Canoagem

26 agosto 2023, 11h45

Fernando Pimenta

Fernando Pimenta com a medalha de ouro

DECLARAÇÕES À BTV

Esta medalha de ouro foi arrancada à campeão! Com um desempenho estrondoso na manhã deste sábado, 26 de agosto, Fernando Pimenta, canoísta do Benfica, venceu a final de K1 1000 metros no Campeonato do Mundo de Velocidade que decorre em Duisburgo, na Alemanha.

Na pista 4, o campeão português dominou a prova e alcançou o título mundial na distância pela terceira vez (2018, 2021 e 2023) ao percorrer os 1000 metros em 3:27,7 minutos, à frente do húngaro Ádám Varga (3:28,1 minutos) e do alemão Jakob Thordsen (3:28,3 minutos). Com este resultado, Fernando Pimenta assegurou o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 na categoria.

"Sou um dos três canoístas a ter três ou mais títulos mundiais nesta categoria, acabámos de fazer história, mais uma vez", reagiu Pimenta, à RTP, ainda ofegante pelo esforço despendido, mas de sorriso largo e esfuziante.

"Estou numa das melhores formas de sempre. Como diz o meu treinador, 'velhos são os trapos'. Trabalhei imenso, acreditámos, eu e o meu treinador tivemos reuniões diárias para ele me explicar o que eu estava a fazer e o que eu tinha de fazer, e depois houve uma grande luta comigo para perder peso, consegui baixar praticamente dois quilos neste último mês, e eu sabia que isto ia fazer toda a diferença. Todos os gramas contam", pormenorizou.

Fernando Pimenta

"Foi uma prova muito dura, muito disputada do início ao fim. Conseguimos cumprir a estratégia definida pelo meu treinador [Hélio Lucas], fizemos uma excelente regata do início ao fim, liderando praticamente em todos os setores. Consegui impor-me e fazer uma excelente regata", analisou Fernando Pimenta, já em declarações à BTV.

"Receber a parabenização do nosso Presidente é sempre importante. Não me posso esquecer que tem sido uma pessoa bastante presente nas mossas modalidades, não apenas no futebol, que é o grande destaque do Clube. Tem sido um presidente muito presente, que nos apoia tantos nas boas fases como nas fases menos boas, tem sempre uma palavra de carinho e conforto, isso é muito importante. Tenho de estar grato por tudo", realçou o campeão.

"Mesmo antes da largada, estava ali um português com a camisola do Benfica e gritou bem alto que Portugal e os Benfiquistas estavam comigo", partilhou, também, um "muito feliz" Fernando Pimenta.

Texto: Redação
Fotos: Federação Portuguesa de Canoagem
Última atualização: 26 de agosto de 2023