Dressage

04 dezembro 2023, 09h00

Leonor Coelho

Leonor Coelho

Leonor Coelho, cavaleira internacional do Sport Lisboa e Benfica, esteve em evidência na Competição Dressage Nacional (CDN) de Arruda dos Vinhos, organizada pela Academia Dressage Portugal, nos dias 2 e 3 de dezembro.

A atleta do Benfica entrou em pista no sábado, 2 de dezembro, com o seu mais recente companheiro, o PSL Monarca do Lis, executando a reprise FEI Juniores Team. Embora estivessem em FP, o objetivo principal passou pela avaliação do conjunto no novo escalão por parte do júri, tanto para Leonor Coelho como para a sua treinadora, Raquel Falcão. E o resultado não poderia ter sido mais animador e encorajador para ambas: um dos três juízes atribuiu-lhes a classificação de quase 71%.

Leonor Coelho

Ainda no sábado, Leonor Coelho voltou a entrar em pista, com a mesma reprise, mas desta feita com a sua égua PSL Esguia, conquistando o lugar mais alto do pódio, com a classificação final de 66,768%.

"O dia de sábado foi brilhante", começou por dizer a atleta Leonor Coelho. "Eu e o Monarca do Lis estreámo-nos na competição do novo escalão. O sentimento em pista foi tão bom ao perceber que o Monarca esteve sempre comigo. Já não é a primeira vez que friso isto, mas nunca é de mais fazê-lo quando o sentimos: o Monarca gosta de executar os exercícios com muita exatidão e precisão, e está muito atento ao meu quadro de ajudas. É jovem e será provavelmente o cavalo mais jovem do escalão, mas acredito que poderemos conseguir muitos pontos em futuras provas. As notas atribuídas pelos juízes foram bastante encorajadoras, mas sei que podemos ainda fazer mais e melhor de forma a alcançarmos os nossos objetivos a curto e médio prazo", assegurou.

Leonor Coelho

No segundo dia de provas, domingo, 3 de dezembro, Leonor Coelho marcou presença no concurso novamente com a égua PSL Esguia. A dupla, na reprise Juniores Individual, obteve a classificação final de 66,569%, alcançando a 2.ª posição do pódio.

"A Esguia é uma verdadeira veterana em pista e já com uma vasta experiência em provas. Executa os exercícios com uma facilidade incrível e sinto que gosta de executar este tipo de exercícios. Conseguimos, no sábado, o 1.º lugar do pódio com uma vantagem considerável sobre o 2.º classificado. No domingo, o concurso atrasou bastante e fez com que estivesse uma hora na pista de aquecimento, mas a nossa performance foi igualmente boa quando entrámos em pista. Fizemos duas provas limpas e sem erros, e as pontuações foram todas elas muito consistentes, o que nos dá ambição para mais, pois podemos sempre melhorar um pouco mais", concluiu.

Texto: Redação
Fotos: Rui Pedro Godinho
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas