Clube

05 dezembro 2023, 22h24

Glórias do Benfica

As lendas do Benfica

UMA OBRA INÉDITA

"Para um atleta conseguir os seus objetivos, é fundamental, depois de um trabalho árduo dentro do campo, ter um certo cuidado na alimentação fora do campo", explicou Álvaro Magalhães, um dos 38 antigos futebolistas do Benfica que participaram no livro Cozinhar com as Lendas, dado a conhecer nesta terça-feira, 5 de dezembro, no camarote presidencial do Estádio da Luz.

Lançado pela editora húngara Gabriel & Violet, a obra, que conta com um prefácio do Presidente Rui Costa, apresenta os testemunhos de glórias encarnadas – em entrevistas conduzidas por João Tomaz – relativamente às suas preferências culinárias e revela também algumas das suas mais curiosas vivências ao redor da mesa, recordando ainda as principais estatísticas de águia ao peito (épocas, jogos, golos, títulos e troféus).

Porém, a publicação não se cinge aos relatos dos antigos atletas. Tiago Sabarigo, já considerado um dos 100 melhores chefs do mundo e dono do restaurante Essência – situado em Budapeste e galardoado com uma estrela MICHELIN –, adaptou, com o seu toque pessoal, cada uma das iguarias eleitas pelos ex-futebolistas, partilhando as receitas no livro.

Tiago Sabarigo

O almoço de lançamento de Cozinhar com as Lendas – a cargo do chef  Tiago Sabarigo – realizou-se nesta terça-feira, 5 de dezembro, no camarote presidencial do Estádio da Luz, e o Site Oficial acompanhou de perto o evento.

Ao entrarem no salão minuciosamente decorado, ainda antes das 13h00, Isaías, Toni, Veloso, José Augusto e Álvaro Magalhães – entre outros convidados – folhearam, de imediato, os vários exemplares do livro distribuídos pelo espaço.

Num animado momento de convívio, os antigos jogadores partilharam os seus pratos de eleição, com José Augusto, Veloso e Álvaro Magalhães a serem ainda referenciados pela capa do livro… apetrechados de utensílios culinários e trajados com chapéus e fatos de cozinheiro.

"Fiquei feliz porque faz parte da nossa história como atletas desta grande instituição. Fazer parte da capa deste livro é uma grande satisfação e fico feliz pelo reconhecimento", expressou Álvaro Magalhães, em declarações aos canais oficiais do Clube, antes da refeição.

Glórias do Benfica

Isaías mostrou-se igualmente feliz pela ocasião: "É sempre uma honra poder estar aqui neste palco maravilhoso, num lançamento muito importante para a história do Glorioso. Cozinhar com as lendas não é fácil, então estou muito feliz por estar aqui e conviver neste momento especial."

Antes de os convidados chegarem, já Tiago Sabarigo, atarefado com os preparativos para o evento, se encontrava no local. Ainda assim, teve tempo para exprimir o "enorme orgulho" pela participação no projeto.

"Fazer parte do universo benfiquista é uma coisa que me toca bastante. Sou Benfiquista desde que nasci. Não há palavras, é algo inimaginável. Tem um grande significado, [os antigos jogadores] fizeram parte do meu crescimento e é bom tê-los aqui. Trabalho fora do país há 10 anos, é sempre bom ter algo mais a ligar-me a casa, ao Benfica e a Portugal. Há pratos que representam bem a cozinha portuguesa, têm bom sabor, do bitoque até à feijoada, ou o arroz de polvo e a cabidela. Tem coisas interessantes e receitas acessíveis que se podem fazer em casa", revelou o chef.

Também os editores Violet e Gábriel Ozzy-Tóth estavam previamente no camarote presidencial, assegurando-se de que a cerimónia decorreria conforme o planeado. Posteriormente, no momento mais solene de apresentação da obra, Gabriel Ozzy-Tóth enalteceu a sua gratidão e alegria pela publicação do 25.º livro da editora em outros tantos anos de atividade.

Tradutores

"Agradecemos a todos os que fizeram parte do livro, ao Benfica, e por ter a oportunidade de conhecer quem está no livro. O chef Tiago cozinhou os seus pratos favoritos. Provámos todos e eram espetaculares, há muitas coisas parecidas entre os sabores portugueses e os húngaros. Estamos muito orgulhosos do livro. Espero que possamos continuar esta relação com o Benfica, que possa haver mais projetos e que este livro chegue ao máximo de pessoas possíveis", desejou ainda Gabriel Ozzy-Tóth.

Antes de passar a palavra aos editores, José Simão, diretor do departamento de Merchandising e Licenciamento das águias, explanou o livro, vincando que se trata de um "produto completamente original" e que a "editora também é um fator novo, porque reconheceu a importância do Benfica quer na Hungria, quer nos mercados onde vende livros".

Findada a apresentação, pouco depois das 13h30, arrancou o almoço propriamente dito. O menu selecionado por Tiago Sabarigo consistiu em carapaus alimados e cabrito assado, acompanhados por batata e couve, como pratos principais, torta de laranja e pastel de nata como sobremesas, iguarias que constam em Cozinhar com as Lendas. Disponível no Site e nas Benfica Official Stores.

Texto: Simão Vitorino
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas