Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
O antigo avançado e capitão do Benfica recorda os momentos emblemáticos vividos no Estádio da Luz.
09 novembro 2023, 10h00
Nuno Gomes
Autor do primeiro golo no recinto, o antigo avançado e capitão recordou alguns dos momentos mais marcantes no Estádio. A chegada e os festejos da equipa após a conquista do título nacional em 2004/05 continuam bem presentes.
PRIMEIRO DIA
"Terá sido a uns meses da inauguração que pisei o relvado, mas num ambiente totalmente diferente, com as bancadas vazias. A ansiedade ia aumentando desde que foi anunciada a data da inauguração. Quem fazia parte do plantel nessa altura sentia-se um felizardo, pois iríamos fazer parte da primeira equipa a pisar o novo estádio e estávamos ansiosos por viver esse momento, perceber qual era diferença do estádio sem adeptos. Treinávamos aqui de vez em quando, noutras vezes vínhamos só equipar-nos aqui. A determinada altura começámos a utilizar as instalações, os balneários, mas íamos treinar fora. E, no dia da inauguração, o ambiente foi diferente. Foi uma grande alegria poder estar presente nesse dia."
MELHOR MOMENTO
"Não posso fugir desse primeiro dia porque vou ficar ligado a esse momento, de ter sido o primeiro a marcar um golo no novo estádio. Devo eleger esse momento como um dos mais marcantes, pois vai ficar na história. Em termos de golos, elegia um que fiz ao Nápoles aqui, de cabeça. Foi um momento bom para o Clube, que coincidiu também com a primeira transmissão televisiva da BTV."
SAUDADES
"Todos os colegas que passaram por estas entrevistas vão responder que têm muitas saudades de jogar neste estádio, do ambiente que os adeptos proporcionam e fazer golos, como é óbvio."
UMA HISTÓRIA
"Um jogo com o Sporting, com um golo do Luisão… Não nos deu o título, mas pôs-nos muito perto. Precisávamos dessa vitória. O ambiente no estádio foi fantástico. Depois, na semana seguinte, fomos ganhar ao Bessa e selámos o Campeonato aí. Tivemos de fazer a viagem para Lisboa, chegámos muito tarde, mas esse momento é também um episódio marcante. Não só porque foi o meu primeiro Campeonato pelo Benfica, que perseguia há muitos anos, mas também porque chegámos às 3 ou 4 da manhã, e o estádio estava ainda cheio de gente. Entrámos no relvado, mas demorámos muito pouco tempo, pois as pessoas invadiram o estádio com a ansiedade de ver os jogadores e de festejar com a equipa. Por razões de segurança, tivemos de recolher e fazer a festa neste espaço e no balneário. Lembro-me perfeitamente de olhar para o relvado e ver o míster Trapattoni no ar… Foram momentos bonitos que me marcaram. Estávamos ansiosos por chegar à Luz, mas chegámos muito tarde. Ver o estádio cheio de gente foi marcante."
MURAL DOS CAMPEÕES
"A relação que tive sempre com os adeptos e o reconhecimento que tive sempre deles, quando jogava e mesmo quando deixei de jogar… agradeço-lhes por isso. Tenho um pouco de vaidade por ficar ligado a estes 20 nomes e aos 20 anos do estádio, é um motivo de orgulho. Espero que os meus filhos tenham esse orgulho de, um dia, poderem mostrar aos netos quem foi o pai."
RECORDAÇÃO
"Este golo [frente à Naval, em 14 de novembro de 2010] significou muito, foi um momento especial porque estava a atravessar um período difícil, tinha perdido o meu pai há pouco tempo, e também a nível pessoal as coisas não me estavam a correr bem. Estava a ser pouco utilizado… Quando voltei a jogar, depois de o meu pai ter falecido, procurava um golo para lhe dedicar. Sem ele nem a minha mãe, não teria sido o jogador que fui."
Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 12 de agosto de 2024