Futebol

08 novembro 2023, 22h05

Real Sociedad-Benfica

Aursnes com bola

RESUMO DO JOGO

Numa noite difícil em San Sebastián, o Benfica foi derrotado pela Real Sociedad (3-1), na 4.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões.

No Reale Arena, Roger Schmidt lançou o seguinte onze: Trubin, António Silva, Otamendi, Morato, João Neves, Florentino, João Mário, Aursnes, Di María, Rafa e Arthur Cabral. O avançado brasileiro estreou-se entre os titulares, em embates da Champions pelas águias.

Necessitado de vencer, o Benfica foi a primeira equipa a rondar a baliza adversária. Logo aos 4', João Mário, de fora da área, visou o alvo e rematou forte. A bola sofreu um desvio num oponente, que originou pontapé de canto.

Na resposta, a entrada em falso materializou-se com o golo da Real Sociedad. Num lance de insistência, Merino, de cabeça, conseguiu bater Trubin, aos 6'. O golo foi validado por Anthony Taylor, após indicação do VAR.

Benfica

A partir daqui, as águias sentiram dificuldades defensivas. Aos 11', um passe de Florentino para trás foi intercetado por Oyarzabal, que fez o 2-0.

O Benfica viu o adversário introduzir a bola na sua baliza mais duas vezes. No entanto, ambos os lances foram irregulares: primeiro, numa recarga, Merino socorreu-se da mão (15'), e, depois, Oyarzabal beneficiou de fora de jogo para agitar as redes (20'). Os dois momentos foram bem ajuizados.

Já aos 21', sobre a esquerda do ataque, Barrenetxea teve espaço, fletiu para dentro e atirou na direção das malhas encarnadas (3-0).

Golpe duro para o Benfica, que tentou reagir aos 26'. Arthur Cabral progrediu pela direita e serviu Rafa na área. O camisola 27 não conseguiu o remate nas melhores condições e a bola perdeu-se pela linha de fundo.

No minuto seguinte, Otamendi derrubou Oyarzabal na área encarnada. Foi assinalada grande penalidade, desperdiçada por Méndez, que acertou no poste esquerdo.

O Benfica precisava de mudar o rumo dos acontecimentos, e Roger Schmidt procedeu à primeira alteração: saída de Florentino e entrada de Jurásek (31').

Real Sociedad-Benfica

O lateral checo posicionou-se sobre a esquerda, enquanto Aursnes derivou para o flanco oposto, ocupado por João Neves até então. O jovem médio luso passou para o miolo do terreno, mais próximo de João Mário.

Na sua primeira intervenção, Jurásek avançou pelo seu corredor, cruzou e o Benfica teve um canto favorável, do qual não resultou perigo.

Por sua vez, Otamendi também procurou remar contra a maré. De cabeça, após canto, o capitão atirou para defesa de Remiro.

Era preciso mais. Já no período de compensação, nota para dois momentos protagonizados por Rafa. Aos 45'+1', o avançado rematou sobre a trave, e, aos 45'+4', encetou um contragolpe, concluído com passe para Arthur Cabral, desviado para canto.

Real Sociedad-Benfica

Filme do jogo

Ver mais ›

Reatar do jogo sem alterações na equipa. Com mais garra na disputa dos lances, o Benfica reduziu aos 49'. À entrada da área dos bascos, Arthur Cabral ganhou o esférico e endossou-o para Otamendi, que assistiu Rafa. De primeira, o atacante bateu Remiro, estreando-se a faturar na Champions em 2023/24.

Mais pressionantes, eficientes no processo defensivo, os encarnados continuaram a batalhar por golos.

Real Sociedad-Benfica

Com grande alma, Otamendi subiu no terreno e rematou em posição frontal para defesa de Remiro para canto (59'). Na sequência do mesmo, Arthur Cabral levou a melhor sobre os rivais no duelo aéreo, mas errou o alvo.

Após o disparo de Zubimendi ao lado (64'), o Benfica procurou circular melhor a bola, em comparação com o primeiro tempo. Na frente, Musa foi lançado no lugar de Arthur Cabral (64'), mas a formação da casa acabou por equilibrar.

Chiquinho, Gonçalo Guedes e Tengstedt foram os últimos homens a entrar em campo, aos 85'. João Mário, Rafa e Di María foram substituídos. Faltava pouco tempo para o apito final, e o Benfica foi incapaz de criar ocasiões de perigo nesse período.

Real Sociedad-Benfica

O desfecho deixa os encarnados sem possibilidades de lutarem pelo apuramento para os oitavos de final da competição, mantendo-se em aberto a qualificação para a Liga Europa.

Terminada esta ronda, o Benfica vira agulhas para a Liga Betclic. No domingo, 12 de novembro, os encarnados recebem o Sporting. Agendado para as 20h30, o dérbi eterno, referente à 11.ª jornada, disputa-se no Estádio da Luz.

A Catedral também será o palco do próximo embate na Champions League, no dia 29 de novembro, data da partida com o Inter de Milão.

Texto: Paulo Nunes Teixeira
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 9 de novembro de 2023

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas