Judo

05 dezembro 2023, 11h12

Bárbara Timo

Bárbara Timo

O Grand Slam de Tóquio decorreu nos dias 2 e 3 de dezembro e contou com a participação da judoca Bárbara Timo. A atleta do Benfica foi 5.ª classificada na categoria -63 kg.

Bárbara Timo começou por vencer a espanhola Cristina Cabana e a israelita Gili Sharir (vice-campeã da Europa 2023), ambas por ippon (pontuação máxima), e, já na 3.ª ronda, derrotou a holandesa Geke Van den Berg por wazari.

Nos quartos de final da competição realizada no Japão, a judoca do Benfica venceu a eslovena Andreja Leski (atual campeã da Europa) por ippon.

Única atleta europeia que conseguiu apurar-se para as meias-finais do Grand Slam de Tóquio, Bárbara Timo encontrou a japonesa Miku Takaichi no caminho para a grande decisão. Num combate muito equilibrado, a benfiquista acabou por ceder no solo, sendo remetida para a disputa da medalha de bronze.

No duelo com a neerlandesa Joanne Van Lieshout (bronze no Mundial sénior e bicampeã do mundo de juniores), Bárbara Timo entrou com uma grande atitude, colocando logo dois ataques na frente. No entanto, no último ataque acabou por sofrer uma luxação que deu vantagem à adversária. Apesar de já ter vencido a neerlandesa por duas vezes neste ano, a judoca do Benfica desta vez acabou por ficar afastada do pódio, garantindo assim o 5.° lugar entre 35 atletas na categoria -63 kg.

"Foi um dia longo de competição que exigiu bastante da Bárbara, tanto ao nível físico como psicológico. Apesar de não ter alcançado a medalha depois de seis combates exigentes, a atleta demonstrou consistência perante as suas adversárias. Foi um bom teste para Paris 2024", analisou a treinadora, Ana Hormigo.

Texto: Redação
Fotos: Federação Internacional de Judo
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas