Futebol

05 janeiro 2024, 16h10

Roger Schmidt

Roger Schmidt

ANTEVISÃO

Na conferência de Imprensa de antevisão ao Arouca-Benfica deste sábado, 6 de janeiro, Roger Schmidt elogiou a resposta da equipa nos treinos e mostrou-se confiante em dar sequência ao bom momento de forma no duelo da 16.ª jornada da Liga Betclic.

Num encontro com jornalistas marcado pela insistência em questões relativas à janela de transferências, o treinador revelou que o ruído do mercado passa-lhe ao lado, garantindo que o seu foco e o dos jogadores está completamente direcionado para os "compromissos importantes" que se avizinham.

Oficializado como reforço das águias na noite da passada quinta-feira, 4 de janeiro, Marcos Leonardo mereceu elogios de Roger Schmidt, que se mostrou feliz por ter a oportunidade de contar com um "grande talento do futebol brasileiro".

Roger Schmidt

O que espera deste jogo contra o Arouca, uma equipa que ganhou três dos últimos quatro jogos na Liga?

É sempre difícil jogar lá. Há algumas semanas estivemos lá para a Taça da Liga. Vencemos o jogo, nós conhecemos o ambiente, mas eles têm um novo treinador, nova energia e nova autoconfiança, porque tiveram muito sucesso nas últimas semanas, por isso esperamos um jogo difícil. Mas estamos em grande forma, o treino foi ótimo, o Ángel [Di María] e o Nico [Otamendi] estão de regresso, por isso estamos prontos para lutar pelos três pontos amanhã [sábado].

Marcos Leonardo foi oficializado como reforço do Benfica. O que traz de diferente relativamente aos outros avançados do plantel?

Estamos muito felizes por ele estar no Benfica, porque é um grande talento do futebol brasileiro. Em cada janela de transferências é nosso dever tentar melhorar o plantel, e Marcos Leonardo é um bom exemplo disso. Ele tem a idade certa para dar o passo para a Europa e, para estes jogadores, o Benfica é o clube perfeito para virem para a Europa. Sabemos que ele não treina há quatro semanas e, por isso, não está na forma ideal. Mas queremos integrá-lo na equipa o mais rápido possível, colocá-lo nas melhores condições e dar-lhe uma ideia clara da forma como jogamos. É um avançado que tem características especiais. Marca golos, mas é forte na movimentação, a pedir a bola. É um jogador de grande nível e estamos felizes por tê-lo connosco.

Roger Schmidt

"O treino foi ótimo, estamos prontos para lutar pelos três pontos amanhã [sábado]"

Roger Schmidt

O Benfica tem agora quatro avançados. Há espaço para todos?

Neste momento, temos dois avançados. O Casper Tengstedt está lesionado e o Marcos Leonardo ainda não está pronto, é essa a situação. Estou muito feliz por o Arthur [Cabral] e o Petar [Musa] estarem em boa forma, e no geral também. Se olharmos para a nossa equipa, com as quatro lesões que temos, o Alex Bah, o Casper Tengstedt, o Juan Bernat e o David Neres, temos 17 jogadores. Não é muito, com o Marcos [Leonardo] são 18 jogadores de campo. Atualmente, não estamos a pensar em perder nenhum jogador. Temos sempre de nos focar no aqui e agora. Daqui a quatro semanas, no final de janeiro, talvez a situação seja diferente, mas, agora, o meu foco está nos jogadores que estão aqui. Precisamos deles, temos vários jogos muito importantes nas próximas semanas, alguns já para títulos, como a Taça da Liga, por isso estamos completamente focados nesta situação. Nunca sabemos o que acontece na janela de transferências, tal como já disse algumas vezes aqui, mas não podemos ter grandes mudanças com saídas de jogadores, porque o nosso plantel é equilibrado e a quantidade de jogadores não é demasiada.

Disse que Marcos Leonardo ainda não está apto. Qual é a previsão para que se possa estrear pelo Benfica? Sente que ele poderá ser titular a curto prazo?

