Futebol

12 janeiro 2024, 16h01

Festejo coletivo

Equipa a festejar um dos golos na Liga Betclic

O Benfica recebe neste domingo, 14 de janeiro, o Rio Ave, em partida válida para a 17.ª jornada da Liga Betclic. No derradeiro jogo da 1.ª volta da competição, a equipa comandada por Roger Schmidt vai lutar, no relvado do Estádio da Luz, pela sétima vitória consecutiva em todas as competições.

O superlativo momento de forma das águias também é ilustrado pela série de 15 jogos de invencibilidade no Campeonato, sete deles em outros tantos jogos disputados na Catedral. Já o Rio Ave soma apenas três triunfos na prova, sendo uma das duas equipas da Liga Betclic que ainda não venceram fora de portas.

No histórico de duelos entre as duas equipas para a Liga, o Benfica somou 42 vitórias e 10 empates, em 56 jogos disputados para a Liga, e permanece invicto frente aos vila-condenses enquanto anfitrião, à boleia de 24 vitórias e quatro empates, em 28 partidas. Nos últimos 10 jogos frente ao Rio Ave no Estádio da Luz, as águias somaram outros tantos triunfos.

Rafa

Com 31 golos marcados contra 18 do próximo adversário, o Benfica é superior em todos os parâmetros ofensivos disponibilizados pela plataforma Wyscout. Liderando o pelotão das 18 equipas que disputam a prova em remates efetuados, 272 contra os 170 dos vila-condenses, o Glorioso também acumula mais toques na área: 458 contra 255.

Individualmente, Rafa é o goleador dos encarnados no Campeonato, com seis golos marcados. A atravessar um grande momento, o camisola 27 é, também, um dos dois jogadores com mais assistências na competição: sete. Do lado do Rio Ave, Boateng, com quatro remates certeiros, e Costinha, com quatro passes para golo, são os jogadores que mais se destacam a esse nível.

António Silva

Dono da melhor defesa do Campeonato, o Benfica sofreu apenas 10 golos nas 16 jornadas já disputadas, onde conseguiu somar nove clean sheets, três delas nos últimos três jogos. Já o 15.º classificado da Liga Betclic chega ao Estádio da Luz com 24 golos encaixados.

Determinante para a prestação defensiva da equipa de Roger Schmidt é a alta percentagem de duelos defensivos ganhos (60,8%), uma das melhores da Liga, que contrasta com os 57,3% do Rio Ave.

Benfica-Famalicão

Os registos da posse de bola (58,7%), dos passes efetuados (8810) e da eficácia dos mesmos (86,1%) ilustram a tendência do Benfica em desempenhar o papel de dono do esférico nos seus jogos, com o Rio Ave a apresentar números acima da média da Liga nos três parâmetros supracitados: 49,8%, 6350 e 82%, respetivamente.

O controlo do jogo tem sido uma imagem de marca dos encarnados, mas também há espaço para a fantasia, conforme ilustram os 592 dribles tentados ao longo do Campeonato (com 54,1% de eficácia) contra os 377 do próximo adversário.

João Mário

No triunfo em Arouca por 0-3, na 16.ª jornada da Liga Betclic, Roger Schmidt lançou Trubin, Aursnes, António Silva, Otamendi, Morato, João Neves, Kökcü, Di María, João Mário, Rafa e Arthur Cabral no onze inicial.

Por seu lado, Luís Freire apostou num 3x4x3 formado por Jhonatan, Josué Sá, Aderllan Santos, Miguel Nóbrega, Costinha, Guga, Amine, Fábio Ronaldo, Joca, Leonardo Ruiz e Boateng, na vitória por 2-0 diante do Portimonense.

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de janeiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas