Reportagem

22 setembro 2023, 17h18

Casa Benfica Viana Alentejo

Grupo de cante alentejano no aniversário da Casa Benfica Viana do Alentejo

REPORTAGEM BTV

O cante alentejano dá o mote ao 26.º aniversário da Casa Benfica Viana do Alentejo. Vive-se um dia festivo, que a reportagem do programa Pelas Casas do Benfica, da BTV, acompanha.

Cá fora, José Augusto junta-se ao grupo. Bicampeão europeu e glória do Clube, puxa pela voz num momento simbólico.

Fundada em 9 julho de 1997, a embaixada n.º 92 recupera o fôlego, após um período de interregno que não abalou as raízes benfiquistas. "Temos tentado retomar os tempos áureos. Como praticamente todos trabalhamos, não podemos ter a dedicação completa que gostaríamos para que o trabalho fosse mais profícuo", afirma o presidente da Casa, José Vilela.

Reunidas as condições para a reabertura, o dirigente conta com os associados para o desenvolvimento de algumas atividades. Primeira modalidade da Casa, o cicloturismo era uma imagem de marca. "Tínhamos uma equipa bastante estruturada. Corríamos o país inteiro", recorda José Vilela.

Casa Benfica Viana Alentejo

Junto aos Benfiquistas, José Augusto reaviva memórias dos tempos em que partilhava os relvados com o Rei Eusébio. Em Évora, "uma cidade benfiquista", relata episódios de alguns dos jogos no campo do Lusitano.

A boa-disposição por parte de todos os participantes no almoço comemorativo é notória. Luís Branco, vice-presidente da embaixada, explica que "a Casa não é só de Viana do Alentejo", pois cumpre "uma missão social".

"A primeira vez que fui ao Estádio deveu-se a uma excursão organizada pela Casa Benfica. Agora, uma das ambições é voltar a desenvolver excursões ao Estádio para cultivar o benfiquismo", revela.

Entre os objetivos do mandato da atual Direção consta ainda a sustentabilidade da Casa. "É um dos objetivos centrais", afiança.

Casa Benfica Viana Alentejo

Também presente, Domingos Almeida Lima enaltece a capacidade dos dirigentes da Casa, que conseguiram iniciar o processo de retoma de atividade. "Compreendo que estejam muito felizes. Como dirigente, estou muito feliz por confirmar que há um grupo de Benfiquistas que levou por diante um trabalho, que espero que seja consequente", sublinha o vice-presidente do Clube.

Dotar a Casa de uma nova imagem é um desígnio que surge no horizonte, revela Domingos Almeida Lima.

No interior da Casa, José Augusto já discursa. Diz-se grato ao Benfica e... no grito agregador, que lhe é habitual, termina com "E viva o Benfica!", motivando aplausos.

Casa Benfica Viana Alentejo

Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Estevão Pereira é um dos sócios fundadores desta embaixada encarnada. Reconhece o empenho e competência de todos no processo de reabilitação da Casa: "Temos uma equipa boa, com muita vontade. Acredito que vamos voltar a ter a dinâmica que esta Casa já teve e merece."

Com "sangue novo", Estevão Pereira destaca a capacidade para atrair "gente nova", que apreende o espírito da Casa. "Há uma simbiose entre os elementos que estão de início e os mais novos."

Casa Benfica Viana Alentejo

Neste almoço, Joaquim Viegas é um dos rostos que não podiam faltar. Com gosto pela organização, já passou por diversas funções nas Direções. Hoje, é vice-presidente e revela que a primeira reunião para a constituição da Casa ocorreu na sua habitação. "O que me interessa é ajudar a Casa e o Benfica", assume.

Também ele adepto do Benfica, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo não esconde a honra por participar na comemoração do 26.º aniversário da Casa. Antes de ocupar o atual cargo, Luís Miguel Duarte foi dirigente da embaixada e assume a política de colaboração entre Câmara e Casa, no que respeita a algumas iniciativas.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas