Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Técnico do Benfica fala de uma equipa pronta para o duelo que constitui uma "oportunidade" para marcar diferenças face ao rival FC Porto, na 7.ª jornada da Liga Betclic.
28 setembro 2023, 16h42
Roger Schmidt
Cinco vitórias seguidas na competição oferecem um capital de confiança ao grupo de trabalho comandado por Roger Schmidt, que olha para o clássico como uma oportunidade, mais do que um foco de pressão. O treinador lembrou, no decurso da conferência de Imprensa realizada no Benfica Campus, que os confrontos contra os rivais diretos na luta pelo título "podem fazer a diferença" num campeonato onde é necessário vencer quase todos os jogos para o levar de vencido.
Satisfeito por ter contado com todos os elementos do plantel no treino da manhã desta quinta-feira, 28 de setembro, Roger Schmidt deixou elogios aos seus defesas-centrais quando questionado sobre quem irá formar a dupla no centro no clássico. Trubin e Jurásek foram outros dos nomes em foco na antevisão, ambos pela participação no derradeiro encontro na Liga, frente ao Portimonense, na 6.ª jornada.
Quais são as suas expectativas para o clássico? Bah e Di María estão disponíveis para o encontro?
Vamos ver um jogo de futebol de topo. Duas equipas muito boas que se vão defrontar, que também têm alguma experiência neste tipo de embates. É a 4.ª vez que jogamos e os jogos são sempre muito difíceis, muito exigentes. Mas também temos muita experiência neste tipo de jogos. Estamos em muito boa forma, a atmosfera na equipa é muito boa... os jogadores estão em muito boa forma. Todos os atletas se treinaram e falta apenas acertar detalhes relativamente à equipa. Estamos preparados, jogamos em casa com um adversário direto e ao qual podemos ganhar três pontos. É uma grande oportunidade para nós, é assim que vemos o jogo, sabemos que temos de jogar ao nosso melhor nível, pois o FC Porto também o fará. Estamos preparados.
"É uma grande oportunidade para nós, sabemos que temos de jogar ao nosso melhor nível"
Roger Schmidt
Quais são as principais características do FC Porto? Que fragilidades podem ser exploradas?
Não posso entrar em grandes detalhes táticos. O FC Porto é uma equipa que ganha muitos jogos. Têm mentalidade vencedora, são uma equipa disciplinada taticamente. Todos os jogadores esforçam-se para fazerem parte da tática da equipa e têm muita qualidade individual. Essas são características de todas as equipas que precisam de vencer muitos jogos e que lutam por títulos. Eles mostram essas características todas as semanas. Mesmo nos momentos difíceis são capazes de ganhar jogos e isso diz tudo, mas trata-se de uma realidade no futebol internacional, não apenas no futebol português. É por isso que é difícil jogar contra eles.
O FC Porto venceu os últimos dois jogos no Estádio da Luz. Que impacto terá nos jogadores?
Esses jogos fazem parte da história. É sempre possível encontrar estatísticas para serem faladas nos media, mas o meu trabalho é pensar jogo a jogo. O jogo de amanhã [sexta-feira], por exemplo, nada tem a ver com os jogos das últimas épocas, nem com o da Supertaça, que vencemos. Também ganhámos no ano passado no Porto. Este será um novo jogo, um novo desafio. Desde o primeiro minuto temos de estar preparados, pensar no nosso plano de jogo e na tática, na abordagem a ter. As abordagens das equipas vão estar em campo. A equipa que for capaz de dominar e encontrar o momento certo e influenciar o jogo de forma positiva, é a que vai conseguir vencer. É a minha convicção. Pouco interessa o passado. As equipas têm jogadores em forma, vão estar muito motivadas e preparadas para amanhã [sexta-feira]. Vão dar tudo e queremos ser a equipa a ganhar os três pontos.
"A equipa que for capaz de dominar e encontrar o momento certo e influenciar o jogo de forma positiva, é a que vai conseguir vencer"
Na sua opinião, o Benfica vai iniciar o jogo mais pressionado por estar atrás do FC Porto na tabela classificativa?
Vejo-o mais como uma oportunidade. Já o disse algumas vezes, não é fácil sermos campeões em Portugal, porque temos de somar muitos pontos. As outras equipas de topo também não podem perder pontos com outras formações. Isso significa que os duelos diretos com os rivais podem fazer a diferença. É uma grande oportunidade para as duas equipas, porque uma pode conseguir três pontos e a outra nada. Vejo mais como uma oportunidade do que uma pressão. A pressão é uma constante no Clube, sejam jogos contra equipas de topo ou equipas com outro tipo de perfil. Temos sempre três pontos para conquistar e precisamos deles.
Considera que Neres pode jogar em simultâneo com Di María?
É sempre uma questão de equilíbrio, da forma dos jogadores, da abordagem tática e um pouco do adversário. Há muitos tópicos diferentes para definir o onze. Há que ter boas opções no banco, mas tudo é possível... também que possam jogar juntos. É sempre preciso que as equipas tenham equilíbrio, e os jogadores têm de estar preparados para praticar um futebol confiável em termos táticos. Esse é o tópico principal. Foi por isso que fomos campeões na última época. Em termos táticos, como equipa, estivemos sempre muito concentrados e ligados. É algo que temos de alcançar em todos os jogos, especialmente nos jogos de topo. Para amanhã [sexta-feira], precisamos de tomar uma boa decisão. Precisamos de um bom onze e de jogadores de topo a sair do banco.
"Temos quatro centrais muito bons. Precisamos de todos eles. Morato esteve bem nos dois últimos jogos, quando entrou com o Salzburgo e com o Portimonense. Para nós, é bom que haja concorrência"
Tendo em conta que no jogo seguinte, com o Inter, António Silva não poderá jogar, já decidiu quem colocará ao lado de Otamendi? Manterá Morato no onze?
Ainda não decidi nada até ao momento. Há tempo. Agora, temos mais opções. Claro que estou a par dessa situação na próxima semana, para o Inter, mas o que interessa é o foco no jogo de amanhã [sexta-feira] e não olhar em demasia para a frente. Todos os jogadores estão muito bem nos treinos. Temos quatro centrais muito bons. Precisamos de todos eles. Morato esteve bem nos dois últimos jogos, quando entrou com o Salzburgo e com o Portimonense. Para nós, é bom que haja concorrência. Amanhã [sexta-feira], tomarei uma decisão.
O facto de Jurásek ter jogado no último jogo significa que Aursnes pode subir no terreno?
Jurásek jogou porque está fisicamente bem e precisa de jogos, sempre que possível temos de dar essa oportunidade aos atletas. Agora está bem, mas há outras opções. Como o Juan Bernat, que está a trabalhar há quatro semanas e está cada vez melhor. Claro que depois também temos de considerar quais os jogadores que estão melhores para um encontro como o de amanhã [sexta-feira]. Jurásek está cada vez melhor e acho que os 45 minutos que fez em Portimão foram muito bons para ele. É uma opção para amanhã [sexta-feira].
"Jurásek está cada vez melhor e acho que os 45 minutos que fez em Portimão foram muito bons para ele"
É expectável que Trubin seja titular, à imagem do que aconteceu nos últimos jogos. Preocupa-o que o nervosismo possa afetá-lo?
Na minha opinião, ele não está nervoso, está muito calmo. No primeiro jogo no nosso estádio, com o Salzburgo, não teve o melhor começo, mas, depois, durante o jogo, esteve calmo e foi capaz de se focar no que tinha de fazer em campo. É o que terá de fazer também amanhã [sexta-feira]. Cada jogo vai ajudá-lo a habituar-se mais ao Benfica, aos colegas e também ao nosso estádio. Considero que está muito motivado e não o vejo nervoso, ou a pensar demasiado nesse tipo de questões. Está muito bem preparado pelos nossos treinadores de guarda-redes. Tenho muita confiança de que fará um grande jogo amanhã [sexta-feira].
Texto: Paulo Nunes Teixeira e Rui Miguel Gomes
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024