Futebol

01 abril 2024, 13h07

Roger Schmidt

Roger Schmidt

ANTEVISÃO

Nesta terça-feira, 2 de abril, às 20h45, no Estádio da Luz, o Benfica disputa com o Sporting o duelo decisivo de acesso à final da Taça de Portugal. Na antevisão ao embate da 2.ª mão das meias-finais do certame, Roger Schmidt garantiu "muita motivação" no seu coletivo para aceder ao derradeiro encontro da prova-rainha.

Em conferência de Imprensa realizada no Benfica Campus, o treinador explanou as suas intenções para a partida. Aproveitando o fator casa, com o apoio dos Benfiquistas, a ambição passa por "fazer um jogo de topo contra uma equipa muito boa" e "dar a volta" à eliminatória (na 1.ª mão, no Estádio José Alvalade, registou-se um 2-1 desfavorável aos encarnados).

Embora tenha admitido que os próximos compromissos terão um caráter decisivo, o técnico sublinhou que "a melhor mentalidade é estar preparado para cada jogo". Interrogado sobre as diferentes opções para a linha de ataque, Roger Schmidt vincou que "o mais importante" é que as águias executem uma "performance de topo em equipa".

Devido à ocorrência de um acidente na Ponte 25 de Abril, o número de jornalistas presentes nesta conferência de Imprensa, no Seixal, foi inferior ao habitual.

Roger Schmidt

"Estamos com um golo de desvantagem e temos 90 minutos para jogar bom futebol e dar a volta"

Roger Schmidt

Que diferenças espera relativamente ao jogo da 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal?

A primeira grande diferença é que jogamos em casa. A segunda grande diferença é que é um jogo decisivo, é a 2.ª mão desta eliminatória. Amanhã [terça-feira, 2 de abril], vamos ter uma decisão sobre quem vai à final. É tudo muito claro. Estamos com um golo de desvantagem e temos 90 minutos para jogar bom futebol e dar a volta, é o que precisamos de fazer. Temos muita motivação para chegar à final da Taça, já o mostrámos nas rondas anteriores. Agora, cabe-nos aproveitar o nosso estádio para fazer um jogo de topo contra uma equipa muito boa e mostrar que merecemos ir à final.

Roger Schmidt

"É muito importante focarmo-nos em cada jogo, porque, de outra maneira, é impossível jogar neste calendário"

Jogam-se dois dérbis em poucos dias, um para a Taça e o outro para o Campeonato. O jogo desta terça-feira pode, de alguma forma, influenciar o de sábado [6 de abril], para o Campeonato? Nesta semana, a época pode ficar decidida?

Quanto mais perto do final da época, mais decisivos são os jogos, especialmente na Liga, mas claro que também na Taça, porque, agora, estamos nas meias-finais. A dada altura da época, vais à final, ou não. Claro que, na Taça, temos uma decisão para a final nesta semana, amanhã [terça-feira, 2 de abril]. No Campeonato, só restam sete jornadas e também é claro. Se lutas pelo título, torna-se cada vez mais decisivo. Isto é algo que sabemos, mas, ainda assim, para nós, é muito importante focarmo-nos em cada jogo, porque, de outra maneira, é impossível jogar neste calendário. O nosso foco completo está agora na Taça de Portugal. Temos muita motivação para vencer este jogo, e, depois, começaremos a focar-nos na Liga portuguesa outra vez, e no nosso jogo contra o Sporting, no sábado. É este o nosso cenário, e a melhor mentalidade é estar preparado para cada jogo.

Roger Schmidt

"O mais importante, para mim, é que precisamos de uma clara performance de topo em equipa"

Que tipo de avançado irá usar, e o que espera desse papel na equipa do Benfica contra o Sporting? Optará por um jogador que dê mais velocidade ao ataque encarnado, como Tengstedt?

Não vou anunciar o alinhamento hoje [segunda-feira, 1 de abril], nem quem é o avançado. O que precisamos é de uma performance muito completa no total. No ataque, temos várias opções diferentes. Portanto, como você disse, claro que é sempre preciso velocidade, mas também é necessário criatividade e poder físico. Acho que, no final, precisamos de uma configuração que também mostre que temos diferentes opções para atacar o último terço, para criarmos perigo e marcarmos golos. É algo que já mostrámos muitas vezes nesta temporada. Todos os avançados têm o seu perfil, mas, no final, do comportamento tático, esperamos, de todos eles, coisas semelhantes. Os aspetos táticos são de equipa, e eles têm de ser parte disso. Claro que, depois, também precisamos da qualidade individual dos diferentes jogadores de ataque, como sempre. É algo que todos eles já mostraram. Claramente, precisamos de um avançado no começo, mas espero um jogo em que também temos de contar com os suplentes. Dependendo da história do jogo, também precisamos de bons jogadores no banco. Veremos quem começa. O mais importante, para mim, é que precisamos de uma clara performance de topo em equipa.

Texto: Rafaela Certã Alves e Simão Vitorino
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 1 de abril de 2024

Patrocinadores principais do Futebol