovens a atingirem os seus sonhos."

Luís Araújo

ESPÍRITO COLETIVO DESTACADO

"São muito trabalhadores e têm um espírito de equipa muito grande. Coletivamente, são muito unidos, algo que se tem identificado nas últimas épocas. Entram num contexto muito próximo do profissional. Há que gerir expectativas, porque individualmente os jogadores têm o seu tempo para chegarem ao patamar que ambicionam. Parece que o passo é muito pequeno para todos e o tempo que cada um tem é diferenciado. Há que ter capacidade para lhes transmitir tranquilidade e tentar adequar as suas necessidades individuais ao que lhes falta para darem o salto. Acredito que este grupo tem vários jogadores que possam fazê-lo e estamos aqui para ajudar."

MODELO DE LIGAÇÃO ENTRE ESCALÕES É BEM-SUCEDIDO

"Há um processo em que os jogadores não estão fixos em nenhum plantel, competem nas três equipas (B, Sub-23 e Juniores), têm de estar preparados para o estímulo semanal, com as abordagens entre os treinadores, sobre o melhor contexto de treino e competição para o seu desenvolvimento. Têm de estar preparados para corresponder, mas já é um hábito no seu desenvolvimento e um modelo muito sustentado no Clube. É uma normalidade, é o nosso modelo de desenvolvimento, que tem dado muitos frutos."

Benfica

GANHAR COM ADN BENFICA

"Espero um jogo difícil, porque tradicionalmente o Estoril é uma equipa que tenta lutar para chegar à fase de apuramento de campeão. Individual e coletivamente é um jogo frente a uma equipa que nos vai provocar problemas. Mas isso também é um bom desafio para mostrámos e avaliarmos em que momento da nossa preparação estamos. É natural que os níveis de ansiedade apareçam para a equipa do Benfica, tendo em conta que é o primeiro jogo, para o Estoril não tanto, pois já disputou uma jornada. Penso que vai ser um jogo equilibrado, muito disputado, mas, com os indicadores da qualidade do trabalho que estes jogadores têm vindo a desenvolver, estamos muito confiantes de que podemos juntar uma boa exibição a uma boa vitória. É assim que gostamos de estar na competição. Ajudar os jogadores a crescerem individualmente, a mostrarem bom futebol, um futebol positivo, de ataque, sem deixar o adversário jogar. E que no fim se avalie com uma vitória, pois é esse o ADN do Benfica."

RECONHECIMENTO DE ANTIGO JOGADORES

"Felizmente há muitos jogadores [da formação do Benfica] que conseguiram chegar lá [a um patamar elevado], portanto, não posso dizer que mantenho contacto com todos, pois não é verdade. Mas, naturalmente, com muitos, ainda vamos falando, e vamo-nos encontrando por esses campos e por essas cidades, quer em Portugal, quer no estrangeiro, muitas vezes quando viajamos com o Benfica. Eles estão muito ligados ao Clube, e, muitas vezes, têm o prazer de nos visitar, o que me dá muita satisfação. Porque, enquanto treinador de formação, esses são os meus títulos. É a maior felicidade. É isso que nos realiza. Ganhar títulos é sempre importante, porque faz parte de trabalhar do Benfica. Mas conseguir ver que os jogadores alcançaram os seus objetivos, atingirem o patamar do futebol profissional, e que contribuímos, nem que seja com apenas um bocadinho para isso, é a nossa valorização. Costumo dizer que esses são os meus troféus, e, quando, ainda por cima, os próprios jogadores reconhecem isso, e, felizmente, normalmente todos reconhecem, é muito gratificante."

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas