Basquetebol

14 fevereiro 2024, 22h45

Benfica-Esgueira

Terrell Carter

RESUMO DO JOGO

Taça Hugo dos Santos
4.ª jornada
Grupo A
RESULTADO FINAL
Benfica 77
Esgueira 53
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
27-17 34-34 61-46 77-53

No Pavilhão Fidelidade, nesta quarta-feira, 14 de fevereiro, o Benfica levou a melhor sobre o Esgueira (77-53) no jogo da 4.ª jornada do Grupo A da Taça Hugo dos Santos.

Os comandados de Norberto Alves tiveram uma entrada forte. Um triplo de José Silva deu o mote para uma elevada percentagem de lançamentos convertidos no 1.º quarto, fase em que o tiro exterior ditou diferenças.

Em oito tentativas, as águias só não concretizaram por duas ocasiões, o que se traduziu em 18 pontos dos 27 totalizados no primeiro parcial. Os 12 ressaltos ajudam a explicar o domínio das águias diante de um rival pouco eficiente na luta das tabelas.

Benfica-Esgueira

Com um ritmo mais baixo no 2.º quarto, os encarnados permitiram que os visitantes se aproximassem (31-27). Impedido de contar com Ivan Almeida, a recuperar de uma artroscopia, e sem Trey Drechsel, impossibilitado de jogar devido a uma gastroenterite, o Benfica mostrou menor capacidade para atacar o cesto. Já o Esgueira esteve melhor no jogo interior e o encetou uma recuperação (7-17). Ao intervalo, registava-se uma igualdade (34-34).

Condicionado pelas três faltas de Makram Ben Romdhane e Terrell Carter, o Benfica, que chegou ao intervalo com 13 turnovers contra dois do Esgueira, entrou na segunda metade de forma avassaladora. Apesar de Mojeed Ewuosho ter colocado os visitantes na frente (36-37), os encarnados foram implacáveis na resposta.

Benfica-Esgueira

Um parcial de 16-0, iniciado com um triplo de Aaron Broussard, deixou o Benfica com o triunfo no horizonte (52-37). E assim foi. A vencer por 61-46 à entrada para o derradeiro quarto, as águias não vacilaram. Com um plantel repleto de qualidade, os encarnados geriram a partida e venceram por 77-53. Na luta pelo lugar cimeiro do grupo, os bicampeões nacionais enfrentam o CD Póvoa, a 30 de março, na próxima jornada.

Refira-se que Terrell Carter foi o MVP. O poste norte-americano protagonizou um duplo-duplo (23 pontos e 16 ressaltos).

Segue-se uma pausa nas competições de clubes e abre-se a janela competitiva das seleções. Como tal, as águias voltam a entrar em ação a 2 de março, na deslocação ao pavilhão do Imortal, rival da 16.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic.

Benfica-Esgueira

DECLARAÇÕES

Nuno Ferreira (treinador adjunto do Benfica): "Na primeira parte não estivemos ao nosso nível, houve muitos turnovers. Não fomos consistentes em termos defensivos, permitimos muitas penetrações e alguns lançamentos fáceis. Na segunda parte, com correções, já fomos a equipa que costumamos ser, com uma agressividade muito grande. No ataque, a bola andou mais rápido, fomos mais coletivos e foi uma vitória merecida."

Benfica-Esgueira

Benfica-Esgueira
77-53
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Aaron Broussard, José Silva, José Barbosa, Makram Ben Romdhane e Terrell Carter
Suplentes
Eduardo Francisco, Diogo Gameiro, Betinho Gomes, Toney Douglas, Sérgio Silva e Daniel Relvão
Cinco inicial do Esgueira
Emanual Shepherd, Trevon Evans, Mojeed Ewuosho, Seydougou Santis e Tymetrius Toney
Suplentes
Miguel Monteiro, André Marques, Diogo Runge, Rubinho Mendes, Francisco Nunes, Miguel Vaz e Yaratel António
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
27-17 34-34 61-46 77-53
Pontuadores do Benfica
Terrell Carter (23), Diogo Gameiro (12), Makram Ben Romdhane (11), Toney Douglas (11), José Silva (9), Aaron Broussard (4), Daniel Relvão (3), José Barbosa (3) e Betinho Gomes (1)

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol