Andebol

18 novembro 2023, 18h54

Ander Izquierdo

Ander Izquierdo

RESUMO DO JOGO

Campeonato Nacional
12.ª jornada
1.ª fase
RESULTADO FINAL
Benfica 29
Sporting 36

A equipa masculina de andebol do Benfica enfrentou o Sporting, num dérbi a contar para a 12.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional, no Pavilhão n.º 2 da Luz. Os leões venceram por 29-36.

Num sábado de emoções fortes na Luz, com várias equipas de modalidades a jogarem em casa, o ponto alto – mas não o último – era este dérbi eterno.

Nas bancadas repletas de público – ou o jogo não estivesse esgotado há dias –, duas notas no que diz respeito a presenças. A primeira vai para o Presidente Rui Costa, a segunda para a equipa feminina de andebol, que também não falhou no apoio aos seus colegas de modalidade. Belíssima moldura humana no pavilhão!

Presidente Rui Costa a assistir ao dérbi

Ora, se o ambiente já estava quente, mais ficou quando o primeiro golo foi pintado de vermelho e branco, da autoria de Demis Grigoras.

Os primeiros 15 minutos foram de uma eletricidade ímpar, com as duas equipas a serem bastante eficazes. O Sporting ganhou a dianteira, os encarnados recuperaram e empataram (9-9), e conseguiram mesmo passar para a frente (11-10).

Impossível de manter o ritmo do quarto de hora inicial, a etapa complementar da primeira parte teve menos golos e mais falhas de ambos os lados. Ainda assim, foram os leões a saírem para o intervalo na frente (16-18) deste Benfica-Sporting, um duelo que teve a Metronumbers como Match Day Sponsor.

A esmagadora maioria da segunda parte confirmou a toada de parada-resposta da primeira, com o Sporting a jogar com a vantagem que trouxera do intervalo.

Mike Jensen

As águias nunca se vergaram, nem viraram a cara à luta. Mikel Jensen foi travando iniciativas dos leões e manteve sempre a equipa dentro do jogo, tal como fizeram os golos de Ander Izquierdo, que acabou por ser o melhor marcador das águias na partida, com oito tentos apontados.

A expulsão de Yoav Lumbroso, aos 37' de jogo, foi um dado que acabou por fazer a diferença, tal a importância do central na equipa orientada por Jota González.

Nem com os verdes e brancos a aumentarem para três golos a diferença no marcador (22-25) o público da Luz baixou os decibéis do incentivo, cantando alto do primeiro ao último minuto.

Alexis Borges

Com pechas na finalização – que acabou por ser o grande fator diferenciador do encontro –, o Benfica passou o tempo a lutar contra as vantagens do oponente, que acabou por vencer por 29-36.

Na próxima jornada (13.ª), os encarnados viajam até ao Pavilhão Acácio Rosa, onde vão defrontar o Belenenses, em partida agendada para as 15h00 de sábado, 25 de novembro.

Jota González

DECLARAÇÕES

Jota González (treinador do Benfica): "Começo por pedir desculpa a todos os que vieram ao pavilhão, porque a equipa não esteve à altura. Creio que temos de melhorar muitas coisas para chegar ao nível que precisamos ter num duelo contra o Sporting. Tentámos mudar algumas coisas na defesa, arriscámos situações distintas no ataque, mas eles superaram-nos. Na parte final, o nosso ataque também não esteve tão efetivo, perdemos muitas bolas e o guarda-redes deles fez muitas defesas. O cartão vermelho a Lumbroso, aliado às baixas que temos, tornou tudo ainda mais difícil. O Campeonato fica muito complicado, mas temos de ter respeito por todas as competições e continuar a trabalhar para ganhar o máximo de jogos possíveis. Vamos lutar até ao fim por este Clube e pelos nossos adeptos."

Equipa do Benfica alinhada

Benfica-Sporting
29-36
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Mike Jensen, Miguel Sánchez, Ander Izquierdo, Yoav Lumbroso, Demis Grigoras, Ole Rahmel e Alexis Borges
Suplentes
Nikola Zoric, Gustavo Capdeville, Bélone Moreira, Stiven Valencia, Paulo Moreno, Afonso Mendes, Gabriel Sequeira, Filip Taleski e João Bendeira
Formação do Sporting
André Kristensen, Martim Costa, Edy Silva, Kiko Costa, Pedro Portela, Natán Suárez e Orri Freyr Thorkelsson
Suplentes
Leo Maciel, Jan Gurri, João Gomes, Étienne Mocquais, Christian Moga, Salvador Salvador, Mamadou Gassama, Edmilson e Espen Vag
Ao intervalo 16-18
Marcadores do Benfica
Ander Izquierdo (8), Demis Grigoras (5), Ole Rahmel (5), Miguel Sánchez (3), Alexis Borges (2), Bélone Moreira (2), Yoav Lumbroso (2) e Paulo Moreno (1) e Filip Taleski (1)

PASSATEMPO METRONUMBERS

Metronumbers

Metronumbers

Metronumbers

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Andebol


Relacionadas