Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Em entrevista ao BPlay, Florentino falou das emoções sentidas pelo jogo 100 de águia ao peito, averbado diante do Famalicão, e revisitou o seu trajeto no Clube.
26 novembro 2023, 19h30
Florentino
Titular pela primeira vez na vitória do Glorioso em casa do Galatasaray (1-2), na 1.ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa 2018/19, Florentino estreou-se a marcar no seu sétimo jogo pela equipa principal: fechou o triunfo no reduto do Moreirense (0-4), seis minutos após ter sido lançado desde o banco. A época de estreia foi coroada com a conquista do primeiro título de campeão nacional.
"Se olhar para trás, vejo que o tempo passou muito rápido", comentou o médio, que disputou 54 jogos sob o comando de Roger Schmidt em 2022/23, registo que representa um máximo da carreira até ao momento.
Sobre o próximo jogo, diante do Inter, para a 5.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, o camisola 61 deu o mote: "Vamos entrar com a maior ambição, que é para ganhar o jogo."
Cem jogos pela equipa A do Benfica. O que significa alcançar esta marca?
É um feito memorável. Se olhar para trás, vejo que o tempo passou muito rápido. Lembro-me que ainda ontem era uma criança aqui no Caixa Futebol Campus, no Benfica Campus, atrás dos seus sonhos... e tinha o sonho de fazer um jogo pela equipa principal. E hoje, ao ver que já consegui alcançar esta marca dos 100 jogos, creio que é algo memorável para mim.
A sua estreia oficial foi certamente memorável. Ninguém esquece aquela vitória, em casa, por 10-0 frente ao Nacional. Curiosamente, o número 61 entrou ao minuto 61. O que recorda desse primeiro jogo?
Foi um jogo que acho que ficou na memória de todos os adeptos porque fizemos um resultado, em casa, histórico contra o Nacional. Lembro-me que estava na expectativa, nesse jogo, de entrar. Ao intervalo já estava à espera de entrar porque o resultado estava favorável, e, quando vejo o míster a chamar-me para entrar, vejo que era o momento que tanto tinha desejado. E saber que entro logo no Estádio, e fico a olhar… Vou logo a correr e fico a olhar para o Estádio... ver a quantidade de gente que está ali dentro, ver que eu estava ali a contribuir com a equipa, entrar e logo no primeiro… Tinha sido um lançamento, creio que foi o André Almeida, e logo na primeira jogada ele passa a bola para mim e o primeiro toque sai bem, fiquei logo aliviado: "Ah, agora o jogo vai correr bem."
Como foi viver este centésimo jogo, desta vez frente ao Famalicão?
Já tinha noção de que se fizesse este jogo ia alcançar essa marca. O meu objetivo principal era ganhar, e conseguimos ganhar, e ganhar bem diante dos nossos adeptos. E ainda mais fazer os 100 jogos em casa... é muito bom.
É um dos jogadores com mais desarmes no Campeonato. "Polvo" é alcunha que se encaixa na perfeição?
Acho que as pessoas me chamam de "polvo" um pouco por causa disso, dos desarmes e das interceções que faço durante o jogo. É uma das características mais fortes do meu jogo. Claro que cada jogador tem as suas características e cada um complementa-se a si, é por isso que somos uma equipa e não jogamos individualmente. É um desporto coletivo.
O desarme, a inteligência com que antecipa os lances: parece que está sempre no sítio certo, no momento certo. De onde é que vêm estas características?
Eu sempre tentei entender muito do jogo, e sempre, desde a formação, tentei captar tudo o que os místers me diziam e ficar atento aos pormenores, aos detalhes. Creio que um jogador que joga na posição 6 tem de ser um equilíbrio, tanto para atacar como para defender. Em todas as situações tenho de estar alerta porque, maioritariamente, o jogo passa por ali, e, qualquer coisa que eu vejo, tento sempre prever, pensar um pouco à frente que vá acontecer, eu tento estar lá, no lugar certo.
Já está no Clube desde o escalão de Infantis, é uma das pérolas do Benfica Campus. O que acha deste seu percurso de águia ao peito pela equipa principal?
Creio que é um percurso muito bonito, e longo, já, desde os Infantis. Recordo-me que quando entrei aqui no Benfica ainda era defesa, jogava a defesa-central. Depois, quando começámos a jogar futebol de 11, passei para lateral-direito, e houve um jogo – acho que foi nos Iniciados A ou nos Iniciados B – em que nós não tínhamos médios-defensivos, estavam lesionados, e o míster perguntou-me se eu queria jogar a médio. Eu disse: "Claro, quero é ir lá para dentro." Joguei a médio e correu tudo bem. Consigo ver que, ao longo deste tempo, todas as situações que eu tive desde o início até agora contribuíram para que eu fosse o jogador que sou hoje, e é muito bom.
Vamos agora para a 5.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Quais são as expectativas para o jogo com o Inter de Milão?
A nossa expectativa é a mesma de sempre: honrar o clube que nós levamos ao peito. E vamos entrar com a maior ambição, que é para ganhar o jogo.
Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 20 de janeiro de 2025