Voleibol Feminino

21 janeiro 2024, 21h05

Equipa festeja um ponto

Equipa do Benfica a festejar um ponto

RESUMO DO JOGO

Campeonato Nacional
2.ª fase (Série A)
4.ª jornada
RESULTADO FINAL
Benfica 3
Sporting 2
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set 5.º set
12-25 25-22 25-23 25-27 15-8

Num dérbi emocionante e jogado até ao limite no Pavilhão n.º 2 da Luz, o Benfica venceu, neste domingo, dia 21 de janeiro, o Sporting por 3-2, em jogo da 4.ª jornada da Série A da 2.ª fase do Campeonato Nacional feminino de voleibol.

Raça, crença, ambição e superação. Foram estes os principais ingredientes das águias para se recolocarem na discussão da partida após a derrota por 12-25 num 1.º set repleto de contrariedades, onde à falta de eficácia se juntou a lesão de Isidora Ubavic, que não mais voltou a jogo.

Avery Heppell

Mais acertadas na defesa e agressivas no serviço, as comandadas de Rui Moreira construíram uma vantagem de 10-5 no início do 2.º set e estiveram sempre no controlo, cortando pela raiz as tentativas de reação do Sporting com uma exibição sólida a nível ofensivo e defensivo (25-22).

No 3.º set, o Benfica passou os minutos iniciais a correr atrás do resultado, mas conseguiu ganhar ímpeto no 14-17, quando um longo rally caiu para as águias, na sequência de uma extraordinária defesa de Mariana Garcez com o pé. A jogada inflamou o público presente no Pavilhão n.º 2 da Luz e o ambiente contagiou a equipa rumo à momentânea reviravolta, sentenciada com um triunfo por 25-23 (2-1).

Alice Clemente

O equilíbrio voltou a reinar no 4.º set, onde a equipa encarnada contou com a eficácia de Alice Clemente no ataque para chegar a um parcial de 16-14. No entanto, o Sporting conseguiu uma recuperação assente na eficácia do seu bloco e levou o jogo para as vantagens, onde venceu por 25-27 para levar o dérbi à "negra" (2-2).

Um dia após terem jogado para a Taça de Portugal, as duas equipas entregaram-se de corpo e alma à discussão do 5.º set, mas o Benfica mostrou maior lucidez e frescura na hora de todas as decisões. Após arrancar com um parcial de 3-0, a equipa encarnada esteve irrepreensível em todos os momentos do jogo, dominando de forma clara até fechar o 3-2 com uma categórica vitória por 15-8.

O Benfica volta a entrar em campo no próximo domingo, 28 de janeiro, frente ao CD Fiães, na 5.ª jornada da Série A da 2.ª fase do Campeonato Nacional. A partida, marcada para o Pavilhão Municipal de Fiães, terá início às 18h00.

Rui Moreira

DECLARAÇÕES

Rui Moreira (treinador do Benfica): "A partir do 2.º set o jogo mudou completamente. Jogámos com duas zonas 4 mais técnicas, a Fernanda [Silva] e a Ellen [Braga] e ganhámos volume de receção e de defesa. Equilibrámos a partida, fomos muito disciplinados na nossa linha de serviço e a nossa distribuidora seguiu o plano estratégico, solicitando as atacantes que tinha de solicitar nas diferentes fases do jogo. Depois, o encontro ficou-nos favorável e vencemos."

Alice Clemente (zona 4 do Benfica): "Foi um jogo incrível. Sinto-me no céu, porque, sempre que alguém precisa de nós, queremos fazer um bom trabalho para ajudar a equipa. Eu dei o meu máximo, e vencer um dérbi é sempre vencer um dérbi."

Roda da união

Benfica-Sporting
3-2
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Mariana Garcez, Bruna Ana, Angélica Malinverno, Isidora Ubavic, Ellen Braga, Avery Heppell e Tatiana Rizzo (L)
Suplentes
Fernanda Silva, Alice Clemente, Marisa Pardal, Shannon Shields, Joana Garcez, Whitney McEwan e Beatriz Paiva (L)
Formação inicial do Sporting
Vanessa Paquete, Amanda Cavalcanti, Thais Saraiva, Lauren Bevan-Matias, Ozge Kinasts e Daniela Loureiro (L)
Suplentes
Liza Kastrup, Moara Santos, Thuany Bardin, Jady Gerotto, Aline Rodrigues, Beatriz Rodrigues e Carolina Garcez (L)
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set 5.º set
12-25 25-22 25-23 25-27 15-8

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de janeiro de 2024

Patrocinadores Voleibol


Relacionadas