Não posso fazer magia. Se fosse possível ficar em forma num dia ou numa semana, não era preciso pré-época. No Brasil, a temporada é sempre muito longa e penso que foi bom para ele ter descanso nas últimas quatro semanas. Pelo que vi hoje [sexta-feira], causou uma boa impressão. Está em boa forma, mas precisa de tempo e de treinos para ganhar ritmo e prevenir lesões. É possível ele estar em forma para ter minutos a curto prazo, mas temos de o desenvolver para ser titular e jogar 90 minutos. Já sabíamos que a situação era esta quando o contratámos, é por isso que não é um grande problema para nós, porque também jogámos bom futebol sem ele. Damos o nosso melhor e, dia a dia, tentamos encontrar a melhor carga para ele. Com o treino e a conexão com os outros jogadores, encontraremos o momento certo para o deixar jogar, porque essa é sempre a forma mais fácil de o integrar da melhor maneira, porque precisa de ganhar uma conexão com os seus colegas.

Roger Schmidt

"Temos vários jogos muito importantes nas próximas semanas, alguns já para títulos, como a Taça da Liga, por isso estamos completamente focados nesta situação"

Jurásek pode sair para ganhar minutos, ou pretende mantê-lo até ao final da temporada?

Não posso responder perante todos os rumores que saem nos media. Se há jogadores que não estão 100 por cento felizes e querem tomar outro rumo, temos de considerar essa situação e falar sobre isso. Mas no momento, tal como já disse, temos um plantel equilibrado, precisamos de todos os jogadores e isso é válido para o David [Jurásek].

Fala-se na possibilidade da contratação de mais jogadores, como Prestianni. Ainda vão chegar mais reforços? Sentiu que precisava de reforçar o plantel para alcançar os objetivos definidos para esta temporada?

Não posso confirmar nenhum jogador e, para ser honesto, esse não é o meu foco. Temos um jogo muito importante para ganhar amanhã [sábado] e tudo o resto acontece nos bastidores. Talvez haja mais mudanças na equipa, talvez seja só uma... não sei. Só podemos ter a certeza quando o jogador assina o contrato e a transferência é confirmada. Tal como disse no início, nós temos o dever de tentar melhorar o plantel. Temos um orçamento para isso. Vendemos jogadores, compramos jogadores e precisamos de equilíbrio. Também necessitamos de ganhar dinheiro para manter o Benfica numa boa condição financeira, e penso que conseguimos fazer isso. Neste momento não é necessário fazer isso porque, na minha opinião, os jogadores estiveram bem nos últimos seis meses e vejo um progresso claro, após termos perdido jogadores no verão. Agora, temos uma equipa que está a jogar bom futebol, que está conectada e que está pronta para lutar por títulos. Mas se houver uma oportunidade, como sucedeu com o Marcos Leonardo, é inteligente avançar para esses negócios. De um lado, o Benfica ganha qualidade, e, do outro, potencial para uma eventual futura transferência. Ele tem 20 anos, tem muita qualidade e esperamos que desenvolva todo o seu potencial futebolístico.

Roger Schmidt

"Marcos Leonardo é um jogador de grande nível e estamos felizes por tê-lo connosco"

Para melhorar a equipa, pediu um novo lateral-direito ao Presidente? Qual é o seu maior medo nesta janela de transferências?

Já respondi a esta pergunta algumas vezes, vou tentar fazê-lo de outra maneira outra vez. Não pedi nada ao Presidente. O Presidente, por ele mesmo, tenta sempre ter os melhores jogadores aqui para melhorar a equipa, porque queremos todos ganhar títulos com o Benfica. O fundamental para ganhar títulos é sempre qualidade individual. Com esta qualidade individual, temos de construir uma equipa com bom espírito e bom futebol. Esse é o nosso objetivo comum, não é como se o Presidente queira algo que eu não queira, temos o mesmo objetivo. Já respondi algumas vezes à outra pergunta.

Texto: Duarte Tornesi e Simão Vitorino
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 5 de janeiro de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas