Futebol

03 fevereiro 2024, 09h00

Festejo

Festejo dos jogadores do Benfica

É na Catedral que o Benfica vai procurar dar continuidade à série de seis vitórias consecutivas no Campeonato, quando, neste domingo, 4 de fevereiro, às 18h00, receber o Gil Vicente, em encontro da 20.ª jornada da Liga Betclic.

O último capítulo de sucesso dos comandados de Roger Schmidt teve como palco o Estádio José Gomes, na Amadora, no qual as águias somaram mais uma vitória (1-4), mantendo a invencibilidade na prova nos últimos 18 desafios efetuados. Olhando para o registo pontual na Liga Betclic, o Benfica está apenas a dois pontos – tem 48 – dos que detinha na temporada 2022/23 à entrada para a 20.ª ronda e que culminou com a conquista do 38.º Campeonato Nacional.

O Gil Vicente também atravessa um bom momento e está em franca recuperação na competição, já que venceu três dos últimos cinco jogos realizados e somou sete pontos em nove possíveis nos jogos com Estrela da Amadora (1-1), Portimonense (0-2) e Vitória SC (1-0). A formação de Barcelos está a meio da tabela, com 22 pontos, e afastou-se dos lugares de despromoção nas últimas rondas. Na 1.ª volta, o confronto entre Gil Vicente e Benfica, no Minho, terminou com a conquista dos três pontos por parte das águias (2-3).

António Silva

Será o 51.º encontro oficial entre os dois emblemas, os quais contam com 45 duelos para o Campeonato. O Benfica venceu 33 (73%) e empatou 6 (13%), isto sem diferenciar a condição de visitante ou visitado. Em casa, as águias venceram 16 (73%) e empataram 2 (9%) dos 22 jogos realizados.

O Benfica mantém-se nos lugares cimeiros, em muitos deles em primeiro, nos vários parâmetros do jogo, como refletem os dados consultados na plataforma Wyscout, antes do início da 20.ª jornada.

Di María

Os 326 remates efetuados pelas águias na prova, até ao momento, constituem o máximo das equipas presentes na mesma, contra os 193 do Gil Vicente – 41,1% dos disparos dos encarnados atingiram o alvo, enquanto os gilistas conseguiram fazê-lo em 44% das vezes.

O Gil Vicente é a equipa que menos cruza na Liga (185 cruzamentos contra 354), enquanto o Benfica é quem mais dribles de um para um promove (673 contra 515), e quem mais toques dá na bola na área adversária (544 contra 256).

O Benfica é igualmente dominador nos passes (10 482 contra 7986), assumindo-se como a segunda formação com maior percentagem de acerto dos mesmos (86,4% contra 82,7%). As águias apresentam 58,5% de posse de bola, em termos médios, por jogo, enquanto o Gil Vicente fica-se pelos 50,9%, o 5.º melhor registo da Liga, uma prova de que é um conjunto que gosta de ter a bola na sua posse.

Rafa

Defensivamente, na Luz mora a melhor equipa da prova (12 golos sofridos contra 31 dos gilistas), que consentiu 192 remates, enquanto o Gil Vicente permitiu 247. As duas equipas têm um registo semelhante quanto à percentagem de êxito nos duelos defensivos (61,1% contra 60,6%), com o Benfica a contabilizar 1340 disputas e o próximo oponente a registar 1278.

Rafa continua a liderar a lista dos jogadores com mais assistências na prova (9), ele que, na Amadora, igualou Di María como o melhor marcador das águias no Campeonato, com sete golos. O Gil Vicente tem no médio Maxime Dominguez o seu melhor marcador, com seis golos. Di María (58) e Rafa (57) são os que mais rematam no Benfica, estatuto que Murilo (30) tem entre os homens de Barcelos.

Arthur Cabral

No duelo das águias no José Gomes, na vitória (1-4) frente ao Estrela da Amadora, referente à 19.ª jornada da Liga Betclic, o técnico Roger Schmidt optou por um onze inicial formado por Trubin, Aursnes, António Silva, Otamendi, Morato, João Neves, Kökcü, Di María, Rafa, João Mário e Arthur Cabral. No encontro, destaque para o regresso de Bah à competição – não jogava por lesão desde 24 de outubro – e para a estreia oficial de Rollheiser com a águia ao peito.

Vítor Campelos, treinador do Gil Vicente, no triunfo (1-0) averbado na receção ao Vitória SC, na última jornada da Liga Betclic, colocou a sua equipa alinhada num 4x1x4x1, com o seguinte onze: Andrew, Zé Carlos, Gabriel, Rúben Fernandes, Leonardo Buta, Jesús Castillo, Maxime Rodriguez, Fujimoto, Martim Neto, Murilo e Félix Correia. O médio Martim Neto, cedido por empréstimo pelo Benfica, não será opção para o embate no Estádio da Luz.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de janeiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas