Futebol

01 setembro 2023, 14h24

Roger Schmidt

Roger Schmidt

ANTEVISÃO

Motivação máxima do grupo de trabalho que comanda foi o que o técnico Roger Schmidt garantiu na antevisão ao encontro entre o Benfica e o Vitória SC, referente à 4.ª jornada da Liga Betclic, agendado para as 20h30 de sábado, 2 de setembro, no Estádio da Luz.

Jogar bem e vencer são os propósitos apontados pelo treinador no regresso das águias à Catedral. Roger Schmidt, perante os jornalistas, lembrou que espera um "jogo difícil" frente ao 1.º classificado da Liga Betclic.

No último dia da janela de transferências de verão, o mercado foi tema que o técnico alemão também abordou, revelando ainda uma previsão em torno de um dos reforços para a temporada: Gonçalo Guedes.

Roger Schmidt

Quais são os principais objetivos para o jogo frente ao Vitória SC?

É sempre importante vencer antes da pausa para as seleções. Jogar bem, pois temos de viver com este jogo durante duas semanas. Sabemos que jogamos frente ao 1.º classificado do Campeonato, que venceu os três jogos, isso mostra que está em boa forma. Tem alguns novos jogadores, um novo treinador e diferentes abordagens. Espero um jogo difícil, mas treinámos muito bem durante a semana, a equipa está em boa forma, estamos muito motivados. Será o nosso segundo jogo em casa, depois do jogo com o Estrela, em que jogámos bem. Mas foi um desafio, porque não aproveitámos as nossas oportunidades no início. É importante estar pronto para jogar desde o início à procura dos golos, evitar os contra-ataques, marcar no momento certo, senão o jogo torna-se ainda mais difícil. Se isso acontecer, temos de manter o foco e a concentração. Estamos preparados para tudo amanhã [sábado, 2 de setembro], espero um adversário muito bom, mas queremos mostrar, mais uma vez, como gostamos de jogar no nosso Estádio.

Roger Schmidt

É tempo para jogar Trubin? Ou a baliza continuará entregue a Samuel Soares?

Nunca anuncio o onze inicial e decisões desse tipo. Dei a Trubin algumas semanas para se habituar a tudo, obter a confiança e a conexão com os colegas de equipa, o que na minha opinião é muito importante. Depois do jogo com o Boavista decidi fazer uma mudança na baliza, na minha opinião Samuel Soares demonstra que está pronto para jogar pelo Benfica. Tem estado bem. Agora, temos uma situação na baliza, onde há uma nova energia. Trubin também tem muita qualidade, tem a experiência de jogar na Liga dos Campeões e com diferença de poucos dias entre os jogos. Procuro sempre o momento certo para os jogadores atuarem. Não só nos guarda-redes, como nos outros jogadores que chegam. Às vezes, as ligações são muito rápidas, e conseguem colocar em prática nos treinos o que pretendemos que façam em termos táticos no campo. Às vezes precisam de mais algum tempo. Estas transferências são sempre de longo termo, contratamos estes jogadores porque estamos convencidos, por isso, assinam contratos de quatro, cinco ou seis anos. O início é sempre especial e depende do tipo de jogador e situação na equipa. Mas é um guarda-redes muito bom, acreditamos nele, agora a situação na baliza está 100% clara.

Roger Schmidt

"É importante estar pronto para jogar desde o início à procura dos golos, evitar os contra-ataques, marcar no momento certo, senão o jogo torna-se ainda mais difícil"

Roger Schmidt

Gonçalo Guedes regressou ao Benfica. Quando estará pronto para jogar? O que pode trazer à equipa?

Espero que regresse muito em breve. Está muito motivado, treina no duro todos os dias, três vezes por dia com o técnico de reabilitação. Veio no último inverno e, mesmo com os problemas físicos que teve, as lesões, mostrou-nos sempre que é um jogador de topo, um jogador que pode fazer a diferença. Estamos completamente convencidos em relação a ele. É do Benfica, adora realmente jogar por este clube, tentámos tudo para o ter connosco. Conseguimos. Fiquei muito feliz quando o vi a treinar no ginásio e no relvado. Tem muita energia e motivação. É um jogador de topo, um jogador internacional, faremos de tudo para que volte à sua melhor forma. Provavelmente necessitará de três a quatro semanas.

Roger Schmidt

Qual a sua opinião sobre o grupo do Benfica na Liga dos Campeões?

É um grupo de Liga dos Campeões, muito interessante, na minha opinião. Todas as equipas são muitas boas. Evidentemente, conhecemos o Inter, encontrámo-nos há umas semanas, nos quartos de final [da Liga dos Campeões], em que perdemos, mas ficou o sentimento de que tínhamos mais possibilidades. Será um jogo muito complicado. O Salzburgo também conheço muito bem, desde o meu tempo, há 10 anos. Gosto muito do clube. Mostraram nos últimos 10 anos uma consistência e desenvolvimento muito bons. Acreditam sempre na sua filosofia de desenvolver jovens jogadores, e jogam de forma muito intensa. É muito complicado defrontá-los. A Real Sociedad é uma equipa que se qualificou para a Liga dos Campeões na Liga espanhola, o que demonstra que tem muita qualidade, será sempre um jogo difícil. É um grupo muito equilibrado, vamos precisar de seis dias bons para nos qualificarmos para a próxima fase. Um grupo interessante e difícil.

Roger Schmidt

"O nosso grupo na Champions é muito equilibrado, vamos precisar de seis dias bons para nos qualificarmos para a próxima fase. Um grupo interessante e difícil"

Como está a situação de Odysseas? E Mihailo? Vão deixar o Benfica nesta sexta-feira?

Não é uma surpresa essa questão. É o último dia da janela de transferências. Como já disse anteriormente, os ajustamentos são sempre possíveis na nossa equipa, ainda não posso falar de coisas que não estão concretizadas. Só de negócios feitos. Até ao momento são temas em aberto, é possível que algo aconteça. Mas percebam que só posso falar sobre isso amanhã [sábado, 2 de setembro], depois do jogo, quando a janela de transferências estiver fechada. Aí teremos factos e poderemos falar sobre isso.

Texto: João André Silva e Rui Miguel Gomes
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas