Futebol

25 fevereiro 2024, 22h47

Roger Schmidt

Roger Schmidt com a equipa no final do jogo

PÓS-JOGO

Satisfeito com a atitude e com a exibição da equipa frente ao Portimonense, em jogo da 23.ª jornada da Liga Betclic, Roger Schmidt fez a análise ao triunfo do Benfica, por 4-0.

Desbloqueado o marcador na segunda parte, com três tentos de rajada – Rafa, Neres e Di María, aos 55', 57' e 59', respetivamente –, "fantásticos", como considerou, o treinador elogiou a postura do coletivo na concentração e procura de mais golos, atitude que deu novo fruto aos 75', com o 4-0, assinado por Rafa. "Gostei muto do nosso jogo de hoje", partilhou Roger Schmidt, na zona de entrevistas rápidas, à BTV.

Na conferência de Imprensa, no Estádio da Luz, o técnico aprofundou a avaliação ao encontro, falou da gestão da equipa e das escolhas táticas, tendo em conta as semanas que se avizinham.

Benfica-Portimonense

VELOCIDADE, SOLUÇÕES E GOLOS

"A minha opinião é que fizemos um jogo muito bom nesta noite. Penso que os jogadores desfrutaram de jogar no nosso estádio. É sempre um desafio, o Portimonense é uma boa equipa, muito física, sempre à procura de contra-ataques. Jogámos na quinta-feira, fora [frente ao Toulouse], e estarmos preparados para os jogos é exigente, mas mostrámos desde o início que queríamos dominar. Estivemos muito bem com a posse de bola, contra um bloco muito compacto do oponente. Criámos muito bons momentos na primeira parte para marcar golos, mas falhámos algumas oportunidades e precisámos de paciência. Na segunda metade aumentámos a velocidade do jogo e, a dada altura, encontrámos soluções. Marcámos golos muito bons, três deles num espaço curto de tempo, cada um mais bonito do que o outro. O jogo ficou decidido, mas gostei da forma como eles continuaram. Jogámos por mais golos, fizemos mais um e acabámos com registo limpo. Estou muito contente com a performance dos jogadores e a atitude, que, no geral, foi muito boa."

Benfica-Portimonense

AJUSTE NO SISTEMA HABITUAL

"Temos diferentes opções e, no final, é sempre uma questão de equilíbrio. Temos jogadores muito bons, e encontrar a abordagem para os jogos é a questão. Na minha opinião, podemos jogar com um verdadeiro ponta de lança, como o Arthur [Cabral], o Marcos Leonardo ou o Casper Tengstedt, que têm mais perfil de avançado físico; ou podemos jogar com o Rafa como avançado-centro. Tem um perfil diferente, mas é muito perigoso nestas situações por causa da velocidade, da qualidade na tomada de decisão e na inteligência de estar nos espaços certos. Depois, temos o Ángel [Di María] e o David [Neres], numa posição mais ao meio, e o Orkun [Kökcü] como um verdadeiro número 10. É um jogo um pouco diferente, um ajuste na nossa tática habitual. Claro que isso também tem vantagens para o nosso jogo, como vimos hoje [25 de fevereiro]. Se o adversário defender intensamente, como fazem muitas vezes, pensamos que um ponta de lança, ou um avançado mais físico, seja bom para cruzamentos e coisas do género. Mas somos uma equipa que tenta muito jogar futebol mesmo nos últimos 25/30 metros. Marcamos muitos golos a uma distância muito próxima do golo, é o nosso estilo de jogar, e, quantos mais jogadores tiveres que sejam bons em espaços apertados, com a bola e na tomada de decisão, mais soluções encontras contra adversários compactos que, muitas vezes, defendem com 10 homens na sua área. Temos diferentes opções e, hoje [25 de fevereiro], a minha opção foi esta."

Benfica-Portimonense

PLANTEL EM FORMA, "PARA DAR TUDO"

"[Gestão da equipa] É sempre esse o desafio nesta altura. Primeiro, temos de vencer jogos, isso é o mais importante. Se é possível dar descanso a alguns jogadores, no momento certo, claro que podemos fazer isso. Tentei nas últimas semanas encontrar o equilíbrio para não sobrecarregar jogadores, porque ainda nos esperam semanas decisivas. Tenho a sensação de que estamos fisicamente numa muito boa situação. Se fores bem-sucedido enquanto equipa, claro que isso também ajuda a nível físico a estar num bom modo. Acho que o importante é que quase todos os jogadores estão em forma. Apenas o Juan Bernat está lesionado. O Casper Tengstedt esteve com síndrome gripal, hoje [25 de fevereiro], mas os outros jogadores estão bem. É ótimo para nós que o Orkun [Kökcü], o David [Neres] e o Alex Bah estejam novamente em forma. Jogámos a temporada quase toda sem eles, e isto dá-nos diferentes opções. Jogaram alguns jogos até agora e, como vimos hoje, estão de volta e em boa forma. Passo a passo, tentaremos estar preparados para o próximo jogo e, depois, para dar tudo em cada um deles."

Benfica-Portimonense

SEMANA DESAFIANTE COM DÉRBI E CLÁSSICO

"Jogar em casa do FC Porto é sempre um desafio, é uma equipa muito boa, especialmente no seu estádio. Estão a sair-se bem, conforme se viu na última semana frente ao Arsenal, uma das equipas de topo da Premier League, a quem ganharam. Sabemos que é difícil jogar lá, mas estamos em boa forma e tentaremos o nosso melhor para jogarmos bom futebol lá e ganharmos o jogo. Estes jogos são sempre especiais. Nestes jogos podes ganhar muito, mas o adversário também pode ganhar muito. A nossa posição na classificação é boa, mas sabemos que tudo pode acontecer. Antes, jogamos com o Sporting para a Taça [1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal]. Depois, ir lá e ter confiança. Tivemos confiança na quinta-feira [frente ao Toulouse], tivemos hoje [ante o Portimonense] e queremos voltar a ter na quinta-feira [no dérbi], para nos mantermos num bom espírito. Muitos jogadores estão em ótima forma. Estamos preparados para estes jogos."

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 25 de fevereiro de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas