Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
As águias defrontam os minhotos pela 11.ª vez e procuram mais três pontos no Campeonato.
17 fevereiro 2024, 11h00
Festejo dos jogadores do Benfica
É essa abnegação que tem permitido aos comandados de Roger Schmidt prolongar o registo de invencibilidade no Campeonato (20 jogos).
Com 52 pontos amealhados, as águias defrontam uma formação que ocupa o penúltimo lugar da classificação, com 17 pontos, a qual obteve um resultado moralizador na última ronda, uma vez que venceu (0-1), fora de portas, o Gil Vicente, num dos dérbis regionais. A formação de Rubén de la Barrera não vencia na principal prova nacional desde a 10.ª jornada, a 5 de novembro, quando superou o Casa Pia pela vantagem mínima e também como visitante (0-1).
O Benfica vai defrontar o Vizela pela 11.ª vez, e as duas últimas foram já na presente temporada 2023/24. Na 1.ª volta, fora de casa, à 5.ª jornada, as águias venceram (1-2), com golos de Petar Musa e Di María, repetindo o resultado (1-2) na Taça de Portugal, nos quartos de final, desta feita com tentos de Arthur Cabral e João Mário.
Globalmente foram nove as vitórias dos encarnados (90%), contabilizando todas as provas, e um empate. Para o Campeonato, verificaram-se seis triunfos nos sete duelos disputados (86%). O saldo global de golos é de 23 para o Benfica (2,3 por jogo) e sete para o Vizela.
Antes do início da 22.ª jornada, o Benfica, segundo dados consultados na plataforma Wyscout, e olhando para o comparativo com o Vizela, surge como a equipa mais rematadora da competição (343 disparos contra 250), a que mais cruzamentos efetuou (383 contra 355), a formação com mais ações de um contra um e drible (718 contra 489), e a 2.ª com mais toques na bola na área contrária (574 contra 342).
Ainda no que concerne à finalização, 41,4% dos disparos das águias são enquadrados, enquanto os minhotos ficam-se pelos 32,4%. Nos dribles, 53,5% foram bem-sucedidos por parte dos encarnados, enquanto os vizelenses conseguiram somente em 49,9% das vezes.
No momento do passe, o Benfica domina neste parâmetro em termos de quantidade (11 405 contra 7964), sendo o coletivo que mais gestos técnicos deste tipo faz na prova. A eficácia é de 86,2%. Já o Vizela fica-se pelos 82,5%. Em termos de posse de bola, o Benfica apresenta uma média de 58,1% por jogo, enquanto o próximo rival atinge os 48,9%.
Na defesa, o Benfica mantém-se como a melhor equipa em prova no que aos golos sofridos diz respeito (14 contra 38 dos vizelenses), tendo consentido 210 disparos contra os 282 do Vizela, formação que ocupa o 3.º posto em termos de duelos aéreos (845 e 42,8% ganhos contra 616 e 43,7%). O emblema minhoto é igualmente o mais faltoso da competição (321 contra 238) e o 3.º com menos duelos defensivos ganhos (57,4% contra 61,3%).
Individualmente, Rafa lidera a lista dos jogadores com mais assistências na prova (9), na qual, nos cinco primeiros, estão quatro benfiquistas, a saber: Di María (6), Aursnes (6) e Neres (5). O camisola 27 é igualmente o melhor marcador dos encarnados na competição, com 9 golos. No lado oposto, destaque para Essende, avançado francês de 26 anos que já obteve 10 golos e, defensivamente, é o 2.º atleta com maior participação em duelo aéreos (184).
No desafio da 21.ª jornada da Liga Betclic, frente ao Vitória SC, o técnico Roger Schmidt optou por um onze formado por Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Morato, João Neves, Kökcü, Aursnes, Di María, João Mário e Rafa. Florentino e Kökcü não são opção para a receção aos minhotos, visto que completaram uma série de cinco cartões amarelos e vão cumprir um jogo de suspensão.
Já Rubén de la Barrera, treinador do Vizela, na vitória alcançada no terreno do Gil Vicente, na última ronda da Liga Betclic, alinhou a sua equipa num 4x2x3x1, com o seguinte onze: Ruberto, Tomás Silva, Jota Gonçalves, Anderson, Matheus, Samu, Bruno Costa, Petrov, Diogo Nascimento, Domingos Quina e Essende. Petrov foi expulso por acumulação de cartões amarelos e Samu também encerrou uma série de cartões amarelos, pelo que não vão participar no encontro no Estádio da Luz.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de janeiro de 2025