Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Treinador do Benfica reconheceu a elevada dificuldade do jogo com o Rio Ave, da 17.ª jornada da Liga Betclic, mas mostrou-se satisfeito com a resposta dada pelos seus jogadores.
14 janeiro 2024, 23h52
Roger Schmidt
O treinador benfiquista admitiu algum cansaço no seu coletivo, que dificultou a missão das águias perante um adversário exigente. Em conferência de Imprensa e na zona de entrevistas rápidas, o técnico também sublinhou a importância das vitórias em jogos menos bem conseguidos e elogiou a estreia de Marcos Leonardo.
VITÓRIA, APESAR DO DESGASTE
"Foi muito duro. Tal como disse antes, o Rio Ave é uma equipa muito boa, muito agressiva, consegue correr com muita intensidade, muito compacta, disciplinada taticamente. Foi óbvio que estávamos um pouco cansados hoje [14 de janeiro], não tão frescos nem focados, e jogámos contra uma equipa que tinha exatamente esta atitude. Se fores um pouco lento demais às vezes e o timing não for bom, então é difícil criar momentos muito bons no ataque. Quando não estás tão fresco, é óbvio que se sofre um pouco. Foi essa a situação, tivemos de sofrer. O mais importante é que aceitámos que era difícil e, ainda assim, precisávamos dos três pontos. O que a equipa fez foi muito bom, eles trabalharam, não jogámos um futebol fantástico, mas jogámos um futebol inteligente, especialmente depois do intervalo. Os jogadores mostraram uma boa atitude, falámos sobre isso ao intervalo, dissemos que precisávamos de muita vontade e mentalidade para ir mais além. Os jogadores que estavam em campo tinham de dar tudo nos 10/15 minutos seguintes e, depois, precisávamos de muito bons substitutos. Penso que foi o que os jogadores fizeram, estiveram perfeitos, marcaram o segundo golo e preparam uma situação muito boa para os jogadores que entraram depois. No final, marcámos quatro golos e fomos capazes de criar muitos momentos. Também precisámos de alguma sorte no momento certo, mas, se virmos outros jogos, penso que merecíamos esta sorte, por isso parabéns à equipa."
JUSTIÇA DO RESULTADO
"Penso que eles [Rio Ave] mereciam mais, fizeram um bom jogo, mas, no final, mostrámos que somos capazes de lutar. Depois de eles terem o cartão vermelho, mostrámos boa qualidade e fomos capazes de decidir o jogo de uma maneira inteligente. Eles não tiveram mais nada nos últimos 30 minutos e podíamos ter marcado mais alguns golos. É sempre difícil falar de justiça no resultado, porque o futebol é um jogo de resultados. Marcámos quatro golos, eles marcaram um."
GOLOS SOFRIDOS NOS INÍCIOS DOS JOGOS
"Temos de ver cada jogo individualmente. É difícil comparar estas coisas. Talvez não tenhamos estado ao melhor nível no início do jogo ou da segunda parte. Se calhar estávamos um pouco cansados no início. Eles marcaram após poucos minutos, mas também podiam ter marcado depois. Não estivemos 100 por cento dominantes na defesa, tivemos de defender muitos momentos na área, em frente à baliza, houve muitos momentos difíceis no início da segunda parte. O Rio Ave esteve bem, temos de respeitar que jogaram muito bem. Eles são muito melhores do que a sua posição na tabela sugere, são uma das equipas que jogam muito bom futebol e estão a ir muito bem taticamente, vimos isso hoje [14 de janeiro]. Quando não estás com a máxima frescura, como não estivemos hoje [14 de janeiro], então não estás perfeito no comportamento tático para trabalhar sem a bola da maneira como fazemos normalmente. Foi por isso que foram capazes de criar mais situações no último terço, mas penso que é algo que temos de aceitar. Não podemos jogar os 60 jogos da época ao nível mais alto, há sempre jogos como o de hoje [14 de janeiro] e temos de os ganhar."
IMPORTÂNCIA DE VENCER DUELOS EXIGENTES
"Nos jogos em que tudo está ao nível mais alto, ganhamos de qualquer maneira, mas, nestes jogos, temos de mostrar mentalidade e que somos capazes de aceitar que o adversário às vezes tem bons momentos. Quando tens de jogar 60 jogos por época, não estás superfresco em todos os jogos, não é tudo perfeito e os jogadores não estão na sua melhor forma. Também tens de ganhar jogos quando se torna difícil. Hoje [14 de janeiro], foi difícil. Estou muito feliz por termos conseguido os três pontos. É claro que a história do jogo foi um pouco a nosso favor, mas penso que o merecemos."
SEQUÊNCIA DE TRIUNFOS
"Sete vitórias consecutivas para mim não é importante, cada jogo é importante. É claro que temos de ganhar muitos jogos quando jogamos em todas as competições, por isso não estou muito interessado nestas estatísticas. Para mim, é importante que, na sexta-feira [19 de janeiro, receção ao Boavista, da 18.ª jornada da Liga Betclic], estejamos bem recuperados e preparados outra vez para jogar o próximo jogo difícil."
ESTREIA DE MARCOS LEONARDO A JOGAR E A MARCAR
"Estou muito feliz com o Marcos [Leonardo] e por ele. Os avançados querem sempre marcar, especialmente quando jogam o primeiro jogo num novo clube, num novo continente. Quando se dá o grande passo para a Europa, para um grande clube como o Benfica, e tens os primeiros minutos e marcas um golo muito importante, ficas muito feliz e orgulhoso. Claro que esse era o objetivo dele e estamos muito felizes. Foi um golo importante, porque foi a decisão do jogo e também foi um golo muito bom. No treino, ele já mostrou que tem muita qualidade, bom timing e sente o momento do jogo, foi por isso que senti que estava pronto para jogar. É claro que ele precisa de mais jogos e semanas para estar na sua forma perfeita, ele vem de férias, mas está cada vez melhor. Ganhou muita autoconfiança e valorização dos adeptos. É uma contratação muito boa. É um jogador que pode jogar ao lado de outro avançado central. Penso que é possível jogar com dois avançados porque ele consegue adaptar-se muito bem."
SITUAÇÃO DE RAFA
"Adorava tê-lo sempre enquanto for treinador do Benfica, é muito claro. Todos querem que ele fique, o Presidente, os adeptos, os companheiros, mas isto é futebol. Temos de respeitar as opiniões dos jogadores. Ele já jogou oito épocas no Benfica, é muito tempo. Está a fazer algo muito especial, porque oito anos num clube não é comum no futebol. Ele já mostrou o quanto gosta do Clube, mas merece que respeitemos a decisão dele neste momento da sua carreira. Adorava trabalhar com ele na próxima época e na época seguinte, mas, no final, também percebo que é uma decisão muito importante para ele e vou respeitá-la, mas ficarei muito contente se ele ficar."
COMENTÁRIOS À ARBITRAGEM
"Não sei exatamente do que [Luís Freire, treinador do Rio Ave] se queixou. Na minha opinião, também me podia queixar, houve muitos duelos em que pensei que seria livre para nós, mas não os tivemos. Não sei qual é a sua opinião exata sobre o árbitro. Penso que as situações foram claras, o cartão amarelo e vermelho foram claros, os golos foram claros, não havia motivo de queixa, é a minha opinião, mas não vi as imagens e não sei o que ele disse."
Texto: Simão Vitorino
Fotos: Francisco Paraíso, Victória Ribeiro e Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024