Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Na antevisão da semifinal da Taça da Liga frente ao Estoril, o treinador do Benfica, Roger Schmidt, apontou o bom momento de forma da equipa como um trunfo para superar um adversário proativo e corajoso.
23 janeiro 2024, 14h50
Roger Schmidt
Elogiando a proatividade do adversário, o treinador das águias revelou que o bom momento de forma da sua equipa transmite-lhe sinais positivos na véspera de um desafio que merece toda a concentração do grupo encarnado.
Confrontado com as mudanças operadas no plantel desde a abertura da janela de transferências, Roger Schmidt revelou, em conferência de Imprensa no Benfica Campus, estar muito satisfeito com os jogadores à sua disposição, elogiando o entusiasmo, a energia e a qualidade que os reforços trouxeram à equipa.
A Taça da Liga é uma competição que o Benfica quer ganhar. O que espera para o jogo da meia-final com o Estoril?
Quando iniciamos uma competição, não interessa qual, tentamos ganhá-la. Estamos na semifinal e completamente focados nisso. Vamos disputar um jogo difícil, frente a um oponente muito perigoso e duro. O Estoril joga sempre um futebol corajoso, com muita qualidade, principalmente no ataque. Já marcaram muitos golos nesta temporada, e é por isso que é sempre um desafio jogar contra eles, especialmente nas meias-finais. Sabemos que queremos jogar a final, mas o Estoril também o quer, e, por isso, dará tudo. Estamos preparados para isso, em boa forma, e, agora, temos de jogar os 90 minutos.
Espera um Estoril mais fragilizado do que aquele que encontrou no Campeonato [8.ª jornada], um jogo em que o Benfica ganhou por 0-1?
Analisando o jogo do Estoril, uma coisa é óbvia, jogam futebol ativo, acreditam sempre neles e são muito bravos, não interessa quem seja o adversário. Já ganharam duas vezes ao FC Porto [Taça da Liga e Campeonato], e isso diz tudo e o quão perigosos são. Perderam os últimos quatro jogos, mas, se os virmos, também poderiam ter vencido alguns deles. Por isso, espero o estilo deles de jogar. Ainda não vi nenhum jogo do Estoril em que tenha jogado diferente ou num estilo de futebol defensivo. Espero que tentem de tudo para atacar e temos de estar preparados para tal, especialmente porque são bons com os laterais e com os extremos, nos momentos de transição e a acelerar o jogo. Temos de estar preparados para isso.
"Sabemos que queremos jogar a final, mas o Estoril também o quer, e, por isso, dará tudo. Estamos preparados para isso"
Roger Schmidt
Disse após o jogo com o Boavista que João Neves teve um problema físico no treino. Ele está pronto para jogar?
Sim, ele está pronto. Treinou após o jogo e está apto.
Tem quatro jogadores novos. Quais estão disponíveis e preparados para amanhã [quarta-feira]?
Saíram quatro jogadores e entraram outros quatro jogadores no Benfica. Estamos muito felizes com isso. O Gianluca Prestianni não está pronto para jogar porque não lhe é permitido, mas os outros jogadores, o Marcos [Leonardo] e o Benjamín Rollheiser, estão prontos. O Álvaro [Carreras] já esteve na convocatória no último jogo. Estão os três preparados para jogar.
Marcos Leonardo leva dois golos em outros tantos jogos. Já merece ser titular? Pode começar de início frente ao Estoril?
Nunca anunciei o onze para nenhum jogo numa conferência de Imprensa e não o vou fazer, porque, primeiro, tenho de saber qual é a melhor abordagem à partida. Estamos muito felizes com o início do Marcos [Leonardo], porque é bom para ele e para a equipa. Está a conectar-se com os colegas e já marcou dois golos, o que é ótimo para a sua confiança. Mas também sabemos que vem de um período de descanso, após uma longa temporada, no Brasil. Temos de ser inteligentes e determinar a altura certa para ele entrar em jogo para não o sobrecarregar, mas, ao mesmo tempo, dar-lhe o tempo necessário para se habituar à equipa e atingir a sua melhor forma. Ainda estamos nesse processo e vamos ver quando é que estará pronto para jogar de início ou para estar em campo mais tempo.
"Estamos muito felizes com o início do Marcos [Leonardo], porque é bom para ele e para a equipa"
Jurásek foi oficializado no Hoffenheim. O que não funcionou com ele no Benfica?
Penso que já o disse nalgumas ocasiões... Por vezes fazes muitas transferências porque estás convencido com os jogadores e o ímpeto. Às vezes funciona muito bem, mas em outras ocasiões é um pouco mais difícil. Neste caso, foi difícil. Ele lesionou-se no início da época e, no final, também foi desejo dele ter mais tempo de jogo, mais garantias para jogar com regularidade no onze inicial. Isso tornou-se difícil no Benfica e foi por isso que tomou esta decisão. Nós respeitámo-la e vamos ver como se desenvolve agora no Hoffenheim.
A chegada de Rollheiser é também já a preparar as saídas de Rafa e Di María no mercado de verão?
O plano era trazer o Benjamín [Rollheiser] no verão. Essa era a primeira abordagem. O Clube viu a oportunidade de o concretizar já no inverno. Paralelamente, o Gonçalo Guedes também pediu para sair, para jogar mais e ir para o Villarreal. Tentámos combinar as duas coisas, mas, no final, estamos contentes por trazê-lo já, e ele está contente por estar aqui. Agora, é a situação perfeita para ele se habituar a tudo. Claro que antecipamos que no verão alguns jogadores possam sair, por isso, temos de nos preparar para essa situação. É por isso que acho que foi a decisão perfeita trazê-lo. Veremos, não sei quais são os pensamentos de Rafa e Di María, espero que fiquem. Neste momento, temos um plantel equilibrado para esta temporada. Também temos de estar preparados para as decisões da nova época, mas, atualmente, estamos contentes e temos jogadores no plantel que trazem energia fresca e positividade. Os jogadores que chegaram estão bem, e estamos completamente focados na época presente.
"Os reforços estão muito felizes por jogarem num clube grande, e o entusiasmo e a qualidade que trazem são bons para nós"
Disse que está satisfeito com o plantel. Face às mudanças confirmadas, acredita que está mais forte do que antes da abertura da janela de transferências?
É sempre difícil comparar jogadores. A janela de transferências está aberta e, às vezes, estas coisas acontecem. Os jogadores estão a pensar na sua situação, surge o interesse de outros clubes e temos de respeitar as suas decisões. Depois, temos de reequilibrar o plantel com jogadores novos, como aconteceu connosco. Eu aprecio as qualidades de David Jurásek, João Victor, Gonçalo Guedes e Chiquinho. Eles foram importantes para nós, mas queriam sair e tínhamos de estar prontos para contratar novos jogadores. Gosto que os reforços encarem a vinda para o Benfica como um passo em frente. Estão muito felizes por jogarem num clube grande, e o entusiasmo e a qualidade que trazem são bons para nós. São, também, opções para o futuro, porque são todos jovens e talentosos. Cabe-nos desenvolvê-los e prepará-los para atuarem ao seu melhor nível. É uma situação normal. Estou feliz com o plantel, mas também estava satisfeito com os jogadores que saíram nas últimas semanas.
Texto: Duarte Tornesi, Rafaela Alves e Simão Vitorino
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024