Futebol

25 outubro 2023, 00h49

Benfica-Real Sociedad

Roger Schmidt

PÓS-JOGO

Roger Schmidt analisou o embate do Benfica com a Real Sociedad (0-1), relativo à 3.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, disputado nesta terça-feira, 24 de outubro, no Estádio da Luz, reconhecendo a justiça do desfecho e a necessidade de inverter o momento da equipa.

Em conferência de Imprensa e na zona de entrevistas rápidas, o treinador encarnado comentou ainda o cenário das águias na Champions e sublinhou a ambição do Clube em todas as competições.

Vénia dos jogadores do Benfica

DESFECHO JUSTO

"Parabéns à Real Sociedad, mereceram vencer. Jogámos contra uma equipa muito boa, em muito boa forma. Foram melhores em todos os aspetos importantes do futebol. Ganharam a maior parte dos duelos, quase todas as segundas bolas. Foram compactos sem a bola, muito bons a pressionar... Muitas coisas em que também somos muito bons na nossa melhor forma, mas, hoje, não estivemos ao nosso melhor nível. Quando jogamos assim, é porque não fiz tudo de forma perfeita. Sou responsável por tudo, pelo desempenho dos jogadores individualmente e também como equipa. Hoje, não vi muitos jogadores na melhor forma e, coletivamente, também não. Sei que há algumas razões para isso, mas não foi uma razão tática. O oponente foi de topo, a Real Sociedad é uma equipa de topo em cada posição, muita qualidade tática e física. Os jogadores jogaram quase todos os jogos nesta época, por isso estão habituados uns aos outros. Têm o que tínhamos na época passada. Não é fácil para ninguém jogar contra este tipo de equipas. Nós também podemos ser uma equipa muito boa, mas não estivemos ao nosso melhor nível. Precisávamos de estar ao melhor nível. Temos de aceitar que a Real Sociedad dominou o jogo com e sem a bola. Para nós, foi muito difícil criar chances. Ainda assim, foi um jogo aberto durante muito tempo. Aguentámos muito tempo, aquilo que fizemos muito bem hoje foi defender na área e à volta dela, não conseguiram criar muitas grandes chances. Os defesas-centrais, os defesas-laterais e os médios-centro foram capazes de defender em muitos momentos difíceis. Foi por isso que aguentámos. No entanto, com o primeiro golo, foi difícil para nós. Tentámos tudo, mas temos de aceitar que a Real Sociedad mereceu vencer."

João Neves

FOCO EM INVERTER O MOMENTO

"Neste ano, já fizemos bons jogos, mas é óbvio que não estamos no ritmo. Muitos jogadores estão com dificuldades com a sua forma física e o seu futebol. Assim, é difícil para a equipa mostrar o futebol que normalmente apresenta. Temos de trabalhar para isso. Temos jogadores que vêm de lesão, que são novos. Não temos o mesmo equilíbrio que tínhamos na época passada. Faz parte do futebol, perdemos alguns jogadores importantes, ganhámos outros, mas, neste momento, não estamos habituados uns aos outros ao ponto de todos os jogadores poderem tirar o melhor da tática e do desempenho da equipa. Neste momento, somos mais individualistas em campo, mas não no nosso melhor nível, e é por isso que não estamos tão fortes e capazes de dominar estes jogos como fizemos tantas vezes na época passada. Não é só não estarmos a marcar, também não estamos a criar muitas boas chances, estamos a ter dificuldades com isso. Temos qualidade, mas não estamos a ser capazes de ganhar duelos, jogar as bolas certas. É um problema da equipa inteira. Não é individual, globalmente não estamos tão conectados como temos de estar nestes jogos para criar mais chances. Está-nos a fazer falta o nosso critério sem a bola, na pressão. Normalmente somos capazes de criar boas oportunidades nestes momentos, mas, de momento, não estamos a ganhar bolas em boas situações. Às vezes, temos de lidar com estas situações. Agora, esse é o nosso desafio. Temos de melhorar. Precisamos de muitos jogadores na melhor forma, mas também precisamos outra vez da nossa melhor arma: a nossa união e conexão em campo, especialmente do ponto de vista tático. Não mostrámos isso a um bom nível para sermos competitivos."

Benfica-Real Sociedad

HIPÓTESES DE QUALIFICAÇÃO

"Não é o momento certo para falar disso. A probabilidade não é alta. Teoricamente, ainda é possível, mas, neste momento, temos de nos concentrar em treinar e trabalhar arduamente, mostrar uma boa atitude no sábado [receção ao Casa Pia], lidar com a derrota, e, tal como fizemos muitas vezes desde que estou aqui, mostrar bom espírito num momento de maior dificuldade. É isso que agora espero de nós, dos jogadores e da equipa técnica. Faz parte do futebol, às vezes perdemos jogos e não estamos nas melhores condições. Neste momento, não é bom olhar muito para as nossas chances na Liga dos Campeões. Precisamos de recuperar e estar prontos no sábado [receção ao Casa Pia] para mostrar uma face e união diferentes."

Benfica-Real Sociedad

AMBIÇÃO EM TODAS AS FRENTES

"Estou concentrado em cada jogo. O próximo jogo é sempre o mais importante. Temos ambição em todas as competições. Queremos passar à fase eliminatória da Liga dos Campeões e queremos ganhar a Taça, a Taça da Liga e a Liga. Não estamos concentrados numa só competição. Não jogámos a 80% hoje para estarmos frescos no sábado [receção ao Casa Pia], isso não faz sentido. Somos muito ambiciosos. Trabalhamos muito arduamente para jogar ao melhor nível na Liga dos Campeões."

Texto: Simão Vitorino
Fotos: Tânia Paulo e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas