Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Na fortaleza do Estádio da Luz, o Benfica somou o terceiro triunfo consecutivo após bater o Vitória SC por 4-0, em duelo válido para a 4.ª jornada da Liga Betclic.
03 setembro 2023, 00h08
Jogadores do Benfica festejam o 4-0
Samuel Soares, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, João Neves, Kökcü, Di María, João Mário, Rafa e Musa foram os eleitos de Roger Schmidt para o duelo frente à equipa que iniciou a jornada como líder e com a melhor defesa do Campeonato: apenas um golo sofrido nas primeiras três rondas.
A primeira oportunidade do Benfica surgiu logo aos 6'. Otamendi isolou Di María com um passe longo de grande qualidade, mas o compatriota não acertou a finalização em chapéu e a bola terminou nas mãos de Bruno Varela. A resposta do adversário surgiu dois minutos depois, com Jota Silva a arrancar de posição irregular e a acertar no ferro, num lance onde o árbitro auxiliar assinalaria o fora de jogo do avançado vitoriano.
Aos 11', o Benfica abriu o ativo na sequência de uma jogada veloz que surpreendeu a defesa do Vitória SC. Rafa lançou Di María pela direita e este cruzou de trivela com a intenção de devolver a bola ao 27. No entanto, Jorge Fernandes, ao tentar cortar o lance, marcou o 1-0 na própria baliza.
Galvanizada pelo golo, a equipa encarnada continuou a ditar a sua lei e, aos 16', criou uma excelente oportunidade para ampliar a vantagem. João Mário rodou sobre Jorge Fernandes e Tiago Silva e serviu Musa, que, em boa posição na área, rematou ao lado, de pé esquerdo.
Determinado a jogar olhos nos olhos com o Benfica desde o primeiro minuto, o Vitória SC sofreu um enorme revés, aos 19'. Num gesto imprudente, João Mendes pontapeou a face de Otamendi e foi expulso pelo árbitro Nuno Almeida com cartão vermelho direto.
Aproveitando a superioridade numérica, os anfitriões pisaram no acelerador para resolver o jogo e protagonizaram belos momentos de futebol até ao intervalo. Aos 32', Rafa desmarcou João Mário, este aguentou a carga de Manu e rematou para boa defesa de Bruno Varela.
O camisola 20 não conseguiu marcar, mas, um minuto volvido, iniciou a jogada do 2-0. Tirando Manu da jogada com um toque de classe, o médio lançou Rafa em velocidade e este tocou para o lado na direção de Di María, que encostou para as redes vazias. Estava feito o terceiro golo do internacional argentino em quatro jornadas da Liga Betclic.
De regresso à titularidade, Musa esteve perto de marcar, aos 45'+4'. Na sequência de uma jogada de insistência, o avançado croata encontrou espaço para visar a baliza do Vitória SC e Bruno Varela respondeu com uma boa defesa.
No entanto, um minuto mais tarde, o guardião nada conseguiu fazer para travar o 3-0. Rafa descobriu Di María isolado na direita e o camisola 11 colocou a bola redondinha em Kökcü, que, na passada, rematou forte de primeira para um golaço que levantou o público presente no Estádio da Luz. Ao seu quinto jogo oficial, o reforço contratado ao Feyenoord estreou-se a marcar pelo Benfica em grande estilo.
Filme do jogo
Ver mais ›
A perder por 3-0 ao intervalo, Paulo Turra lançou Zé Carlos e Tomás Händel para os lugares de Miguel Maga e Tiago Silva no início da segunda parte, mas a mudança de estratégia do técnico dos minhotos esbarrou em nova entrada forte do Benfica, que marcou o 4-0 segundos após o reinício do jogo. Musa recebeu a bola à entrada da área e serviu Rafa. Este desembaraçou-se de três adversários e isolou João Mário no interior da área, que rematou para boa defesa de Bruno Varela. No entanto, na recarga, Aursnes rematou de cima para baixo e ampliou a vantagem numa finalização de grande classe.
Embalado pelo seu primeiro golo na Catedral, o internacional norueguês voltou a estar em destaque aos 51': fez um túnel a Zé Carlos e cruzou atrasado para Musa, cujo remate de primeira fez estremecer a barra da baliza vitoriana.
Aos 53', na sequência de uma bela jogada ao primeiro toque, João Neves disparou em arco de fora da área a rasar o poste, e, aos 56', João Mário atirou cruzado para boa estirada de Bruno Varela, após um contra-ataque desenhado por Rafa.
O camisola 20, que cumpriu o centésimo jogo de águia ao peito, haveria de ser rendido aos 65' por Neres, enquanto Bah deu o lugar a João Victor, que se estreou pelo Benfica em jogos válidos para o Campeonato. Aos 68', o extremo brasileiro esteve perto de ter um impacto imediato no jogo, mas um corte in extremis de Manu evitou que este finalizasse uma jogada construída por Aursnes e Rafa.
Privilegiando a posse de bola e uma circulação mais pausada, os encarnados permitiram a reação do Vitória SC, que chegou a acertar nas redes encarnadas, aos 76'. Contudo, o VAR alertou o árbitro Nuno Almeida para uma infração do recém-entrado Nélson da Luz (braço na bola) e o golo foi invalidado.
Já com Morato, Arthur Cabral e Tomás Araújo nos lugares de Otamendi, Musa e António Silva, as águias fizeram o seu último disparo à baliza, aos 90'+4'. Na marcação de um livre assinalado por mais uma entrada dura sobre Rafa, que foi muito castigado durante todo o encontro, Di María rematou à figura de Bruno Varela.
Aos 90'+5', o árbitro Nuno Almeida ainda assinalou uma grande penalidade favorável ao Benfica na sequência de um toque da bola no braço de Afonso Freitas, mas, após rever as imagens, reverteu a decisão e, segundos depois, deu o encontro por concluído.
Ultrapassado um triunfo que lhe permite pernoitar de sábado para domingo na liderança da Liga Betclic, da qual passou a ter o melhor ataque com 11 golos em quatro jogo, o Benfica volta a entrar em campo às 20h30 do próximo dia 16 de setembro: desloca-se à casa do Vizela, após a pausa para os compromissos de seleções.
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 6 de janeiro de 2025