Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Roger Schmidt valorizou o comportamento e a atitude dos seus comandados, no triunfo do Benfica frente ao Chaves.
29 março 2024, 23h51
Roger Schmidt
Na análise ao desafio, Roger Schmidt considerou que foi necessária "muita paciência" para ultrapassar a defesa adversária, num duelo incaracterístico, em que as águias não conseguiram converter nenhuma das três grandes penalidades que tiveram a seu favor (uma delas mandada repetir por infração dos flavienses).
Na entrevista rápida, à BTV, o treinador encarnado lembrou o aniversário do Presidente Rui Costa neste dia, enfatizou a capacidade para criar ocasiões de golo, mas admitiu que a partida poderia ter tido outros contornos, caso a eficácia fosse diferente.
"Foi um jogo muito especial, e era o dia do aniversário do nosso Presidente. Era muito importante ganhar, não só pela nossa posição na Liga, mas também pelo Presidente. Tivemos muitos momentos no último terço e três penáltis. Falhámos grandes oportunidades, mas conseguimos ganhar. Houve coisas negativas, mas conquistámos os três pontos e isso é sinal de qualidade. No final, fomos recompensados com os três pontos", sublinhou.
Roger Schmidt reconheceu também que houve alguma falta de precisão no ataque, e a tomada de "decisões certas" nos últimos 20 metros poderia ter sido diferente.
"Por vezes, faltou-nos estar no sítio certo, no momento certo. Podemos melhorar os passes na área e os cruzamentos. Falámos disso para a segunda parte, e o que importa é que no fim conseguimos os três pontos."
Já na sala de Imprensa, o técnico valorizou também o processo defensivo, pois não foram consentidos golos, mais uma vez.
UMA VITÓRIA "IMPORTANTE" EM "JOGO ESPECIAL"
"Cada vitória é importante. Foi um desafio especial, e fizemos um jogo de topo nos primeiros 80 metros, com pressão. Também a nossa linha de quatro defesas e os jogadores do meio-campo fizeram um grande jogo. Infelizmente, nos últimos 20 metros, falhámos um pouco em termos de eficiência, e na última decisão, de forma a criarmos mais oportunidades claras. Mesmo assim, tivemos muitas oportunidades claras, falhámos três penáltis e tivemos capacidade para vencer o desafio sem sofrer golos, o que é um sinal muito bom. Esteve 0-0 durante muito tempo, mas dominámos o jogo do primeiro ao último minuto. Por norma, vencemos estes jogos de forma clara, mas hoje foi especial. Estou muito satisfeito com o desempenho dos jogadores e com a atitude, no geral. Foi uma vitória importante para nós, e é menos um jogo."
COESÃO DEFENSIVA ENALTECIDA
"É a reta final da temporada a iniciar-se. Não sofremos golos mais uma vez, e nos três últimos jogos vencemos por 1-0, o que é sinal de qualidade. Se podemos ganhar por um golo, temos de defender muito bem. É evidente que temos de ser mais eficientes nas próximas semanas, mas acho que é claro que já mostrámos que podemos marcar mais golos com menos chances."
COMPORTAMENTO GLOBAL COM NOTA POSITIVA
"Não vejo só o resultado. Quando analisa o jogo, talvez olhe para o resultado e para os três penáltis falhados, mas, para mim, é mais importante o comportamento dos jogadores e de que forma se apresentam em termos de concentração e disciplina tática, como defendemos na nossa linha de quatro, e como os nossos médios-centro se integram no jogo, bem como a nossa pressão, de um modo geral. Vi coisas muito positivas, mas nos últimos 20 metros temos de ser melhores. A nossa finalização tem de ser melhor, o nosso posicionamento na área pode ser melhorado, tendo em conta o timing. Talvez a forma dos jogadores atacantes possa melhorar um pouco, pois já vimos todos eles num nível melhor. O mais importante é que vencemos, e a equipa mostrou boa atitude, tendo em conta a história muito difícil do jogo. Ao falhar três penáltis e ocasiões claras de golo, não podemos consentir chances ao adversário no sentido de poder influenciar o jogo. Por isso, estou positivo quanto às próximas semanas. Após a paragem para os jogos das seleções, por vezes, há jogos como este e é importante vencer."
CONFIANÇA NOS MARCADORES DOS PENÁLTIS
"Acho que nesta época fomos sempre bem-sucedidos nos penáltis durante os 90 minutos. O Ángel [Di María] e o Arthur [Cabral] são muito seguros na marcação dos penáltis, já marcaram vários golos de penálti. O Ángel [Di María] já o fez nesta temporada, e o Arthur [Cabral] mostrou a sua qualidade aqui e nos clubes por onde passou. Os penáltis são sempre uma situação em que por vezes se é muito seguro na execução e marca-se golo. Hoje, o guarda-redes esteve muito bem. É pouco habitual, é quase impossível falhar três penáltis num jogo, mas aconteceu. Não foi tão importante, porque ganhámos, e espero que marquemos vários penáltis novamente, e, da próxima vez que falharmos, que o desfecho seja como hoje."
EXPERIÊNCIA DOS ATLETAS NA TOMADA DE DECISÃO
"[Risos] É claro que o facto de os penáltis serem falhados é da minha responsabilidade. Todas as coisas más são da minha responsabilidade. Falamos sempre em quem marca os penáltis durante o jogo. Ángel [Di María] e Arthur [Cabral] eram os marcadores para este jogo. Ángel [Di María] falhou o primeiro penálti, conquistou a falta que deu o segundo penálti. Concedeu-o ao Arthur e está tudo bem. [Arthur] falhou e decidiu marcar o terceiro. Foi uma decisão dele e respeito. De fora, não posso influenciar tudo, são jogadores com experiência suficiente e respeito as decisões deles nestes momentos."
FOCO E COMPROMISSO DE KÖKCÜ DESTACADOS
"Houve alguns assobios, mas também houve aplausos. É algo que poderíamos esperar, e já falámos sobre a entrevista. A única coisa que importa é o Benfica. Se alguém está a criar ruído em torno da equipa, claro que os adeptos não ficam contentes, e percebemos. O que vi em campo é que [Kökcü] está completamente focado, comprometido e tenta dar o melhor em prol da equipa. Agora temos de dar alguns passos para que volte a estar no seu nível de topo outra vez e mostre aos adeptos que está comprometido com o Benfica e com os colegas de equipa. Acho que isso é claro. Como já disse várias vezes, é um jogador muito importante, muito boa pessoa, e estou convencido de que vai realizar vários jogos fantásticos pelo Benfica."
Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 29 de março de 2024