Futebol Formação

06 janeiro 2024, 17h50

Benfica B-Belenenses

Festejos do Benfica B

RESUMO DO JOGO

O Benfica B dominou de fio a pavio o dérbi deste sábado, 6 de janeiro, frente ao Belenenses e o triunfo por 2-1 permitiu à equipa orientada por Nélson Veríssimo alcançar a melhor sequência da temporada: quatro jogos consecutivos a somar pontos.

O duelo da 16.ª jornada da Liga 2 cedo se começou a pintar de encarnado vivo. Apoiadas pelo público que se apresentou em bom número no Benfica Campus, as águias estiveram perto do 1-0, logo aos 3'. Na sequência de uma excelente jogada ao primeiro toque, Nuno Félix acertou na barra, e a bola ainda ressaltou nas pernas do guarda-redes do Belenenses antes de sair pela linha de fundo.

Caprichoso, o esférico haveria de tomar outro rumo aos 31'. Num livre a punir uma carga sobre Gerson Sousa à entrada da área, Nuno Félix voltou a acertar na trave, mas, desta feita, a bola entrou na baliza após ressaltar nas costas de Guilherme Oliveira. Estava inaugurado o marcador pelos anfitriões (1-0)!

Com as linhas de pressão bem definidas e sólido na defesa, o Benfica B não permitiu veleidades aos azuis, cujo único lance de perigo foi um cabeceamento de Chima Akas (que parecia estar em posição irregular) à parte exterior do poste aos 43'.

Benfica B-Belenenses

No regresso dos balneários, manteve-se o sentido único do jogo. Aos 49', Cauê Santos, de carrinho, obrigou Guilherme Oliveira a uma defesa apertada, e, aos 56', Gustavo Marques cabeceou ligeiramente por cima da baliza sem oposição.

Adivinhava-se o 2-0, e este chegou mesmo, aos 58'. João Tomé cruzou desde o lado direito na direção do poste mais distante, onde Cauê Santos amorteceu para Gerson Sousa. Este rematou para defesa incompleta de Guilherme Oliveira, e, na recarga, Pedro Santos mergulhou para fazer o 2-0 de cabeça.

Com o jogo partido pelas alterações e por alguma fadiga, o Belenenses conseguiu reduzir num dos raros momentos em que incomodou Leo Kokubo. Aos 90'+1', Tiago Manso arriscou um remate de muito longe, o guardião do Benfica B não conseguiu segurar a bola e esta sobrou para Ricardo Matos, que atirou cruzado para o 2-1. Minutos depois, o árbitro daria o jogo por encerrado.

O Benfica B volta a entrar em campo para a Liga 2 no próximo dia 14 de janeiro (domingo) frente ao FC Porto B, em partida da 17.ª jornada. Antes, às 19h00 desta segunda-feira, dia 8, enfrentará o Fulham, no seu terceiro desafio do Grupo C da Premier League International Cup.

Benfica B-Belenenses

DECLARAÇÕES

Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "Tivemos uma boa tarde de futebol, com a moldura humana que veio ver o jogo a contribuir muito para o que assistimos no campo. Os nossos adeptos, os adeptos do Belenenses, é neste ambiente que gostamos de jogar. Dar os parabéns à equipa pelo jogo muito competente que fizemos. Os jogadores fizeram um bom jogo, com uma entrada boa, muito tempo de posse de bola no meio-campo ofensivo, a jogar para a frente, que é aquilo que pretendemos, e fomos construindo o resultado. O nosso objetivo era ganhar e não sofrer nenhum golo, o golo que nós sofremos na parte final não pode manchar em nada a exibição que fizemos."

Benfica B-Belenenses

Nuno Félix (médio do Benfica B, Homem do Jogo): "[Receber o prémio] É uma sensação muito boa, quer dizer que fizemos, e fiz, bem o trabalho, mas, acima de tudo, chegámos finalmente à vitória. Temos vindo a trabalhar para isso, temos feito bons jogos, só faltava mesmo a vitória e, neste jogo, conseguimos. É isto que o Benfica é, sempre a tentar controlar o jogo e a fazer tudo para ganhar, e vamos continuar assim até ao final do Campeonato."

Diogo Prioste (médio do Benfica B): "Um grande jogo da nossa parte, foi de total domínio. Estivemos muito bem, entrámos bem no jogo, conseguimos logo fazer os nossos golos. Eles marcaram no fim, mas o jogo foi todo nosso e estamos de parabéns por conquistar os três pontos."

Benfica B-Belenenses

Benfica B-Belenenses
2-1
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica B
Leo Kokubo, João Tomé (Hugo Félix, 87'), Gustavo Marques, Lenny Lacroix, Rafael Rodrigues, Nuno Félix, Diogo Prioste, João Rego (Rafael Luís, 87'), Gerson Sousa (Francisco Domingues, 78'), Pedro Santos (Gustavo Varela, 78') e Cauê Santos (Zan Jevsenak, 70')
Suplentes
Ricardo Ribeiro, José Müller, Diogo Spencer, Francisco Domingues (78'), Zan Jevsenak (70'), Rafael Luís (87'), Hugo Félix (87'), José Marques e Gustavo Varela (78')
Onze do Belenenses
Guilherme Oliveira, Pedro Carvalho, Tiago Ilori (Tiago Manso, 46'), Fabão, Chima Akas, Miguel Tavares (Tiago Moninhas, 76'), Chapi Romano (Mica, 81'), Duarte Valente (Hélio Cruz, 59'), Rúben Pina, Danny e Ricardo Matos
Suplentes
David Grilo, Midana Sambú, Tiago Moninhas (76'), Cain Attard, Mica (81'), Hélio Cruz (59'), Rui Correia, Tiago Manso (46') e Maxuel
Ao intervalo 1-0
Golos
Benfica: Nuno Félix (31') e Pedro Santos (58'); Belenenses: Ricardo Matos (90'+1')
Boletim clínico
Filipe Cruz (status pós-ligamentoplastia do cruzado anterior do joelho esquerdo); Joshua Wynder (status pós-tratamento cirúrgico de pubalgia); Henrique Pereira (lesão muscular da coxa direita) e António Muanza (distúrbio gastrointestinal agudo)

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 6 de janeiro de 2024

Patrocinadores principais do Futebol Formação