Reportagem

05 janeiro 2024, 13h10

Pelas Casas do Benfica

1.ª Gala Casas Benfica

REPORTAGEM BTV

Nesta semana, o programa Pelas Casas do Benfica, da BTV, revela-nos uma viagem feita em outubro de 2023 até ao distrito de Viseu para uma paragem obrigatória na primeira Gala das Casas Benfica, na cidade de Lamego.

O Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, foi o palco da primeira grande Gala das Casas Benfica. Uma estreia que recebeu mais de 400 pessoas, num tributo àqueles que desempenharam papéis de destaque na história da embaixada n.º 188 do Clube.

Pelas Casas do Benfica

"Premiar todos aqueles que se distinguiram pelo desporto, ações sociais ou ao serviço da Casa Benfica Lamego. Portanto, é uma maneira muito bonita de, conjuntamente com a população em geral, festejar essas pessoas, compensá-las pelos êxitos que tiveram", explicou o vice-presidente do SL Benfica, Domingos Almeida Lima.

"É a primeira vez que há uma gala deste género, mas eu congratulo-me com isso e faço votos para que se repita noutros pontos do País", desejou o dirigente.

Pelas Casas do Benfica

Uma organização que deu muito trabalho e "várias noites sem dormir", confessa o presidente da Casa Benfica Lamego, que viu Paulo Paradela, acompanhado pela Banda Musical de Gouviães, dar início à cerimónia ao som do Ser Benfiquista.

"Acima de tudo é preciso ter uma equipa fantástica. Os meus sonhos tornarem-se realidade não é fácil. Não foi fácil, mas só o facto de vermos a Casa cheia e os lamecenses terem aderido tão bem a esta gala… Estou muito feliz", reforçou João Pereira, que destaca a "humildade", o "companheirismo" e a "entreajuda fantástica" como a grande receita para o sucesso desta Casa, onde também a vertente desportiva é uma prioridade, com destaque para o ciclismo, uma modalidade que coloca vários atletas em competições nacionais.

Pelas Casas do Benfica

A Casa Benfica Lamego foi fundada em 19 de abril de 2004 e inaugurada em 20 de janeiro de 2007, sendo atualmente um espaço de referência para todos os lamecenses. E foi durante a inauguração do novo Estádio da Luz, a 25 de outubro de 2003, que tudo foi pensado, planeado e, finalmente, concretizado.

"Estávamos atrás da baliza, uma quantidade de lamecenses, e a vontade de termos uma Casa Benfica era enorme. Já tinha havido várias tentativas e pus mãos à obra. Comecei por fazer um jantar de Benfiquistas onde estiveram cerca de 500 pessoas e, a partir daí, senti-me na lua como Benfiquista", conta o sócio fundador da Casa Benfica Lamego, José Vigia.

"Houve trabalho, mas um trabalho com alma, amor, carinho. Com a colaboração de muitos Benfiquistas, conseguimos levar para a frente a fundação da Casa Benfica e conseguimos fazer com que ela albergasse todos os Benfiquistas da nossa região", destacou, orgulhoso.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 5 de janeiro de 2024

Relacionadas