Futebol

15 setembro 2023, 10h35

Festejo dos jogadores do Benfica

Diogo Nascimento, médio do Vizela formado no Benfica, em ação frente ao Gil Vicente

Em duelo referente à 5.ª jornada da Liga Betclic, o Benfica desloca-se neste sábado, 16 de setembro, às 20h30, ao terreno do Vizela, naquele que será o 9.º desafio oficial entre os dois emblemas.

Com uma série de três triunfos consecutivos (Estrela da Amadora, Gil Vicente e Vitória SC), os comandados de Roger Schmidt enfrentam um oponente que na 4.ª ronda obteve a primeira vitória na prova, precisamente na condição de visitado perante o Gil Vicente (1-0).

O conjunto de jogos entre Benfica e Vizela é reduzido, contando-se, até ao momento, oito embates, isto contabilizando todas as provas. Os encarnados apresentam uma elevada percentagem de sucesso, já que venceram sete dos oito jogos (88%) disputados, tendo empatado o outro. Na condição de visitante, o Benfica disputou quatro desafios e venceu todos. Três deles foram para o Campeonato Nacional, e na última temporada, em 2022/23, as águias levaram a melhor por 0-2.

Benfica-Vitória SC

Frente a frente vão estar duas formações de olhos colocados no ataque, como traduzem os números recolhidos na plataforma Wyscout. O Benfica apresenta-se à entrada para a 5.ª jornada como detentor do melhor ataque (11 golos face aos 5 do Vizela) e do maior número de remates efetuados, concretamente 74, dos quais 40,5% foram à baliza, e 26 deles partindo fora da grande área, isto numa média de 15,89 remates por jogo.

O Vizela, neste aspeto, é a 5.ª formação mais rematadora na competição, com 50 disparos, 46% no alvo, e 21 foram efetuados fora da área, traduzindo-se, no total, numa média de 10,77 remates por encontro. O Benfica é a equipa com mais lances de um contra um e drible (151 contra 101) e a segunda com mais toques na área (124 contra 79), ainda que neste último item o Vizela surja como o 5.º melhor emblema.

Benfica-Vitória SC

Estes indicadores ofensivos são extensão da capacidade de produção ofensiva das formações, em particular do Benfica, a equipa que mais passes fez até ao momento (2180 com 85,5% de acerto). Já o Vizela fica-se pela 12.ª posição (1429 passes com 81,9% de acerto).

Defensivamente, Benfica e Vizela permitem poucos remates, 36 no caso das águias (7,73 por jogo) e 41 (8,83 por jogo) no lado dos minhotos, que, registe-se, foram a 4.ª equipa que mais perdas de bola contabilizou até ao momento (437). O Benfica é a formação menos faltosa em prova (45 faltas), enquanto o Vizela encontra-se no lado oposto, surgindo como a 3.ª que mais infrações cometeu (64 faltas).

Benfica-Vitória SC

No duelo que antecedeu a paragem para os compromissos das seleções nacionais, o Benfica venceu o Vitória SC, por 4-0, e alinhou com Samuel Soares, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, João Neves, Kökcü, Di María, Rafa, João Mário e Musa.

Já o técnico Pablo Villar, no encontro que ditou a vitória do Vizela, por 1-0, frente ao Gil Vicente, configurou a sua equipa num 4x2x3x1, escalando a seguinte formação: Buntic, Tomás Silva, Bruno Wilson, Anderson Jesus, Matheus Pereira, Rafael Bustamante, Diogo Nascimento, Nuno Moreira, Samu, Matías Lacava e Samuel Essende.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica e redes sociais Vizela
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas