Basquetebol

27 setembro 2023, 20h50

Equipa do Benfica

Aaron Broussard festeja com Toney Douglas

RESUMO DO JOGO

Liga dos Campeões
Meias-finais
da ronda de qualificação
RESULTADO FINAL
Benfica 87
Petrolina
AEK Larnaca
59
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
24-15 47-31 62-49 87-59

A equipa de basquetebol do SL Benfica venceu nesta quarta-feira, 27 de setembro, os cipriotas do Petrolina AEK Larnaca por 87-59, nas meias-finais da ronda de qualificação da Liga dos Campeões. Na próxima sexta-feira, 29 de setembro, as águias discutem um lugar na fase de grupos da prova frente aos suecos do Norrköping Dolphins.

Galvanizadas pela vitória sobre o TSU Tiblíssi (122-62) nos quartos de final, as águias entraram bem no jogo e construíram um parcial de 7-0 que deu o mote para o domínio que haveria de se verificar durante todo o encontro, disputado em Antalya, na Turquia.

Makram Ben Romdhane

Na sequência de um score de 25-15 no 1.º quarto, o Benfica viveu o momento mais difícil da partida no início da segunda parte, quando os cipriotas reduziram para 28-24. Determinado a cortar pela raiz a reação do adversário, Norberto Alves pediu um timeout, apostou numa pressão a todo o campo e o Benfica voltou a encostar o adversário às cordas.

Ao intervalo, o marcador registava uma vantagem de 16 pontos (47-31) favorável aos encarnados, com destaque para a pontaria irrepreensível de Aaron Broussard, que, na 1.ª parte, converteu os seis lançamentos de campo que realizou: três de dois pontos e outros tantos de três pontos.

Aaron Broussard

No regresso dos balneários, o Benfica continuou a ter o total domínio do jogo e nunca deixou o AEK Larnaca aproximar-se, mostrando-se superior ao adversário na luta pelas tabelas e na eficácia dos lançamentos de campo.

Aliando uma defesa agressiva ao bom aproveitamento dos contra-ataques, os encarnados aumentaram a vantagem para 79-57 e a, partir daí, Norberto Alves deu oportunidades aos jogadores menos utilizados, já a pensar no jogo da próxima sexta-feira, onde uma vitória vale a segunda presença consecutiva na fase de grupos da Liga dos Campeões. José Silva, com dois triplos na parte final, aproveitou bem a oportunidade e foi decisivo para os 87-59 que se verificaram no final.

Norberto Alves

DECLARAÇÕES

Norberto Alves (treinador do Benfica): "O mais importante era ganhar o jogo e ir à final. Cumprimos o objetivo, mas não nos sentimos com as mesmas sensações do jogo frente ao campeão da Geórgia. Começámos bem, mas, depois, eles alteraram o ritmo de jogo com algumas mudanças defensivas e hesitámos na hora de atirar ao cesto. Mas, como disse, estamos na final e vamos enfrentar o campeão sueco, que tem estado a um nível muito elevado e bateu a equipa favorita do grupo na outra semifinal. Estão motivados e são muito sólidos e verticais. Para conseguirmos vencer, vamos ter de estar melhor do que hoje [quarta-feira]."

Betinho

Benfica-Petrolina AEK Larnaca
87-59
Antalya Sports Arena
Cinco inicial do Benfica
Aaron Broussard, Toney Douglas, Betinho Gomes, Daniel Relvão e José Silva
Suplentes
Ivan Almeida, José Barbosa, Makram Ben Romdhane, Terrell Carter, Trey Dreschel, Diogo Gameiro e Sérgio Silva
Cinco inicial do Petrolina AEK Larnaca
Nick Griffin, Taveion Hollingsworth, Christian Jones, Roberto Mantovani e Iakovos Panteli
Suplentes
Christos Georgiou, Jesse Hunt, Christos Loizides, Pavlos Stylianou e Petros Tsouloupas
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
24-15 47-31 62-49 87-59
Pontuadores do Benfica
 Aaron Broussard (15), Toney Douglas (12), Makram Ben Romdhane (11), José Silva (10), Betinho Gomes (9), Terrell Carter (8), Trey Dreschel (7), Ivan Almeida (6), Diogo Gameiro (5), Daniel Relvão (2) e Sérgio Silva (2)

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: FIBA
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol