Basquetebol

24 setembro 2023, 15h48

Norberto Alves

Norberto Alves

Nesta segunda-feira, 25 de setembro, às 17h00, em Antália, na Turquia, o Benfica inicia a sua participação no Torneio 1 das Rondas de Qualificação da Liga dos Campeões, com o duelo frente ao TSU Tiblíssi, da Geórgia, referente aos quartos de final. Norberto Alves e Makram Ben Romdhane, respetivamente, treinador e capitão da equipa, perspetivaram o desafio em conferência de Imprensa.

O técnico encarnado apresentou o próximo adversário como "uma equipa muito ativa a defender", que "tem nove jogadores novos em relação à época passada", embora tenha mantido "o mesmo treinador, o que faz pressupor que a filosofia de jogo será a mesma".

O timoneiro das águias lembrou também que se trata do "campeão da Geórgia, um país em que o basquetebol é muito importante, portanto, certamente, vai exigir" o máximo dos seus comandados. "Foi com base nisso que preparámos esta semana", revelou.

Norberto Alves

Ouça Norberto Alves

Assim, os benfiquistas terão de entrar no duelo "focados, com muita ambição e humildade" e "estar muito sólidos a atacar e a defender". "Lidar com os maus momentos, que também vão haver, não os prolongando no tempo durante o jogo, e agarrarmo-nos uns aos outros, em termos de sermos uma equipa coesa", acrescentou o líder do grupo.

"A este nível, temos de estar no nosso melhor deste momento. Ainda não é o nosso melhor, porque a época está a começar, mas está a começar para todos", sintetizou Norberto Alves, que assegurou que "os jogadores estão muito motivados para este momento".

Embora reconheça que o facto de o plantel do Benfica ter sofrido poucas alterações para esta temporada constituí uma mais-valia, o treinador descarta que seja um fator decisivo: "Os jogadores conhecem-se bem, é uma ligeira vantagem, mas, face ao nível que estas equipas apresentam, não podemos olhar para ela como algo que, à partida, nos vai dar a vitória."

Norberto Alves

"A este nível, temos de estar no nosso melhor deste momento"

Norberto Alves

Vencendo o coletivo georgiano, os bicampeões nacionais defrontarão o vencedor do encontro entre o Patrioti Levice (Eslováquia) e o AEK Larnaca (Chipre) nas meias-finais, às 19h00 de 27 de setembro (quarta-feira).

Somando novo triunfo, as águias encontrarão o vencedor que sair do emparelhamento Bakken Bears (Dinamarca)-KB Peja (Kosovo)/Kalev Cramo (Estónia)-Norrkoping Dolphins (Suécia) na final, agendada para 29 de setembro (sexta-feira), às 19h00.

"Temos de vencer os três jogos, jogo a jogo. À medida que isto vai caminhando, cada vez é mais difícil, portanto não existe margem de erro. É estarmos no nosso máximo", enalteceu Norberto Alves, que, todavia, vincou que, de momento, "não vale a pena" olhar mais adiante do que o compromisso de segunda-feira.

O técnico negou igualmente que a conquista da Supertaça ainda esteja no pensamento dos seus atletas: "O que aprendemos num clube como o Benfica é que isso já passou, não nos dá créditos para o futuro. Foi bom ganhar, é sempre. Quando se ganha, as semanas seguintes são sempre mais contentes e as pessoas estão mais alegres, mas isto não nos pode desfocar nada do que queremos fazer. Estamos cá para isso, para ajudar os rapazes a manterem-se focados e cumprir o nosso plano estratégico para o próximo jogo. Ganhámos, celebrámos durante um par de horas e acabou."

Makram Ben Romdhane

Ouça Makram Ben Romdhane

"Sabemos que vai ser muito difícil, temos de passar três jogos. O foco da nossa equipa está em vencer o primeiro jogo e, passo a passo, qualificarmo-nos. Vamos competir e tentar dar o nosso máximo para alcançar o nosso objetivo", confessou Makram Ben Romdhane.

O extremo/poste considera que a participação na Liga dos Campeões da última época, em que o Benfica alcançou a fase de grupos da competição, será benéfica para o desafio que se avizinha.

"Agora, temos mais experiência e sabemos que vai ser mais difícil do que na temporada passada. Aprendemos muito, sabemos que neste tipo de competições temos de estar sempre prontos para tentar vencer cada jogo, porque o nível é muito alto", sublinhou o capitão benfiquista.

"A Supertaça já faz parte do passado. Temos de pensar na Liga dos Campeões, no primeiro jogo, porque temos jogadores muito bons e talentosos, mas temos de ter todos o mesmo objetivo para nos qualificarmos para a Liga dos Campeões", reiterou Makram Ben Romdhane.

Texto: Simão Vitorino
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol