Futebol

02 novembro 2023, 15h30

Equipa do Benfica festeja um golo

Sandro Cruz com bola

Alcançado o triunfo frente ao Arouca (0-2) na 2.ª jornada da 3.ª fase da Taça da Liga (Grupo B), o Benfica foca-se na Liga Betclic. Neste sábado, 4 de novembro, às 15h30, os encarnados defrontam o GD Chaves, no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, numa partida referente à 10.ª jornada da prova.

Águias e flavienses vão enfrentar-se pela 38.ª vez, sendo o saldo amplamente favorável aos encarnados, que triunfaram em 29 jogos (78%). No histórico, há registo ainda de quatro igualdades (11%) em todas as frentes.

Centrando a análise apenas no Campeonato, o ascendente mantém-se, pois o Benfica venceu 26 dos 34 encontros disputados (76%). A divisão de pontos verificou-se em quatro embates.

Frente ao ocupante da 14.ª posição na tabela classificativa, o Benfica persegue a 8.ª vitória na Liga Betclic, a 5.ª consecutiva na condição de visitante. Para trás ficam os triunfos alcançados nos terrenos de Estoril (0-1), Portimonense (1-3), Vizela (1-2) e Gil Vicente (2-3).

João Neves

À entrada para esta jornada, os comandados de Roger Schmidt lideram na percentagem de posse de bola, com 61,9%, contra os 47,3% do Chaves, 10.º classificado neste item, com base nos dados da plataforma Wyscout.

As águias estão no lugar cimeiro no capítulo dos toques no interior da área adversária (282), contra os 133 do emblema de Trás-os-Montes. Também nos dribles (350), o Benfica supera os restantes rivais. O próximo adversário surge com 226, a meio da tabela.

Ainda a nível ofensivo, os encarnados são a formação com mais remates (157), com 37,6% a atingirem o alvo. O Chaves totaliza 113, com 39,8% de acerto.

Com 19 golos apontados, o Benfica apresenta-se como detentor de um dos melhores ataques da Liga, tendo em Di María (cinco tentos) o elemento mais concretizador. Do lado dos flavienses, no topo da lista está Hector (sete golos).

No capítulo da construção de jogo, o Benfica chega a esta jornada com 5344 passes efetuados e 86,7% de eficácia, um indicador em que bate os demais competidores, entre os quais, claro, o conjunto comandado por Moreno (3176 e 79,9% de acerto).

Equipa com mais passes para o terço final (640), a formação orientada por Roger Schmidt detém a mais elevada taxa de eficácia neste parâmetro (77,8%), face aos 57,4% do Chaves, penúltimo classificado.

Rafa

Com quatro passes para golo, Rafa e Neres são os líderes de assistências da Liga, enquanto Nwakali e Abass emergem como destaques no Chaves, com dois.

Em termos defensivos, o campeão nacional é um dos conjuntos que menos remates consentem (87; 8,47 por jogo). Já o Chaves permitiu 109 disparos (10,54 por partida), até ao momento.

Relativamente ao próximo adversário, o Benfica suplanta o rival na percentagem de duelos defensivos ganhos (62,4% contra 57,9%).

Os números mostram ainda que os flavienses são a equipa mais batida na Liga Betclic (26 golos sofridos).

Otamendi

Ao nível da intensidade, o Benfica está no topo das equipas da Liga Betclic, com 6,6 duelos e interceções por minuto de posse do adversário, enquanto o Chaves fica-se pelos 5,1.

Na última partida da Liga Betclic, ante o Vitória SC, em Guimarães, a formação orientada por Moreno foi derrotada por 5-0. Os flavienses apresentaram-se em 3x4x3 com os seguintes atletas: Hugo Souza, Bruno Rodrigues, Steven Vitória, Ygor Nogueira, Guima, Rúben Ribeiro, Carraça, Sandro Cruz, Lameiras, João Correia e Hector. Expulso por acumulação de cartões amarelos, Ygor Nogueira é baixa para o jogo com o Benfica.

Texto: Paulo Nunes Teixeira
Fotos: SL Benfica e GD Chaves
Última atualização: 3 de novembro de 2023

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas