Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica venceu (1-0) o FC Porto, em jogo da 7.ª jornada da Liga Betclic. Mais um clássico ganho, com Di María a decidir a passe de Neres.
29 setembro 2023, 23h16
Festejo dos jogadores do Benfica após o golo de Di María
António Silva, João Neves e Di María foram as novidades no onze do Benfica face ao encontro da 6.ª jornada da Liga Betclic, frente ao Portimonense (1-3), uma formação que criou perigo logo no primeiro minuto.
Ação de pressão de Neres sobre o guarda-redes contrário, este colocou mal a bola e as águias atacaram a baliza contrária, encerrando o mesmo com um disparo fora da área, em posição frontal, de Di María. A resposta dos forasteiros viu-se aos 5', com Eustáquio a atirar fora da área ao lado da baliza à guarda de Trubin.
A fase de estudo mútuo do jogo por parte das equipas prolongou-se nos minutos que se seguiram e só aos 16' se viu nova finalização. Di María foi travado no ataque encarnado, o árbitro João Pinheiro deixou jogar, e, no contra-ataque, Galeno finalizou perto da área contrária, levando a bola a passar muito por cima da baliza.
Galeno, aos 18', atirou de novo, mas, desta feita, com a bola a ser encaixada por Trubin. No minuto seguinte viu-se um dos lances do encontro. Neres, lançado em velocidade, preparava-se para ultrapassar Fábio Cardoso e isolar-se na direção da baliza de Diogo Costa, quando foi travado em falta pelo central contrário.
O juiz João Pinheiro não hesitou e exibiu o cartão vermelho direto a Fábio Cardoso, lance que não suscitou dúvidas no VAR. Para equilibrar a equipa, o técnico contrário lançou Zé Pedro e abdicou de Romário Baró aos 25'.
O Benfica dedicou-se então à missão de procurar espaços no bloco mais recuado dos visitantes, olhando sempre para a largura. Aos 29', uma bola colocada em Taremi, nas costas da defesa encarnada, levou à saída eficaz de Trubin aos pés do avançado iraniano.
Aos 32' viram-se dois momentos de perigo para a baliza de Diogo Costa. O cruzamento de Neres levou a bola a desviar numa perna de João Mário, o esférico foi na direção da baliza, mas o guarda-redes defendeu-o a dois tempos, com intervenções muito apertadas.
No minuto seguinte, aos 33', Rafa atirou de primeira, ao lado, a canto do lado esquerdo do ataque executado por Kökcü. Aos 34' novo lance passível de sanção disciplinar. Rafa, em velocidade, ganhou a posição a David Carmo, preparava-se para se isolar na direção da baliza contrária e foi parado em falta. João Pinheiro exibiu o cartão amarelo, o juiz foi alertado pelo VAR, Artur Soares Dias, mas manteve a decisão, não mostrando o cartão vermelho.
Perante o domínio do Benfica, os azuis tentaram a sua sorte por Pepê, à entrada da grande área, para excelente defesa de Trubin, isto aos 40'.
As águias prepararam o derradeiro assalto à baliza contrária antes do intervalo e finalizaram com relativo perigo em três ocasiões: aos 42' foi Neres, na direita da área, a cruzamento largo de Di María no lado oposto; aos 45'+2' foi o camisola 11 do Benfica a atirar fora da área por cima, e, aos 45'+4', Musa cabeceou na pequena área ao lado, apertado por um defensor.
Filme do jogo
O jogo de paciência manteve-se na segunda parte, com Di María e Neres a procurarem espaço nos corredores laterais e Rafa no eixo central. Foi precisamente numa incursão de Neres pela esquerda que surgiu, aos 51', a oportunidade de Musa abrir o ativo, mas a bola rematada pelo internacional croata saiu ao lado.
O Benfica apertava e Kökcü, aos 53', com um remate cruzado, dentro da área, sobre a esquerda, atirou ao poste, com Diogo Costa batido. O guarda-redes contrário foi decisivo três minutos depois, quando Neres, a passe de classe de Di María na direita para o lado oposto, tirou um adversário da frente e finalizou de pé direito contra o camisola 99 dos forasteiros. Que enorme oportunidade de golo!
A carregar, aos 57', foi a vez de Otamendi, ao segundo poste, solicitado a longa distância por João Neves, atirar a bola à malha lateral.
Roger Schmidt decidiu refrescar a frente de ataque aos 67', colocando Arthur Cabral no lugar de Musa, mas coube à sociedade Neres-Di María decidir o encontro. O internacional brasileiro furou pela esquerda, ganhou a linha ao defesa contrário e cruzou rasteiro. Di María, de primeira, rematou na área, com a bola a raspar num defesa, deixando Diogo Costa fora da sua rota (1-0). Foi o 5.º golo do campeão do mundo na presente edição da Liga Betclic, o 6.º em oito jogos na presente temporada.
A paciência dos encarnados acabara de ser recompensada com classe. Aos 72' foi Otamendi, após cruzamento de Kökcü na direita, a finalizar em força por cima da barra. A partir de então o Benfica começou a gerir a posse de bola (terminou o encontro com 67% e 14 remates efetuados).
Ainda assim viram-se momentos de tensão: aos 82', quando Zé Pedro entrou de sola sobre João Neves e viu cartão amarelo, e aos 85', em que o último passe de Di María, na área, encontrou a perna de David Carmo, quando levava a rota do golo.
Já com Jurásek e João Mário nos lugares de Di María e Neres, e perante o entusiasmo dos mais de 60 mil espectadores presentes na Catedral, ainda se viu uma entrada violenta de Francisco Conceição sobre Otamendi, aos 90'+5', que teve o cartão amarelo como sanção disciplinar, isto antes da entrada de Tengstedt em campo, no lugar de Rafa.
Contas feitas na Luz, o Benfica voltou a vencer o rival direto na luta pelo título na presente temporada 2023/24, isto após a conquista da Supertaça, somando duas vitórias seguidas. As águias elevaram para 18 os pontos conquistados na Liga Betclic e seguem num ciclo de seis triunfos consecutivos.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Cátia Luís e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024