Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol feminino
A treinadora Filipa Patão e a média Andreia Faria fizeram a antevisão ao jogo da 6.ª e última ronda da fase de grupos da Liga dos Campeões, em que o Benfica recebe o Barcelona.
30 janeiro 2024, 13h59
Andreia Faria e Filipa Patão na conferência de Imprensa
Na conferência de Imprensa de antevisão do encontro da 6.ª e última jornada do Grupo A, no Benfica Campus, marcou ainda presença a média Andreia Faria, que quer mostrar o "talento" das tricampeãs nacionais – já qualificadas para os quartos da Champions –, num jogo que acredita que será "muito bonito para o futebol feminino português".
Ouça Filipa Patão
Assumindo o objetivo de "fazer melhor" do que nos jogos anteriores frente às campeãs europeias, Filipa Patão reconheceu que "é muito difícil" ultrapassar as catalãs, mas sublinha que o Benfica também pode "fazer coisas bonitas" e "dignificar a camisola".
"O Benfica tem de centrar-se no seu processo evolutivo, ou seja, tentar fazer sempre melhor do que nos outros anos, inclusivamente melhor contra o Barcelona do que aquilo que fizemos no ano passado. Já o conseguimos fazer no jogo fora, e agora esperamos fazer melhor em casa, mas sempre conscientes do que é a equipa do Barcelona. Acho que toda a gente sabe e percebe que estamos perante a melhor equipa do mundo, as melhores jogadoras. Quem vê o Barcelona jogar, tem plena noção da capacidade que esta equipa tem. Temos noção das dificuldades, temos noção de que o futebol português ainda está a anos-luz do Barcelona, ainda há aqui uma diferença bastante grande e nós temos de ter plena consciência disso, até por aquilo que são os orçamentos de cada equipa e de cada clube", referiu a treinadora.
Ouça Filipa Patão
"Ainda assim, isso não é sinónimo de atirar a toalha ao chão nem de entrarmos derrotadas dentro de campo. É, sim, sinal de um grande respeito e admiração pelo trabalho que está a ser feito daquele lado e uma motivação extra para nós, no sentido de querermos também mostrar o que tem sido o Benfica ao longo destes anos, o que tem sido o desenvolvimento do Benfica e tentarmos bater-nos o melhor possível com esta equipa, que sabemos que é muito difícil, mas nós também temos capacidade de tentar fazer coisas bonitas, coisas boas contra o Barcelona. É nisso que as jogadoras têm, neste momento, o seu foco: em tentar fazer o melhor jogo possível, tentar dignificar o melhor possível a camisola, num jogo que sabemos de antemão que vai ser muito difícil", prosseguiu Filipa Patão.
"Tentar fazer o melhor jogo possível, tentar dignificar o melhor possível a camisola, num jogo que sabemos de antemão que vai ser muito difícil"
Filipa Patão
"Encarar o jogo com a maior seriedade, sabendo que é um jogo muito difícil. Estamos a falar da melhor equipa do mundo, com as melhores jogadoras, portanto estamos cientes das dificuldades que este jogo nos vai trazer. Independentemente de sabermos que o adversário é muito difícil e competente, é termos a plena noção de que só se consegue subir patamares e grandes conquistas arriscando e tendo a coragem de fazer diferente. Vamos tentar ser o Benfica que se apresenta em todos os jogos, um Benfica que quer ter a bola, um Benfica ofensivo, pressionante… Somos esta equipa e vamos tentar sê-la, independentemente de estarmos a jogar contra o melhor do mundo", garantiu.
Com o (histórico) objetivo de apuramento para os quartos de final da competição já alcançado, a treinadora Filipa Patão confirmou que Andreia Norton não está apta para o jogo desta quarta-feira. Porém, promete "jogadoras que, nos momentos certos, conseguem aproveitar as oportunidades", frente a um adversário que "não vai poupar esforços".
"Para se jogar aqui, é preciso ser-se muito competente. Vamos apresentar, naturalmente, as jogadoras que nos derem mais sinais de que estão preparadas para jogar um jogo desta dimensão. A Andreia Norton foi operada ao apêndice, não vai estar connosco nas próximas semanas. É mais uma baixa, principalmente no meio-campo, mas ainda assim temos jogadoras que, nos momentos certos, conseguem aproveitar as oportunidades. O azar de uns é a sorte de outros. Temos um grupo de trabalho competente, grande, e é para estes momentos que o grupo cá está, para as jogadoras poderem agarrar estas oportunidades e poderem ser felizes e ajudarem o Benfica a ser feliz também", afirmou.
Ouça Andreia Faria
Apta e motivada está, por sua vez, Andreia Faria, que assumiu a "vontade de mostrar o processo e a evolução" que o Benfica tem tido no seu "percurso de Champions".
"O Barcelona é uma das melhores equipas do mundo, senão a melhor. Sabemos a qualidade que têm com e sem bola, as jogadoras são individualmente as melhores, e claro que temos a noção de que vai ser um jogo difícil. Mas entramos com vontade de mostrar o que é o nosso processo e a nossa evolução neste percurso de Champions. É um jogo muito importante para nós, porque carimbamos a passagem aos quartos de final junto dos nossos adeptos, em nossa casa. Queremos dar-lhes essa alegria. Vai ser um jogo muito bonito para o futebol feminino português e para nós, Benfica", considerou.
"Sabemos que são as melhores, mas nós também queremos mostrar que somos capazes e que temos talento"
Andreia Faria
"Um bom resultado é sempre jogar bem, fazer o que nós sabemos fazer, colocar em prática o nosso futebol e mostrar aos adeptos que há aqui uma evolução e que conseguimos bater-nos bem contra um adversário muito difícil. Sabemos que são as melhores, mas nós também queremos mostrar que somos capazes e que temos talento", rematou.
Além de Andreia Norton, Filipa Patão não poderá contar com Letícia Almeida nem Francisca Nazareth, ambas a recuperar de lesões. Por sua vez, Pauleta e Valéria já estão integradas no treino, mas ainda não se encontram aptas para jogar. Quem também não pode alinhar nesta fase da prova é a recém-contratada Chandra Davidson. Em contrapartida, Lúcia Alves volta à disponibilidade, após cumprir castigo por acumulação de cartões amarelos no jogo com o Rosengard, na Suécia.
Amélia Silva, Ana Seiça, Anna Gasper, Andrea Falcón, Andreia Faria, Beatriz Nogueira, Carole Costa, Carolina Vilão, Catarina Amado, Christy Ucheibe, Daniela Silva, Jéssica Silva, Laís Araújo, Lara Martins, Lena Pauels, Lúcia Alves, Marie Alidou, Marta Cintra, Matilde Silva, Nycole Raysla, Paige Almendariz, Rute Costa e Sílvia Rebelo.
Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 30 de janeiro de 2024