Futebol

11 março 2024, 01h49

Benfica-Estoril

Roger Schmidt no final do jogo

PÓS-JOGO

Satisfeito com a exibição do coletivo, e salientando a importância de vencer jogos como o deste domingo, 10 de março, frente ao Estoril, Roger Schmidt fez a análise ao triunfo do Benfica, por 3-1, em jogo da 25.ª jornada da Liga Betclic.

Na zona de entrevistas rápidas, no Estádio da Luz, em declarações à BTV, o técnico mostrou-se "muito contente" com o desempenho dos jogadores e sublinhou a necessidade de fazer alterações na equipa, face à carga competitiva das últimas semanas.

Destacando a importância de o Benfica marcar o segundo golo antes do intervalo (45'+2'), Roger Schmidt disse que na segunda metade os encarnados jogaram "muito bem", apontaram o terceiro golo, mas poderiam "ter marcado o quarto ou o quinto".

Em conferência de Imprensa, o treinador aprofundou a análise à partida; revelou as razões que o fizeram optar por guardar João Neves, Rafa e Di María no banco de suplentes, e colocar Marcos Leonardo a titular; e falou do processo defensivo do coletivo.

Benfica-Estoril

CONTENTES PELO TRIUNFO

"Estou muito contente por termos vencido este jogo. Foi uma vitória importante, como sempre. Foi a terceira vez que jogámos contra o Estoril, é sempre um desafio, na minha opinião. É verdade que estão a lutar pela manutenção na Liga, mas estão a jogar bom futebol e não é fácil jogar contra eles. Há muita qualidade individual, muitos jogadores rápidos, a equipa é sempre muito compacta. Como eu disse, é uma tarefa que temos de resolver, e nós resolvemo-la. É uma vitória merecida, e era necessária. Fizemos algumas mudanças, os jogadores tiveram de se habituar uns aos outros e ao adversário, e acho que foi muito importante termos marcado o segundo golo antes do intervalo. Depois, jogámos muito bem, marcámos o terceiro golo e controlámos muito bem o jogo. Ganhámos 3-1 e estamos muito contentes."

Benfica-Estoril

DAR DESCANSO A RAFA, DI MARÍA E JOÃO NEVES

"Olhando para as semanas passadas e para os três últimos jogos – com o Sporting, o FC Porto e o Glasgow Rangers –, e vendo a carga que o João Neves, o Rafa Silva e o Di María tiveram nas últimas semanas – eles são jogadores que dão sempre tudo em campo, têm muitos duelos e muita intensidade no seu jogo –, na minha opinião, era o momento de cuidar deles. Temos mais um jogo importante na quinta-feira [na Escócia, para a Liga Europa], e claro que eles são decisivos, jogadores-chave para nós. No entanto, temos outras opções, e foi o momento certo para lhes dar algum descanso e dar tempo de jogo a outros jogadores. Também precisamos destes outros jogadores em muito boa forma. Foi a razão, especialmente, para estes três jogadores. O Nico [Otamendi] estava suspenso. Foi importante mostrar que o nosso plantel tem diferentes opções e que outros jogadores podem ganhar jogos e jogar bom futebol. Fizemos um bom jogo, estou contente por termos conseguido deixar esses jogadores-chave de fora e, ainda assim, ganharmos o jogo. Estou contente por isso, mas foi importante dar descanso a alguns jogadores."

Benfica-Estoril

MARCOS LEONARDO NO ONZE

"Estou muito contente com o Marcos [Leonardo]. Ele precisava de ganhar forma, forma física e de futebol para jogar para nós de início. No começo esteve fantástico como suplente, entrou e marcou sempre golos. Mas também é normal que [os jogadores] comecem, sintam a carga e, depois, diminuam um pouco o poder físico, e foi o que aconteceu com ele. Foi por isso que tive de tomar precauções com ele, mas vi nos últimos treinos que está melhor e, hoje [10 de março], foi o momento certo para lhe dar a posição de titular. Estou contente com ele, por ter marcado, é sempre importante para os avançados. Foi um bom desempenho."

Benfica-Estoril

PRECAUÇÃO COM AS LESÕES

"Não foi só por causa de quinta-feira [14 de março]. Há uma ciência relativamente à carga dos jogadores. Se virmos estudos do futebol, jogadores que jogam muitos jogos seguidos, com menos de quatro dias de descanso, chegam a uma altura em que têm maior probabilidade de lesão. Neste caso, tomámos conta de vários jogadores nas últimas semanas, os únicos que jogaram quase todos os jogos foram o Rafa, o Ángel Di María e o João Neves. É por isso que, na minha opinião, foi o momento certo para lhes dar descanso. Não só devido a quinta-feira [jogo com o Rangers], mas também para prevenir lesões. Os nossos defesas de hoje [10 de março], primeiro o Fredrik [Aursnes], mais tarde o Alex [Bah], tiveram problemas no final do jogo. Não temos uma opção clara para lateral-direito, na realidade, a nossa 'reserva' para ambas as posições é o Fredrik [Aursnes], e foi por isso que o Álvaro [Carreras] teve de jogar alguns minutos como lateral-direito. Fê-lo muito bem, não foi problema."

Benfica-Estoril

PROCESSO DEFENSIVO

"Antes do jogo com o FC Porto, tínhamos a melhor defesa da Liga, depois, consentimos cinco golos. O nosso objetivo é sempre marcar, mas também ter uma boa defesa e, de preferência, registo limpo. Às vezes tens de aceitar que consentes golos como o de hoje [10 de março], não havia necessidade, creio que foi a primeira vez que eles estiveram no nosso meio-campo, e marcaram direto. Neste momento, os jogadores mostraram boa reação e focaram-se no jogo. Ainda temos tópicos a melhorar, é certo, no ataque, na posse de bola, sem bola e a defender nos últimos 30 metros. Tentamos desenvolver os jogadores para fazer melhor as coisas. Temos de aceitar que consentimos mais um golo, mas estamos a trabalhar nisso."

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas