Futebol feminino

12 dezembro 2023, 19h20

Filipa Patão

Filipa Patão com o grupo de trabalho

ANTEVISÃO

Nesta quarta-feira, 13 de dezembro, às 20h00, o Estádio da Luz recebe o primeiro jogo da equipa feminina de futebol do Benfica na Liga dos Campeões.

O embate da 3.ª jornada do Grupo A, frente ao Eintracht Frankfurt, entrará assim para a história. Ambas as equipas totalizam três pontos, pelo que este desafio poderá ter um carácter determinante nas contas finais, cuja meta estabelecida é a inédita presença nos quartos de final.

Na antevisão ao duelo, Filipa Patão e Lena Pauels reconheceram a importância de jogar diante dos Benfiquistas na Luz. "Sabemos perfeitamente a grandeza deste Estádio, desta casa. Estaremos eternamente gratas por todos os jogos que nos proporcionarem aqui", disse Filipa Patão, antecipando um momento "especial".

"É importante jogar na Luz para a Liga dos Campeões, porque passamos uma mensagem para fora de que realmente está a haver uma grande aposta do Benfica. Agradeço ao Presidente e a toda a Direção por nos terem proporcionado jogar na Luz, mais uma vez, num momento competitivo tão importante em que podemos fazer história", referiu, na conferência de Imprensa, que teve lugar no Estádio da Luz, nesta terça-feira, 12 de dezembro.

"A quem comparecer, o meu obrigada. Serão muito bem-vindos e vão assistir a um grande jogo de futebol. É isso que queremos proporcionar aos adeptos e só temos a agradecer a todos os que vierem apoiar e dar-nos essa força", completou.

Filipa Patão

"Agradeço ao Presidente e a toda a Direção por nos terem proporcionado jogar na Luz, num momento competitivo tão importante em que podemos fazer história"

Filipa Patão

Embora o jogo não marque a estreia das encarnadas na Luz – aliás, foi na Catedral que se registou o recorde de assistência numa partida de futebol feminino em Portugal, com 27 221 espectadores no Benfica-Sporting, em março de 2023 –, é sempre especial pisar a relva do mítico recinto.

ANTEVISÃO DE LENA PAUELS

Para Lena Pauels, contratada na presente época, será a primeira vez. "Para nós, significa muito ter o primeiro jogo europeu na Luz. Sei como é o ambiente no Seixal [Benfica Campus], e o apoio dos adeptos, mas amanhã [quarta-feira] haverá muito mais adeptos nas bancadas. Precisamos deles e de um forte apoio. Espero que vençamos e que no futuro possamos jogar mais vezes na Luz", assumiu Lena Pauels.

Naturalmente conhecedora da Bundesliga feminina, a guarda-redes alemã considera que o Eintracht será um "oponente difícil". "Será um jogo interessante e importante para nós. Temos três pontos, e os dois próximos jogos [ambos com o Eintracht Frankfurt] vão decidir quem se apura para os quartos de final", analisou, sobre um grupo que conta também com Barcelona e Rosengard.

A receita para o sucesso de uma equipa "muito profissional" como a do Benfica passa por "dizer presente desde o primeiro minuto". "Estamos no bom caminho", referiu.

Já a treinadora das tricampeãs nacionais recusa o eventual favoritismo que o ranking possa conferir às encarnadas, que surgem num histórico 13.º posto, 10 lugares acima das germânicas, após a última atualização da UEFA.

"Quando se entra em campo, começa-se do zero. Apenas conta o que fazemos em campo, e quem conseguir concretizar a sua ideia de jogo. Ambas as equipas precisam de ganhar e vai ser uma luta muito interessante. O Eintracht é uma equipa bastante competente, mas nós também somos", disse Filipa Patão.

Filipa Patão e Lena Pauels

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

A treinadora do Benfica recordou que na época passada o Bayern Munique foi um dos oponentes na Champions, e a forma como as águias batalharam contra uma "equipa de renome" é sinal de evolução.

"Desengane-se quem pensar que o Eintracht é uma equipa com menos valências do que o Bayern. Está a demonstrá-lo na liga alemã. Vamos defrontar uma equipa tão ou mais competente que o Bayern, isso só nos dá mais responsabilidade para dar o passo em frente de que precisamos", sublinhou.

"Falta dar o passo final e não sermos só competitivas, mas conseguirmos realmente ganhar. Não podemos lutar uma vida inteira por ser competitivas, mas por vencer os desafios que nos fazem estar entre as melhores equipas", acrescentou.

Filipa Patão

Para exemplificar o crescimento da equipa, Filipa Patão lembrou que em 2022/23, após os triunfos sobre o Rosengard, houve "euforia", mas nesta época, depois da vitória (1-0), o sentimento foi outro. "Já se pensou 'só'? São pequenos sinais de que já olham para o Benfica de outra forma. Poderíamos ter feito melhor, mas a mentalidade está a mudar e a capacidade de abordar estes jogos também", detalhou, recorrendo a palavras do icónico ex-basquetebolista Michael Jordan.

"Dizia que não era por falhar quatro, cinco, ou seis cestos que se deixava de tentar. Não é por ficarmos quase lá que desistiremos. O golo vai aparecer e vamos conseguir ser felizes", reforçou.

A finalizar, a treinadora garantiu que as Inspiradoras estão prontas para o desafio europeu. "Gosto muito de provar que a nossa equipa está muito bem preparada. Estamos a crescer e a fazer história contra as melhores", admitiu.

CONVOCADAS

Ana Seiça, Anna Gasper, Andrea Falcón, Andreia Faria, Andreia Norton, Amélia Silva, Beatriz Nogueira, Carole Costa, Carolina Vilão, Catarina Amado, Christy Ucheibe, Daniela A. Santos, Francisca Nazareth, Laís Araújo, Lara Martins, Lena Pauels, Lúcia Alves, Marie Alidou, Marta Cintra, Marta Salvador, Nycole Raysla, Paige Almendariz e Rute Costa.

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas