Clube

26 outubro 2023, 14h20

Domingos Almeida Lima

Vice-presidente Domingos Almeida Lima

ENTREVISTA BTV

É já neste sábado, 28 de outubro, que o Estádio da Luz, três dias depois da celebração do seu 20.º aniversário, abre as portas às Casas que tem espalhadas pelo mundo. A receção ao Casa Pia, às 18h00, foi a partida escolhida como Jogo das Casas, um evento anual que o Sport Lisboa e Benfica dedica aos seus "braços armados" que, e muito, ajudam a aproximar os benfiquistas da capital, alimentando a mística do Clube e promovendo ações de caráter social um pouco por todo o lado.

Numa projeção do evento, o vice-presidente do Benfica Domingos Almeida Lima esteve no programa da BTV Pontos nos Is para destacar a importância deste Jogo das Casas enquanto forma de evocar e dar a conhecer o papel das Casas Benfica no universo do Clube, assim como nas regiões em que estão inseridas.

"Pretendemos nesse dia, e é o que tem sido feito sempre que há um jogo das Casas do Benfica, que haja uma enorme animação e mobilização das Casas do Benfica. Isso torna-se também numa recompensa para quem, todo o ano, trabalha arduamente em cada Casa em prol do Clube, da mística do Benfica e dos seus objetivos. É realmente muito gratificante podermos organizar este jogo, que é um desafio muito exigente. Neste ano temos como objetivo bater o recorde de número de Casas presentes, e estamos a fazer todos os possíveis para que mais de 120 Casas estejam presentes. Seria um recorde de mobilização e de presença de adeptos das Casas no Estádio da Luz", começou por anunciar Domingos Almeida Lima.

O dirigente das águias abriu, também, os braços para receber quem menos hipóteses tem de ver um jogo na Luz. "Como se sabe, o estádio não comporta mais de 65 mil pessoas, e nós temos mais de 300 mil sócios; por isso, é cada vez mais difícil ter presença nos jogos. Mas, para este jogo, abrimos uma exceção: os sócios das Casas do Benfica que estejam inscritos na plataforma de sócios e com quotas em dia serão muito bem-vindos e terão um dia de muita alegria e de muita satisfação. Convido-os a que se mobilizem ainda mais do que já estão. E que esses sócios que, durante o ano, devido à exiguidade de bilhetes, não têm acesso aos jogos estejam presentes", disse Domingos Almeida Lima.

Casas Benfica

"O Benfica está sempre presente. Muito para além das nossas fronteiras, as Casas ajudam o Benfica a chegar a todo o mundo"

Domingos Almeida Lima

"EM MÉDIA TEMOS 532 AUTOCARROS POR ANO, O QUE É MUITO BOM"

Dos vários pontos do mundo são esperados adeptos a acompanhar as respetivas Casas do Benfica. "Estimamos uma mobilização muito grande de autocarros: em média temos 532 autocarros por ano, o que é muito bom. As Casas do Benfica são um parceiro muito importante para o SL Benfica no que diz respeito à composição de espectadores no Estádio da Luz. Temos muito gosto nisso, estamos com uma grande mobilização em todos os jogos, e neste em concreto estimamos que venham muitas excursões e muitos autocarros", avançou Domingos Almeida Lima, frisando que "estarão presentes Casas de todo o mundo, como as de Benguela, Toronto, Newark, New Bedford, Cabo Verde, que já estão confirmadas", assim "como as da Europa, que normalmente estão presentes, nomeadamente as da Suíça, que têm presença muito ativa no nosso estádio".

Por terra ou pelo ar, a Luz será o destino da maioria, embora alguns benfiquistas venham aproveitar a ocasião para ver algo mais que o Benfica-Casa Pia da 9.ª jornada da Liga Betclic. "As Casas mobilizam-se de tal maneira, que até já houve mobilização através do fretamento de dois aviões. A ilha Terceira é pródiga nessa mobilização. Aliás, há um caso curiosíssimo. Como se sabe, há a possibilidade de ser feito um novo aeroporto em Santarém…. Ora, a ilha Terceira vem de avião até Lisboa para, depois, se mobilizar em excursão até Santarém e visitar a nossa Casa 2.0. É já o primeiro avião, ainda que sem aeroporto, que chega a Santarém", apontou Domingos Almeida Lima com um sorriso.

Sobre o relvado da Luz, ao intervalo, desfilarão as muitas Casas, num momento para o qual o vice-presidente do Benfica pediu particular atenção e aplausos vindos das bancadas: "Ao intervalo haverá o desfile, que é um momento de exaltação, e era bom que os espectadores no jogo com o Casa Pia aplaudissem e confraternizassem com as pessoas que farão esse desfile. No fundo, é o Benfica que está no estádio, é o Benfica que, com a sua pujança, está a mostrar ao mundo o que são as Casas, as quais devem ser um orgulho para todos os associados. Nesse desfile vão estar muitas crianças e muitos campeões: Tourcoing, por exemplo, estará presente e foi campeã de futsal da 2.ª divisão da Bélgica neste ano. Este é um momento de mostrar de forma muito concreta quais as potencialidades e as práticas desportivas e sociais nas Casas do Benfica."

Domingos Almeida Lima

"O BENFICA ESTÁ MUITO ALÉM DO PAÍS"

A importância das Casas do Benfica nas comunidades, muitas delas a centenas de quilómetros de Lisboa, foi também realçada por Domingos Almeida Lima. "Quanto mais afastados estamos do Estádio da Luz, mais isso se reflete. Ainda há uns dias estive no aniversário da Casa do Benfica de Toronto, num jantar com 400 pessoas… É essa pujança e sentido de unidade, de saudosismo da pátria amiga, que as Casas do Benfica ajudam a conglomerar, participando sempre na mística e no amor ao Clube, o qual é o melhor clube do mundo", evocou o vice-presidente.

A grandeza do Clube, não só a nível nacional, mas também numa escala mundial, foi também apontada como sendo impulsionada pelas Casas e por quem nelas trabalha: "Em boa hora, no passado, alguém classificou as Casas do Benfica como sendo o braço armado do Clube. E é isso mesmo, as Casas são a prova provada da inter-regionalidade e internacionalidade do Benfica. O Benfica está muito para além do país, de Portugal, pois em todo o mundo é conhecido por força dos feitos de atletas extraordinários como Eusébio, etc. Mas também nos países onde há Casas do Benfica também aí está a ser feito o trabalho diariamente por muitas centenas, milhares de sócios e simpatizantes que, afastados de Portugal, fazem um trabalho de integração na sociedade. Sempre com a imagem do Benfica presente, com o clube do coração à frente das suas próprias ambições e objetivos sociais. O Benfica está sempre presente. Muito para além das nossas fronteiras, as Casas ajudam o Benfica a chegar a todo o mundo."

Casas Benfica

"Vamos trabalhar cada vez mais na promoção da nova imagem das Casas e na qualificação, já numa ótica do 2.0"

"2023 SERÁ UM MARCO NA HISTÓRIA DAS CASAS"

Num remate final, e voltando ao jogo de sábado próximo, Domingos Almeida Lima mostrou-se confiante no sucesso do evento e revelou algumas novidades sobre as Casas do Benfica, que se perspetivam para breve, com o projeto 2.0 a ganhar cada vez mais raízes.

"Este Jogo das Casas surge 15 dias antes de irmos promover a inauguração de uma nova realidade das Casas do Benfica, do novo conceito, da Casa 2.0 de Santarém. Isso marca também este ano, uma nova viragem na nossa estratégia das Casas do Benfica, na sua modernização. Não vão existir apenas as Casas 2.0. Muito brevemente teremos novas imagens, como, por exemplo, em Castanheira do Ribatejo e em Gross-Umstadt, na Alemanha. Portanto, com a nova imagem, a realidade atual vai manter-se e vamos trabalhar cada vez mais na promoção da nova imagem das Casas e na qualificação, já numa ótica do 2.0. Se isso não puder ser integralmente no projeto todo, pelo menos na restauração. E, na Covilhã, estamos muito perto de inaugurar esse conceito. Tudo isto se junta a esta festa que vamos fazer. Penso que 2023 será um marco na história das Casas do Benfica", frisou o vice-presidente. 

TODOS OS NÚMEROS
1 Casa mais antiga: Campo Marior
19 Em 19 de novembro de 2023 será inaugurada a Casa Benfica Santarém 2.0
37 Modalidades praticadas nas Casas
43 Autocarros a caminho da Luz
107 Casas com projeto de uniformização de imagem e ligação em rede
129 Casas presentes no jogo com o Casa Pia (14 do estrangeiro)
298 Número de Casas/Delegações e Filiais do Benfica
532 Média por época de autocarros que levam adeptos para a Luz
1911 Inauguração da 1.ª Delegação do Benfica (Sport Lisboa e Portalegre)
40 638 Atletas praticantes das Casas

Este artigo faz parte da edição de 27 de outubro do jornal O Benfica

Texto: Pedro Miguel Azevedo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol