Futebol

05 janeiro 2024, 16h02

Equipa a festejar um golo

Equipa do Benfica a festejar um dos três golos ao Famalicão

Quatro triunfos consecutivos para todas as provas, 14 jogos de invencibilidade na Liga Betclic e envolvido em todas as frentes. É com este cartão de visita que o Benfica se apresenta na 16.ª jornada, a primeira de 2024, para enfrentar fora de portas o Arouca, adversário que já venceu nesta época por 0-2, na 1.ª ronda do Grupo B da Taça da Liga.

Os 12 duelos anteriores para o Campeonato entre as duas equipas mostram um claro domínio das águias, que venceram 10 deles e empataram um. O presente mostra, porém, um adversário que também está a atravessar um bom momento de forma. Desde a entrada em cena do treinador Daniel Sousa, os arouquenses somaram três vitórias – duas delas consecutivas – em quatro jornadas e escalaram até ao 10.º lugar da tabela.

Trubin

Com apenas 10 golos sofridos, a equipa comandada por Roger Schmidt é dona da melhor defesa da prova e conseguiu manter a baliza inviolável em oito das 15 jornadas já disputadas. Segundo os dados da plataforma Wyscout, os encarnados também têm a seu favor a maior percentagem de duelos defensivos ganhos (60,6% contra 58,1%) comparativamente ao Arouca, que, apesar de ter encaixado o dobro dos golos dos encarnados (20), consente menos remates: 149 contra 156.

No capítulo da percentagem de posse de bola, o Benfica soma 59,7% e, neste sábado, dia 6, terá pela frente uma das seis equipas entre as 18 que disputam o Campeonato com uma percentagem de posse de bola superior a 50% (50,4%). A tendência dominadora das águias é acentuada pelo acerto em 86,2% dos 8333 passes tentados, números bem acima dos demais concorrentes.

Rafa

O próximo adversário do Glorioso equilibra as contas a nível ofensivo, onde apresenta registos que lhe permitem juntar-se às águias no top 5 da Liga Betclic. Com 22 golos marcados em comparação com os 28 do atual campeão nacional, o Arouca é a quarta equipa com mais remates (199), ranking liderado pelo Benfica, com 261, e conta com o terceiro melhor marcador da competição: Rafa Mujica leva oito golos marcados, cinco deles nas últimas quatro jornadas.

Com o golo e as duas assistências na vitória sobre o Famalicão, Rafa passou a somar cinco remates certeiros e igualou Di María no lote de goleadores do Benfica na prova, tornando-se, também, no jogador (em igualdade) com mais passes para golo na Liga: seis.

Refira-se que, além dos remates, a equipa de Roger Schmidt também lidera nos parâmetros dos cruzamentos (299), dos dribles (567) e dos toques na bola nas áreas adversárias (441), dados que ilustram o forte pendor ofensivo dos encarnados.

Kökcü

No derradeiro jogo de 2023, Roger Schmidt lançou um onze formado por Trubin, Aursnes, Tomás Araújo, António Silva, Morato, João Neves, Kökcü, João Mário, Tiago Gouveia, Rafa e Arthur Cabral na vitória por 3-0 sobre o Famalicão, da 15.ª jornada da Liga Betclic.

Por seu lado, o Arouca venceu na casa do Estrela da Amadora por 1-4 com Arruabarrena, Milovanov, Galovic, Montero, Tiago Esgaio, Eboue Kouassi, David Simão, Cristo, Morlaye Silla, Jason e Rafa Mujica arrumados num 4x3x3 pelo treinador Daniel Sousa.

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de janeiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas