Futebol

24 agosto 2023, 14h56

Jogadores do Benfica a festejar o primeiro golo diante do Estrela da Amadora na ronda anterior

Fujimoto é o melhor marcador do Gil Vicente na Liga Betclic, com dois golos

O Benfica visita neste sábado, 26 de agosto, o Gil Vicente, na 3.ª jornada da Liga Betclic. Ambas as equipas somam três pontos na competição e vão enfrentar-se pela 50.ª vez na história.

No somatório desses jogos, a superioridade das águias é evidente: 36 vitórias e sete empates. Na temporada transata (2022/23) o Benfica venceu por 0-2 no Estádio Cidade de Barcelos, com golos marcados por Chiquinho e Grimaldo.

Aursnes

Olhando para os dados estatísticos da Liga Betclic, o Benfica é uma das duas equipas que mais rematam na competição, somando 40 disparos, com 35% deles a seguirem na direção das balizas rivais. O Gil Vicente fica-se pelos 19, mas com uma boa taxa de eficácia: tem o segundo melhor ataque do Campeonato com seis golos em dois jogos.

O balanceamento ofensivo das águias também é ilustrado pelo número de toques na bola no interior das áreas adversárias: a equipa comandada por Roger Schmidt contabiliza 59 contra apenas 17 do próximo oponente.

Rafa (Benfica) e Fujimoto (Gil Vicente) são os melhores marcadores das respetivas equipas, com dois golos cada um.

Rafa

Revelando capacidade de adaptação aos vários momentos do jogo, o Benfica lidera os rankings da Liga Betclic nos dribles (89 com 46,1% de sucesso) e nos passes (1107 com 85,8% de eficácia).

Com 1002 passes tentados nas duas jornadas já disputadas, o Gil Vicente mostra ser uma equipa talhada para a posse de bola, algo ilustrado pelo melhor registo de passes por minuto de posse de bola do Campeonato: 16,2.

António Silva

A nível defensivo, as duas equipas revelam altos índices de eficácia nos duelos. Os encarnados são a equipa do Campeonato com a melhor percentagem nesse capítulo (67,4% ganhos), enquanto os minhotos, com 61,2% vencidos, surgem no 3.º lugar entre as 18 equipas que disputam a competição.

O Benfica tem aliado a capacidade física à leitura de jogo, sendo a equipa com mais interceções (97), enquanto os gilistas se ficam pelas 67.

Tengstedt

No triunfo (2-0) diante do Estrela da Amadora, Roger Schmidt lançou um onze formado por Samuel Soares, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, João Neves, Kökcü, Di María, João Mário, Rafa e Arthur Cabral, avançado que disputou o primeiro jogo de águia ao peito.

Por seu lado, Vítor Campelos, treinador do Gil Vicente, apostou num 4x2x3x1 com Andrew, Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes, Leonardo Buta, Mory Gbane, Pedro Tiba, Maxime Dominguez, Fujimoto, Marlon Douglas e Baturina, na derrota averbada no estádio do Vitória SC (2-1).

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica e Gil Vicente FC
Última atualização: 6 de janeiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas