Futebol feminino

20 janeiro 2024, 11h35

Treino SL Benfica

Filipa Patão durante o treino

Rumo ao objetivo de conquistar a 2.ª Taça de Portugal do seu historial, a equipa feminina de futebol do Benfica tem pela frente o Famalicão, próximo rival numa caminhada na prova-rainha em que o Freamunde já foi ultrapassado.

O encontro dos oitavos de final está agendado para este domingo, 21 de janeiro, às 11h00, no Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão, e Filipa Patão, que ambiciona guiar as águias ao sucesso nesta competição, aponta a uma boa resposta das tricampeãs nacionais.

"Sendo um jogo de Taça de Portugal, qualquer adversário ganha sempre um superpoder em masculinos e femininos. Temos sempre grandes jogos e grandes surpresas. Neste ano, o Benfica vai querer marcar presença na final da Taça de Portugal, e temos de respeitar todos os adversários e ser bastante competentes para prosseguir para a próxima eliminatória", anteviu a treinadora encarnada, à BTV.

Treino SL Benfica

Ouça Filipa Patão

Em Famalicão, as tricampeãs nacionais vão disputar o 201.º embate desde o arranque do projeto em 2018/19, após terem atingido o número redondo (200) na visita ao Racing Power, para a Liga BPI. Na Taça de Portugal, as águias registam 22 encontros, dos quais 17 terminaram com vitórias. Foram anotados 158 golos, sendo esta a terceira competição em que o Benfica faturou mais vezes.

Gráfico 200 jogos

No topo do ranking (ver quadros) está a Liga BPI (384 golos, em 92 jogos, numa média de 4,17 tentos), seguida do Campeonato Nacional da II Divisão (365 golos em 28 duelos), a primeira das etapas do trajeto em ascensão das Inspiradoras, atualmente já no 12.º lugar do ranking da UEFA.

Olhando para o plano global, as benfiquistas ganharam 168 vezes, o que configura um sucesso de 84%. Em golos, foi já superado o milhar (1051).

Gráfico 200 jogos

Derrotado na derradeira ronda da Liga BPI pelo Clube Albergaria (2-1), o Famalicão ocupa o 10.º posto do Campeonato Nacional e já sofreu um desaire diante das Inspiradoras, em casa, na 5.ª jornada (0-5, com bis de Francisca Nazareth e golos de Jéssica Silva, Andreia Faria e Marta Cintra). Filipa Patão reconhece que tem faltado estabilidade ao oponente, que já mudou de treinador, mas pretenderá alcançar um "resultado positivo".

Quanto ao Benfica, após um empate com o Racing Power (1-1), o objetivo é "dar uma boa resposta, mostrar que o grupo continua forte, coeso e a trabalhar bem". "Queremos dar uma grande resposta no próximo jogo para mostrar que continuamos bem e em todas as frentes", sublinhou Filipa Patão.

Treino SL Benfica

Nota ainda para a integração nas rotinas de treino da brasileira Valéria Cantuário, nesta semana, algo que já tinha sucedido anteriormente com Pauleta. Apesar de integradas no treino coletivo, ambas as jogadoras estão ainda a cumprir o protocolo de reabilitação total para o cenário competitivo. Depois de Amélia Silva, que já regressou à competição, também Daniela Silva é opção para jogar, e até já esteve entre as convocadas de Filipa Patão. Recorde-se que estas quatro futebolistas sofreram lesões que obrigaram a longas paragens, afastadas das rotinas de campo.

CONVOCADAS

Ana Seiça, Amélia Silva, Andrea Falcón, Andreia Faria, Andreia Norton, Anna Gasper, Beatriz Nogueira, Carole Costa, Carolina Vilão, Christy Ucheibe, Daniela Silva, Jéssica Silva, Laís Araújo, Lara Martins, Lúcia Alves, Marie Alidou, Matilde Silva, Paige Almendariz, Rute Costa e Sílvia Rebelo.

Texto: Paulo Nunes Teixeira
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas